44º Encontro do Instituto Industrial Lourenço Marques (IILM)
Conforme foi divulgado aqui no BigSlam, realizou-se no passado dia 25 de Maio, no Restaurante Ponte Velha na Sertã, o 44.º Encontro anual do IILM.
Parece que foi ontem, e já passaram 44 anos!!
Desde fins de 1974 que muitos dos que chegavam de Moçambique, faziam do Café Gelo, no Rossio, o “quartel general”. Aqui se juntavam, não só para contar as “agruras e dissabores da vida”, mas também para saber novidades trazidas pelos que diariamente chegavam de Moçambique!
A partir de 1975, algumas vezes íamos almoçar ao restaurante Inhaca nas Portas de Sto. Antão.
Este restaurante foi escolhido por os seus preços serem acessíveis; estar ali próximo; e também por o seu nome nos ser familiar! Estar ligado à ilha em frente da cidade de L. Marques.
Em meados de 1975, durante um almoço, por concordância dos ex-alunos do Instituto Industrial ali presentes, ficou decidido que os nossos almoços seriam anuais. E, salvo fortes exceções, “nem que chovessem picaretas” seriam sempre no último sábado de Maio!
A partir daí houve necessidade de descentralizar para recolher o maior número de participantes. E a aposta foi ganha!
Como “nasce” esta reportagem!!
Tenho de vos confessar que não estava preparado para a fazer.
Porque quando fui contactado pelo Bernardino, que foi o organizador, para me inscrever. Disse-lhe que chegava dos Açores na véspera à noite. Mas que se pudesse comparecia.
Também me pediu para o ajudar a mobilizar o “nosso pessoal”. – E assim fiz!
A seguir ao seu pedido, via email, telefonemas e facebook, começou a funcionar o “passa-palavra”. Solicitando aos contactados para se inscreverem. – E resultou!
Porque num sábado soalheiro, convidando para a praia, e com a final da Taça de Portugal em futebol, ainda estivemos 90 participantes!
No domingo, dia imediato ao almoço, telefonei ao Samuel, informando-o que o Bernardino lhe ia enviar as fotos para ele publicar no BigSlam.
Disse-me que tinham de ir acompanhadas de um texto. Não ia publicar só as fotos!
– Já me “lixaste”, pensei eu. Não tenho nada preparado! Nem sequer sei o nome de grande parte das pessoas que ocuparam as mesas.
Eu até, como que prevendo que isto pudesse acontecer; durante o almoço ainda pedi ao Pierre Vilbró para tirar fotos e escrever o texto. – Mas tal como eu, disse-me que não estava preparado!
E é assim que possivelmente com algumas falhas “nasce” esta reportagem.
EMENTA
Menu de boas vindas:
Febras de porco em pica-pau, pastéis de bacalhau, rissóis de camarão, croquetes de vitela, queijinhos da sertã, presunto laminado, enchidos da região (magro, mouro, morcela e farinheira), mini chamuças, maranhos e bucho recheado (regional), pão caseiro e broa de milho.
Bebidas a acompanhar o menu: – Martini branco e tinto, moscatel, vinho do porto branco, vinhos branco e tinto Eira de São Miguel (Regional Alentejano), cerveja, sumo de laranja e águas minerais.
Almoço:
O almoço convívio terminou ao fim da tarde, numa amena “cavaqueira”, com a abertura do bolo comemorativo do 44.º encontro, acompanhado do respetivo espumante.
Que este bonsai símbolo de honra, paz, paciência, equilíbrio, harmonia e também símbolo de felicidade, nos acompanhe ao longo do próximo ano… e nos junte novamente naquele que será o 45º Encontro do IILM.
- O BigSlam agradece ao João Santos Costa a elaboração do texto e ao Bernardino Paulo o envio das fotos do evento.
Bem hajam!
3 Comentários
Bernardino Paulo
Quero agradecer a todos os presentes que com o maior ou menor esforço estiveram presentes e de certo modo pedir desculpa pelas chamadas telefónicas e mail,s a “apertar” convosco pois que o organizador vê-se apertado a ver a data a chegar e com poucas inscrições.
Desejar a todos que não puderam estar presentes por motivos de doença , sua ou de familiar ou por outros motivos , que tudo se encontre resolvido e que para o ano estejam no 45º encontro.
Agradecer ,públicamente, á minha filha o apoio informático que eu , KOTA , já me falta algum conhecimento bem como o serviço de fotografia.
Obrigado a todos e até ao último Sábado de Maio de 2020 para o qual solicito a minha inscrição desde já.
Bernatdino Paulo
Victor Rocha Ribeiro
Excelente reportagem fotográfica e não só. No entanto existe um facto histórico que carece de rectificação. O compromisso de efectuar anualmente um Encontro nasceu em 1972 quando depois de efectuarmos o último exame de Órgão de Máquinas fomos comemorar na fábrica de cerveja. Com a ida para a prestação do serviço militar e posteriormente com as vicissitudes inerentes à independência, o almoço voltou a realizar-se em Portugal na casa de um dos ex-alunos do curso de 1972: nessa ocasião foi reassumido o compromisso de 1972 em Moçambique e alargá-lo a outros ex-alunos que sabíamos se iam encontrando noutros locais, o que aconteceu a partir de 1976.
É nesta génese e compromisso que assenta o facto de todos estes 44 encontros terem sido sempre organizados por um dos ex-alunos do Curso de Electrotecnia e Máquinas e/ou de Construção Civil e Minas concluído em 1972. Este ano foi o Bernardino e para o próximo serão dois desse mesmo ano.
Este critério foi reassumido exactamente para que, por qualquer motivo, se deixasse cair o compromisso – não significa que no futuro possa ou tenha que ser alterado.
Obviamente que o alargamento do Encontro a todos aqueles que passaram pelo IILM veio enriquecer significativamente
a natureza e os objectivos daquele grupo que os iniciou, como têm provado todos os realizados até agora.
Contamos com todos no 45º.
(Vide http://iilm.x10host.com/ que brevemente será actualizado)
BigSlam
Obrigado Victor Rocha Ribeiro por este esclarecimento que vem enriquecer a história destes magníficos Encontros da malta do IILM.
Vai aparecendo por aqui neste nosso “Ponto de Encontro!”.
Aquele abraço.