Jantar comemorativo do 65.º aniversário do consagrado basquetebolista moçambicano – Rui Pinheiro
Data: 12 de Maio de 2018.
Local: Tugas Petiscos – Nova Oeiras – Clube de Ténis de Oeiras.
Evento: Comemoração do 65.º aniversário do Rui Pinheiro – 07 de Maio.
Efeméride: Comemoração dos 50 anos da vitória do SCLM no 1.º campeonato de juvenis de basquetebol realizado na cidade da Beira em Moçambique.
Época 1967/68 -Juvenis
• Campeão Distrital L. Marques • Campeão Provincial Moçambique
Em cima: Marques (Dirigente), Luis Wetela, Rogério Machado, José Lopes (Treinador), Pedro Pepe, Rui Pinheiro, Moreira (Seccionista).
Em baixo: Fernando Silva, Luis Graça, António Ruas Alves “Tomané”, José Moura, José Rosal, João Morais.
Esta festa que teve como motivo a comemoração dos 65 anos do Rui Pinheiro, transformou-se naquilo que ele mais almejava: UMA FESTA DE TODOS NÓS!
Com uma adesão bem acima do imaginado (previstas cerca de 60 pessoas), estiveram presentes no evento 94 convivas a jantar e mais a presença amiga e de cortesia do Rui Moreira de Carvalho, Presidente da Câmara de Comércio Portugal Moçambique (CCPM).
O jantar decorreu em ambiente excelente, com inúmeros amigos das lides desportivas e sociais, sendo muitos deles dos tempos de Moçambique…
Foi efetuada a projeção de um filme de entretenimento com algumas cenas de vídeo engraçadas que o Rui foi recolhendo ao longo dos tempos…
Os convivas presentes na festa não perderam pitada do filme, com momentos deveras hilariantes…
Depois da projeção, iniciou a homenagem a três jogadores que fizeram parte da equipe do SCLM que venceu o 1.º Campeonato de Basquetebol em Moçambique na categoria de Juvenis. É que, precisamente no dia 12 de maio de 1968 ocorria essa vitória e não pôde deixar passar esta coincidência. Apenas lhe foi possível juntar o Tomané Alves, o João Morais e o José Rosal, tendo-lhes sido oferecido pelo aniversariante, uma placa em pedra alusiva ao acontecimento, com a fotografia da equipe. Alguns desses momentos que a objetiva do BigSlam registou:
Aliás essa foi também a foto que cobria o bolo de aniversário.
Antes de iniciar as homenagens que tinha previstas, o Rui achou oportuno ter três gestos de carinho para outras tantas pessoas presentes.
A primeira foi Luis Pina. “Tantas vezes ignorado pelos responsáveis do basquetebol é uma figura incontornável desta modalidade, tanto em Moçambique como em Portugal”, proferiu o Rui.
Apesar da sua vontade ser agraciar todas as senhoras presentes, a disponibilidade financeira não chegava para oferecer tanta rosa. Assim entregou em primeiro lugar, um ramo de rosas à mulher que tem o “privilégio” de o aturar – a sua esposa Alessandra.
Depois, o mesmo procedimento para uma colega do sexto ano liceal, que já não via há mais de 40 anos. Uma excelente moça que se transformou numa mulher de excelência, a Deolinda Nunes.
De seguida, entendeu que devia também homenagear todos aqueles que, há 50 anos ou mais, faziam parte da sua vida e lhe dedicaram uma amizade sincera e duradoura. O Rui homenageou os contemplados com a entrega de uma placa alusiva aos 50 anos de amizade e deixou as seguintes considerações:
Ana Figueiredo, Toninho Figueiredo e Lúcia Figueiredo – Os três irmãos que moravam mesmo em frente à porta do Grupo 406*. Apenas a Ana esteve presente, por impossibilidade dos outros dois, sendo ela a portadora das lembranças para os irmãos..
“Betuca” – Pela primeira vez num destes eventos o nosso grande “aviador”, de férias em Portugal, pôde conviver com amigos que já não via há mais de 40 anos.
Manel “Pirilau” – Outro amigo das festas do Grupo 406* que sempre manteve uma presença assídua nos nossos convívios.
Dina Pires – “Uma alegria das festas, dançarina feroz e uma amiga devotada. Ficou a imagem de, numa vez que dançámos os dois, me ter passado por baixo das pernas”.
Genito Cortez e Belinha Cortez – “Dois irmãos, primos do Valdemar, presença sempre garantida nas festas do Grupo 406* e nos diversos eventos que ocorreram até aos dias de hoje. Amigos do peito.”
Tomané Alves, João Morais e José Rosal – “Companheiros de basquete desde o início da minha ida para o basquetebol, cuja amizade o tempo não conseguiu eliminar – Amigos do peito.”
Tucha Barroca – “Outra amiga que solidificou no tempo uma amizade que vem desde os tempos em que ainda era bem menina.”
Na ausência do irmão, o Carlos Barroca, a Tucha ficou encarregada de lhe fazer chegar a lembrança .
Victor Valério – “Outro amigo do Grupo 406*. Grande companheiro de viagens para acampar e pessoas de grande carácter e amizade.”
Rui Viegas – “um dos mais alegres amigos do Grupo 406*. Folião de primeira. Apesar de ter estado muito tempo em S. Tomé e Príncipe, sempre que vinha a Portugal provocava mais uma jantarada entre nós. Um amigão”.
Carlos Lopez – “O nosso “gentleman”. O mais apreciado pelas moças das festas pela sua grande “conversa” e dotes dançarinos. Um amigo de verdade”.
Fernando Rui e Mário Sampaio – “Os manos Sampaio. O Fernando meu grande companheiro de tardes inteiras a jogar os nossos berlindes e a lançar para o cesto que possuía por cima da porta da garagem, cujo aro, mais pequeno que o normal, aperfeiçoava o nosso lançamento. O Mário, também jogador de basquetebol era o nosso miúdo de estimação”.
Rosinha – “A nossa grande casamenteira. Era através dela e com o seu empenho que muitos de nós íamos conhecendo as diversas moças que nos interessavam na altura. Uma amiga do peito.”
Carlinhos Sousa – “Um dos meus dois amigos de sempre. Um irmão. O seu ultimo ato de amizade e coragem foi o de aceitar ser meu padrinho de casamento. Insubstituível como amigo”.
Valdemar Cortez. “O tal amigo. O companheiro, confidente, irmão. Sempre presente nos maus e bons momentos. Uma montanha de aventuras inesquecíveis que tornaram esta amizade numa “rocha” indestrutível. O MEU MELHOR AMIGO!”
* Significado do grupo 406: É um grupo de rapazes e raparigas que se juntavam e faziam grandes festas na casa onde morava o Valdemar Cortez – Rua Gomes Freire, nº 406 – L. Marques. Como o número da porta era o 406 passou a designar-se assim o grupo. Eram festas memoráveis…
A festa decorreu pela noite dentro, em ambiente descontraído e de muito boa disposição…
Entretanto, chegou o momento mais aguardado pelas crianças… o apagar das velas do bolo!
O Rui apagou as velas, ao som dos “parabéns a você” entoados por todos os presentes…
Seguem-se algumas fotos desta bonita festa do 65.º aniversário do Rui Pinheiro. Momentos para mais tarde recordar…

