António Carvalho brilha na UFC!
Por: Alexandre Ribeiro Franco
Debruçar-me sobre António Carvalho e a sua carreira de muitos sucessos que agora atingiu o seu topo na UFC, é falar sobre um luso-canadiano que há alguns anos foi guarda-redes de uma equipa luso-canadiana de futebol e que é irmão do Jorge Carvalho, que foi um excelente futebolista junto de equipas luso-canadianas, assim como dos seus pais, Jorge e Rosa Carvalho que sempre o acompanharam bem de perto.
Em 2011, António Carvalho assinou um contrato multi-luta com a UFC e quando se esperava que fizesse a sua estreia contra Yuri Alcântara, uma lesão durante os treinos forçou-o a adiar a sua estreia.
António Carvalho acabou por fazer a sua estreia a 14 de janeiro de 2012, na UFC 142, contra Felipe Arantes, perdendo por decisão unânime.
Entretanto, António Carvalho deveria ter defrontado George Roop a 21 de Julho de 2012, mas foi Roop que teve que se afastar deste combate por lesão, tendo sido substituído por Daniel Pineda, com o luso-canadiano a ganhar por KO em 71 segundos.
António Carvalho defrontou Rodrigo Damm, a 17 de novembro de 2012, na UFC 154.
Oriundo de Oshawa, António Carvalho foi perseguindo um sonho – tornar-se um profissional da Ultimate Fighting Championship (UFC).
Atleta de grandes êxitos que já percorreu o mundo, incluindo uma paragem de dois anos no Japão. Enquanto no país do sol nascente, ele ganhou uma experiência valiosa para garantir o sonho da sua vida, que agora se tornou uma realidade.
Recentemente comemorou seu 33º aniversário e foi-lhe dado como presente a sua primeira vitória como profissional. Aconteceu no Canadá a 21 de julho perante uma enorme multidão que esgotou a lotação do Saddledome em Calgary, Alberta.
“Finalmente o meu sonho tornou-se realidade”, disse António Carvalho ao ser entrevistado pelo Expresso de Oshawa. “Os meus intermináveis anos de treino, foram finalmente recompensados.”
Nascido em Sault Ste. Marie, Ontário, filho de pais portugueses, Jorge Carvalho e Rosa Carvalho, o seu primeiro amor era o futebol, onde chegou a ser um excelente guarda-redes. O seu pai foi jogador profissional em Portugal. O António tem um irmão futebolista, o Jorge Carvalho, que durante muitos anos defendeu as camisolas de equipas luso-canadianas, como um bom ponta-de-lança e goleador.
A família viveu no Canadá até aos 10 anos de idade do António, altura em que regressou a Portugal, mas acabou por voltar para a região de Durham, para ver a ligação do António a Justin Bruckmann, que é o dono da Academia de Artes Marciais de Oshawa.
Posteriormente ligou-se a Brett Copithorne, outro guru das artes marciais. Entre Bruckmann e Copithorne este duo ajudou a promovê-lo junto do “patrão” da UFC Dana White.
A sua carreira tem sido bem-sucedida, tendo participado na principal Liga KO MMA série, Maximum Fighting Championship, Crown Ironheart, Force Cage e Guerreiro-1 MMA. Ele é um dos quatro lutadores que derrotou Hatsu Hioki e é o detentor de vitórias impressionantes contra Rumina Sato, Takeshi Inoue e, mais recentemente Juan Barrantes por KO. António Carvalho possui uma faixa preta em Jiu Jitsu brasileiro e artes marciais misturadas, tendo tido 16 lutas com uma dúzia de triunfos impressionantes.
Durante anos, os profissionais de artes marciais mistas foi um “não-não”, no Ontário, agora, a carreira de António Carvalho atingiu o seu cume com o recente triunfo em Calgary.
Os nossos parabéns à família Carvalho.