ALMOÇO DE HOMENAGEM AOS CAMPEÕES DO MUNDO DE HÓQUEI EM PATINS DE 1960
1º MUNDIAL CONQUISTADO POR PORTUGAL EM ESPANHA
No sábado do dia 14Set2019, embora quente, a praia podia esperar!
Porque os cerca de 120 antigos desportistas; amigos; amigos dos amigos e os conhecidos não quiseram faltar à chamada para a merecida homenagem aos campeões do mundo de hóquei em patins de 1960 e anos seguintes!
Algumas recordações relacionados com essa conquista:
Embora marcado para 12h30 no Restaurante Regiões, pouco passava das 11h00 e a azáfama já era grande! Alguns campeões, e outros “madalas”, começavam a chegar…
Uns falavam dos seus clubes, das jogadas que fizeram, dos golos que marcaram e sofreram! Outros recordavam velhos amigos, que por razões várias faltaram a esta “chamada”.
O presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Sr. Luís Sénica, o Vice-presidente Sr. Victor Ferreira, e a Sr.ª Coordenadora de Comunicação Catarina Maria, também não quiseram faltar a esta homenagem,
tendo contribuído com as placas comemorativas, entregues a cada um dos homenageados.
A organização agradece à Federação de Patinagem de Portugal toda a colaboração prestada.
Os heróis homenageados desta épica jornada, foram: Alberto Moreira; Amadeu Bouçós; Carlos Bernardino; Fernando Adrião; Francisco Velasco; José Vaz Guedes; Pompílio Silvestre; Rui Soares Faria; Victor Piedade Domingos e Virgílio Domingos.
Dos ainda vivos, Alberto Moreira e do Victor Domingos, por motivos pessoais e de saúde, infelizmente não puderam comparecer.
Por volta das 13h00, os convivas tomaram lugar nas mesas e ordeiramente dirigiram-se à “ilha” onde se abasteceram das iguarias expostas.
Alguns momentos após o almoço registados pelos fotógrafos presentes no evento:
Para alegrar o convívio, o Carlos Mota distribuiu a cada um uma folha com os versos da autoria do “Madala Lélito”, mostrando assim a sua “veia poética”!
Seguiu-se depois a homenagem e entrega de placas comemorativas alusivas à efeméride.
A plateia de convivas colocou-se a postos, para assistir ao desenrolar da cerimónia.
Aos representantes dos falecidos:
– Esposa do Pompílio Silvestre; Sr. Leitão, presidente do Hockey clube de Sintra, responsável pelos espólios de Carlos Bernardino, Rui Faria, Dr. António Raio, Cipriano Santos, e representando Victor Domingos. José Adrião, representante do seu irmão Fernando Adrião; José Pereira representante de José Vaz Guedes.
Aos representantes dos ausentes:
– Vitoriano Marangas, representando Virgílio Domingos e Braga Borges, representando Alberto Moreira.
A todos, o nosso muito obrigado!
Depois dos campeões, ou os seus representantantes, receberem os troféus comemorativos, oferecidos pela Federação Portuguesa de Patinagem, cerca das 16h00, deu-se por finda esta linda homenagem.
A organização agradece a todos os que marcaram presença nesta merecida festa de homenagem aos Campeões Mundiais de 1960 em Hóquei em Patins.
Não esquecer que no dia 5 de outubro, realiza-se o almoço do Desportivo L. Marques (GDLM), estando o mesmo aberto a todos os antigos desportistas e simpatizantes de Moçambique. Para saber mais pormenores clique AQUI!
- O BigSlam agradece o texto desta reportagem ao João Costa, assim como todas as fotos enviadas pelos “paparazis” presentes neste evento.
Bem hajam!