37º ALMOÇO DO GRUPO DESPORTIVO LOURENÇO MARQUES bate recorde de presenças!!!
Realizou-se no dia 4 de Novembro de 2017 (sábado) pelas 12H30, no Restaurante Regiões, o 37º ALMOÇO DO GRUPO DESPORTIVO LOURENÇO MARQUES e que este ano excedeu todas as expetativas ao bater o número recorde de participações – 273 convivas!
Um pouco de história…
- Segundo consta, o primeiro almoço do GDLM, foi em finais de 1980, na casa de fados Márcia Condessa (na praça da Alegria) e reuniu cerca de 20 pessoas. Os organizadores foram o Mário Silva, Jorge Viegas e Carlos Alemão. Recordam-se entre outros o Eduardo Branco “Becas”, Edgar Costa, Nini Melo, José Pedro Cardoso, José Arruda, Chiu Arruda, Amália Arruda…
- O segundo realizou-se a 4 de setembro de 1981, no mesmo local.
Existe uma cópia da “convocatória”, com a assinatura de alguns dos presentes. A titulo de curiosidade, reparem no preço do jantar: 530$00 (pouco mais de 2,5 €) com fados incluído e um belo menu.
- O terceiro almoço, foi no Hotel Roma (do pai do Quim Neves) e aí já estiveram entre 70 a 80 pessoas…
- O quarto foi em Montes Claros no restaurante do António Souto, de onde saiu a foto seguinte, a única de grupo que até hoje foi tirada.
Infelizmente podemos verificar que uma boa parte dos elementos presentes nesta foto já não estão entre nós.
- Entretanto chegámos a 2017 e este é o 37º convívio do GDLM.
Quero principiar por realçar mais uma vez excelente trabalho levado a cabo pela dupla de eleição – José Pedro Flores Cardoso e Mário Silva.
Mais uma vez, o local escolhido recaiu no Restaurante Regiões, situado na Estrada de Paço de Arcos, Cacém – um lugar aprazível, vocacionado para este tipo de eventos.
Posso afirmar que esta confraternização foi um enorme sucesso, pois estiveram presentes 273 convivas (máximo de sempre!)… onde mais uma vez os “Alvi-Negros” foram honrados com a presença da “malta” do Ferroviário, Sporting, 1º de Maio, Indo-Português, Alto-Maé, Malhangalene, etc… tornando-se já numa presença “obrigatória” nestes convívios.
Na receção, a tripla: José Pedro, Mário Silva e Carlos Alemão faziam o controle dos participantes à entrada do restaurante.
Foi distribuída uma pequena lembrança a todos os presentes (guarda-chuva com o emblema do GDLM), patrocinado pela Sobressalauto, Lda.
A malta ia chegando entre sorrisos e abraços… e tomando posição no jogo da “faca e garfo”.
Veja a galeria fotográfica da 1ª parte deste evento (As fotos estão numeradas, de forma a poderem identificar os presentes, através do vosso comentário no final desta reportagem. O BigSlam agradece a vossa preciosa colaboração):
Pela segunda vez e bem, a organização escolheu o Bufete Livre, magistralmente preenchido com todo o tipo de iguarias: Bacalhau com Natas, Arroz de Pato, Feijoada, Sushi, Comida Chinesa,
grelhados mistos feitos na hora (inovação deste ano),
sobremesas,
vinhos, sangrias, águas, sumos e café.
Este é sem duvida o melhor lugar que a organização arranja, para acomodar e dar resposta em tempo útil a tantas pessoas.
Por volta das 14H00 e antes do café, a organização do evento José Pedro Flores Cardoso e Mário Silva subiram ao palco
tendo o líder dirigido as seguintes palavras de agradecimento:
Todos os anos e como se impõe, temos a obrigação de agradecer a todos os alvi-negros a v/presença, e desde já informamos que batemos hoje o n/recorde de presenças, sendo este até hoje, o almoço com maior adesão da parte de todos. 273 inscrições. Obrigado, e parabéns a todos.
Um abração para todos aqueles que se deslocaram do estrangeiro para fazerem parte desta n/festa.
Igualmente não nos podemos esquecer da presença dos vários ex-atletas dos outros clubes da n/Terra, que só vêem abrilhantar a nossa festa. É o fantástico espírito moçambicano, que continuamos a representar.
Do mesmo modo, pedia-vos que nos recordássemos daqueles que infelizmente já partiram, e nos deixaram desde a n/reunião no ano passado: O Bóbó (António Ribeiro), o Mário Wilson, o Marcelino Marques, o Orlando Teixeira, o Verónio, o Bonifácio Dias, o Ernesto Meireles, e o Abílio Moreira.
