Reencontro na Figueira da Foz de antigos basquetebolistas “moçambicanos” que atuaram no Ginásio C. Figueirense
No dia 23 de julho, estiveram na Figueira da Foz dois antigos atletas de basquetebol oriundos de Moçambique e que também defenderam as cores do Ginásio Clube Figueirense na década de 70.
São eles Rolando Vanzeller e Rui Miranda.
Este foi o pretexto para um almoço convívio, para comemorar este reencontro. O local escolhido foi o Restaurante Forte Santa Catarina no Tennis Club,
Este restaurante tem como especialidade da casa o rodízio de marisco, mas a opção de todos os convivas foi: garoupa grelhada com legumes… que estava divinal! As entradas estavam excelentes e para todos os gostos – os mais diversos patês, camarões cozidos, polvo ensalsado, percebes, ouriços do mar (nunca tínhamos provado), as célebres “pichas” (mini camarões muito apreciados nesta zona), etc.
Foi bom presenciar que no jogo da “faca e garfo” todos estavam em grande forma!
Foi um almoço onde se reviveram estórias antigas em particular as vividas na antiga sede do GCF, muitas delas de “partir a moca a rir”, dignas de serem perpetuadas num livro.
Já passava das 17H00 quando a comitiva levantou arraiais… umas ultimas fotos, para mais tarde recordar!
Foi um excelente convívio, com muita “bula-bula” à mistura repleto de momentos de franca camaradagem. O tempo passa, mas as amizades perduram através do tempo… Apareçam sempre!
Até lá vamos-nos vendo aqui no nosso “Ponto de Encontro!” – www.bigslam.pt
11 Comentários
Nelson Barata
Com mais uns três ou quatro Moçambicanos, C. Lisboa, H. Vieira, J. Parente, R. Pinheiro, há 40 anos atrás seria a Seleção Nacional, que tal?
Grande abraço a todos
Humberto Tercitano
SÓ O EUSTACIO E O SAMUEL ERAM CRAKES E PERAS???!!! CADÊ OS OUTROS??? O LUIS DIONISIO UM OPTIMO MEIA DISTANCIA, O RUI MIRANDA (QUE JOGUEI CONTRA ELE, EU NO DESPORTIVO, ELE NA REAL) E O ANTONIO ALMEIDA, AMBOS DOS MELHORES DISTRIBUIDORES E PENSADORES DE JOGO QUE VI, PARA ALEM DE OPTIMOS MEIAS DISTANCIA, A FORÇA BRUTAL DO VANZEELER (FUI COLEGA DO IRMAO BETO), AÍ TUDO JOGADORES DE 1ª CRAVEIRA. DESCULPA ME O EURICO DIAS QUE SINCERAMENTE NAO ME LEMBRO DELE MAS QUE ESTA NA CARA É IRMAO DO EUSTACIO, SEJA PELA CARA, SEJA PELO APELIDO.
Fernando Campos
Reunião de grandes craques do Basquetebol Laurentino e posteriormente em Portugal Continental. Lembro-me de todos a jogar até do Eustácio que adorava as suas Catembes no bar do Malhangalene quando ali iniciei no minibasquete e nos torneios Coca Cola. Como seria bom o meu Pai (Armando Campos) ligado ao Basquetebol Moçambicano ainda estar vivo para poder ver estas fotos.
José Rodrigues
Cracks de primeira água…grandes noites de basquetebol protagonizadas por estes conterrâneos no pavilhão do Barreirense (que mais parecia uma sala de baile…), hoje não seria permitido jogar lá.
Saudades, estão todos em boa forma.
Abraço a todos
José Miguel Rodrigues
Fernando Machado Almeida
Ainda era meio “mufana” mas lembro-me deles todos. Um grande abraço para eles e para ti em especial um muito obrigado por patrocionares estes encontros.
Xoane mulungo
Jose Galhardo
Todos jovens…..grandes craques do basquete de LM.👏👏👏🍷🍷🍷
Vasco Abreu
Tudo boa gente! Bons amigos que fizeram parte da “colónia” de moçambicanos em Coimbra e na Figueira…quanto às histórias na sede do Ginásio e às “excursões” de Coimbra à Figueira ficam para quem as viveu! Abraço para todos de Joanesburgo
Octávio Pó
Grande força de elite! Mas o Eustácio Dias e o Samuel Carvalho, eram uns craques e pêras! O nosso Basket era de primeira!
Antonio Rendas
Abraço a malta toda, pelo que vejo em forma.
Rendas Pereira
Augusto Reis
Parabéns pelo convívio, e um abraço especial ao Rolando!
Bruno Leite Santos
Grande parada de estrelas do basquetebol, com a maioria dos quais ainda tive e tenho o prazer de conviver.
Um abraço especial ao Rui Miranda, que há muitos anos não via e que verifico ainda se mantém em grande forma física, tal como todos os outros convivas.
Grande abraço para todos e obrigado por tudo o que fizeram pelo nosso basquetebol, como jogadores, treinadores e entusiastas.