Chiu Arruda “Skonkas”, José Arruda, Fátima Costa, Mário Albuquerque, Deolinda Oliveira, Ana Curado Carvalho, Paulo Carvalho. De pé: Quim Neves e Carlos Lisboa

Rui Pinheiro (filho) e Samuel Carvalho uma dupla vitoriosa no jogo de padel que antecedeu o jantar

José Da Costa e Fátima Costa da “Associação Capulana”

Carlos Santiago e Chiu Arruda “Skonkas”

Tiago Pinheiro (filho do aniversariante) e Samuel Carvalho

Paulo Carvalho e Luís Pina

Fernando Sampaio, Luís Pina, José da Costa “Casquinha” e Carlos Santiago

Carlos Alberto Costa “Betuca” e Júlio Cardoso

Carlos Lisboa, Tomané Alves, João Morais e Samuel Carvalho

Ana Carvalho e Paulo Carvalho

Chiu Arruda, José Arruda, José da Costa e Fátima Costa

Tudo gente gira!!!

Anabela Cortez, Valdemar Cortez e Samuel Carvalho
Rui Pinheiro e Samuel Carvalho, colegas de turma da Escola Primária João Belo em L. Marques – Moçambique, uma amizade que perdura há 60 anos!!!

Rui Pinheiro e Samuel Carvalho

“Turma da 1ª Classe da Escola João Belo” – 15.07.1960 (dia de exame de acesso à 2ª classe).
Parabéns por hoje, por este dia de festa e prazer. Parabéns por tudo o que és, por seres um amigo que mereces os melhores votos de saúde, amor e sucesso.
4 Comentários
Álva4ro Pelicano
PARABÉNBS ao RUI PINHEIRO e muita SAÚDE também. Gostei muito da reportagem fotográfica, que está espectacular. Abraços
Anabela Cortez
Mt obg Rui, por este momento maravilhoso que nos proporcionaste, e continua sempre com essa alegria e brincalhão…
Victor Rocha
Parabéns para o Rui linda festa ele merece como Amigo pessoa e atleta. Aquele abraço
Jose Luis Freitas
Ia-te chamar lombriga espanhola, mas lembrei-me a tempo que este era a alcunha do Mario Albuquerque.
Que tenhas um especial dia feliz na companhia dos entes queridos.