Peço que me permitam recordar também, um bom e velho amigo, inscrito para este almoço, decidido a comparecer com as poucas forças que ainda lhe restavam, embora já bastante fragilizado, e que exactamente neste dia da nossa festa, e dentro em pouco vai ser realizado o seu funeral. Trata-se do Rogério Amaral. O seu cunhado, Beto Morgado, em homenagem e por vontade expressa do Rogério, fez questão em estar presente neste almoço. Agradeço-te Beto e apresenta à tua irmã Paula, mais uma vez, as minhas condolências, e estou certo de que as de todos os aqui presentes.
Faz hoje também, dia 4 de Novº, 34 anos que partiu um dos abnegados e Águia de Ouro “alvi-negro”, que dava pelo nome de Fernando Flores Cardoso. Onde quer que estejas Pai, estarei sempre contigo, e enquanto for possível, e tiver saúde, farei como estou certo que também o farias, esta reunião anual com estes nossos companheiros e amigos.
Agora, falemos de coisas mais alegres. Vindo da Alemanha, e aproveitando a sua presença neste almoço, gostaria de dar os meus e os nossos Parabéns ao Stélio Folgosa, que hoje comemora mais um aniversário. Parabéns Stélio.
Um especial e sentido agradecimento ao n/amigo José Borrego e à Sobressalauto, pelo patrocínio nos brindes distribuídos.
Igualmente ao Samuel Carvalho e ao BigSlam pelo apoio incondicional aos n/eventos.
Para o próximo ano, e uma vez que o 1º sábado de outubro calha no dia 6, ou seja fim de semana prolongado pois 5 é feriado, ficará a n/reunião em princípio, marcada para o dia 29 de Setembro de 2018. Confirmaremos posteriormente a data.
Apelamos a todos, que deixem a sala até ás 17H00, dada a necessidade de refazerem e arrumarem a mesma para o jantar.
A Todos o nosso MUITO OBRIGADO!
Depois destas palavras dirigidas pelo timoneiro do evento, o almoço continuo pela tarde dentro, com os funcionários do restaurante a darem uma boa resposta (celeridade e simpatia) a estas quase três centenas de convivas…
O BigSlam e outros “paparazis” de serviço, não tiveram mãos a medir, as objectivas foram disparadas em todos os sentidos de forma a abranger o maior numero de pessoas presentes neste evento…
![](http://bigslam.pt/wp-content/uploads/2017/11/IMG_8686-Custom.jpg)
Carlos Oliveira sempre em cima do acontecimento! Um excelente repórter fotográfico.
![](http://bigslam.pt/wp-content/uploads/2017/11/IMG_8634-Custom.jpg)
Uma “paparazi” de uma empresa em serviço neste evento
![](http://bigslam.pt/wp-content/uploads/2017/11/IMG_3064-Custom-2.jpg)
Helena Relvas de máquina fotográfica em punho, sempre pronta a perpetuar o momento…
Veja a galeria fotográfica da 2ª parte deste evento (As fotos estão numeradas, de forma a poderem identificar os presentes, através do vosso comentário no final desta reportagem. O BigSlam agradece a vossa preciosa colaboração):
Agradecimento a todos os “paparazi” que enviaram as suas fotos, complementando a galeria fotográfica do BigSlam, em particular o Carlos Matos Oliveira, Mário Silva e Fernando Picão entre outros, pelas excelentes fotografias que nos proporcionaram.
Bem hajam!
Um ultimo adeus e em princípio até ao dia 29 de setembro de 2018! Neste caso, através de mais um Almoço do Grupo Desportivo de Lourenço Marques, onde o Zé Pedro Flores Cardoso e o Mário Silva são os grandes realizadores. Kanimambo!
Votos para que possamos estar todos juntos mais uma vez e comemorar o 38º aniversário do GDLM.
Se ainda não subscreveu a newsletter do BigSlam, porque espera? Receba as novidades do site no seu email.
Simples, cómodo e eficiente! Clique AQUI!
Até lá vamos-nos encontrando por aqui, no nosso “Ponto de Encontro”! – www.bigslam.pt
Musica: Ballade pour Adeline” interpretada por Richard Clayderman
Um Comentário
José Campos
Gostei de ler e de ver esta reportagem. Os meus parabéns ao José Pedro Flores Cardoso e ao Mário Silva (que foi meu colega na EIMA nos anos 1957-58-59).