ALMOÇO DE HOMENAGEM AOS CAMPEÕES DO MUNDO DE HÓQUEI EM PATINS DE 1960
1º MUNDIAL CONQUISTADO POR PORTUGAL EM ESPANHA
No sábado do dia 14Set2019, embora quente, a praia podia esperar!
Porque os cerca de 120 antigos desportistas; amigos; amigos dos amigos e os conhecidos não quiseram faltar à chamada para a merecida homenagem aos campeões do mundo de hóquei em patins de 1960 e anos seguintes!
Algumas recordações relacionados com essa conquista:

Cartaz da competição

Selo comemorativo do XIV Campeonato Mundial de Hóquei em Patins em Madrid

Bilhete de entrada para o Palacio de Deportes

A Taça de Campeão Mundial de 1960 erguida bem alto.

Comitiva da Seleção Nacional fotografada com os troféus conquistados neste mundial.
Embora marcado para 12h30 no Restaurante Regiões, pouco passava das 11h00 e a azáfama já era grande! Alguns campeões, e outros “madalas”, começavam a chegar…
Uns falavam dos seus clubes, das jogadas que fizeram, dos golos que marcaram e sofreram! Outros recordavam velhos amigos, que por razões várias faltaram a esta “chamada”.
O presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Sr. Luís Sénica, o Vice-presidente Sr. Victor Ferreira, e a Sr.ª Coordenadora de Comunicação Catarina Maria, também não quiseram faltar a esta homenagem,

Victor Ferreira, José Pedro Cardoso, Luís Sénica e Catarina Maria
tendo contribuído com as placas comemorativas, entregues a cada um dos homenageados.
A organização agradece à Federação de Patinagem de Portugal toda a colaboração prestada.
Os heróis homenageados desta épica jornada, foram: Alberto Moreira; Amadeu Bouçós; Carlos Bernardino; Fernando Adrião; Francisco Velasco; José Vaz Guedes; Pompílio Silvestre; Rui Soares Faria; Victor Piedade Domingos e Virgílio Domingos.
Dos ainda vivos, Alberto Moreira e do Victor Domingos, por motivos pessoais e de saúde, infelizmente não puderam comparecer.
Por volta das 13h00, os convivas tomaram lugar nas mesas e ordeiramente dirigiram-se à “ilha” onde se abasteceram das iguarias expostas.
Alguns momentos após o almoço registados pelos fotógrafos presentes no evento:
Para alegrar o convívio, o Carlos Mota distribuiu a cada um uma folha com os versos da autoria do “Madala Lélito”, mostrando assim a sua “veia poética”!
Seguiu-se depois a homenagem e entrega de placas comemorativas alusivas à efeméride.
A plateia de convivas colocou-se a postos, para assistir ao desenrolar da cerimónia.
Aos representantes dos falecidos:
– Esposa do Pompílio Silvestre; Sr. Leitão, presidente do Hockey clube de Sintra, responsável pelos espólios de Carlos Bernardino, Rui Faria, Dr. António Raio, Cipriano Santos, e representando Victor Domingos. José Adrião, representante do seu irmão Fernando Adrião; José Pereira representante de José Vaz Guedes.
Aos representantes dos ausentes:
– Vitoriano Marangas, representando Virgílio Domingos e Braga Borges, representando Alberto Moreira.
A todos, o nosso muito obrigado!
Depois dos campeões, ou os seus representantantes, receberem os troféus comemorativos, oferecidos pela Federação Portuguesa de Patinagem, cerca das 16h00, deu-se por finda esta linda homenagem.
A organização agradece a todos os que marcaram presença nesta merecida festa de homenagem aos Campeões Mundiais de 1960 em Hóquei em Patins.
Não esquecer que no dia 5 de outubro, realiza-se o almoço do Desportivo L. Marques (GDLM), estando o mesmo aberto a todos os antigos desportistas e simpatizantes de Moçambique. Para saber mais pormenores clique AQUI!
- O BigSlam agradece o texto desta reportagem ao João Costa, assim como todas as fotos enviadas pelos “paparazis” presentes neste evento.
Bem hajam!