Atleta surpreende o mundo – Uma lição de honestidade e desportivismo!
O atleta espanhol Ivan Fernández Anaya, de 24 anos, não venceu a prova de cross country de Burlada, em Navarra, no último dia 2 de Dezembro, mas até hoje está sendo cumprimentado, elogiado, aclamado por sua atitude de honestidade durante o evento.
O atleta queniano, Abel Mutai, medalha de ouro nos 3.000 m com obstáculos em Londres,
estava prestes a ganhar a corrida. Mas parou no lugar errado, achando que tinha alcançado a linha de chegada.
Ivan Fernández Anaya, o segundo colocado, se aproximou e, em vez de ultrapassá-lo, alertou o líder sobre o equívoco e o conduziu para confirmar sua vitória.
Em outras palavras Ivan negou-se a conquistar a prova.
Ele estava a 10 metros da bandeira da chegada e não quis aproveitar a oportunidade para acelerar e vencer.
Gesticulando, para que o queniano compreendesse a situação e quase empurrando-o levou-o até o fim, Ivan Fernandez deixou o colega vencer a prova como iria acontecer se ele não tivesse se enganado sobre o percurso.
Ivan, que é considerado um atleta de muito futuro (campeão da Espanha nos 5.000 metros, na categoria há dois anos) ao terminar a prova, disse: “Ainda que tivesse me dito que ganharia uma vaga na Seleção espanhola para disputar o Campeonato Europeu, eu não teria me aproveitado . Acho que é melhor o que eu fiz do que se tivesse vencido nessas circunstâncias. E isso é muito importante, porque hoje, como estão as coisas em toda sociedade, no futebol, no sociedade, na política, onde parece que vale tudo, um gesto de honestidade vai muito bem. “
Tantos dias depois do ocorrido, a história continua sendo exaltada no noticiário e nas redes sociais.
Neste sábado, em seu blog, Fernández comentou a repercussão de sua atitude, que continua sendo elogiada duas semanas depois.
“Hoje está sendo um dia especial para mim –ou melhor, muito especial– nunca pude pensar que meu gesto com Mutai chegaria aonde está chegando. Estou em uma autêntica nuvem, são muitos os comentários, entrevistas, reportagens sobre o sucedido. Queria agradecê-los por tudo o que vocês fizeram por mim”, escreveu.
O que chamou a atenção de todos foi algo que deveria ser básico no ser humano, mas tem sido exceção: a honestidade.
“Eu não merecia ganhá-lo. Fiz o que tinha que fazer”, afirmou Fernández em declaração reproduzida pelo jornal ‘El País’, da Espanha.
16 Comentários
josé carlos alves da silva
Honestidade…… Hoje isso não existe….. Parabéns
Mauro Neto
Atitude inspiradora, realmente ainda existem pessoas preocupadas não só com o seu sucesso, mas também com o sucesso do outro.
gostei imenso!
Fatima Jose Correia Langa
Fatima Langa escritora de Mocambique
A atitude do desportista Ivan Fernández Anaya, e digna de grande louvor. E um Valor que esta morrendo a cada dia. Sugiro que se faca grande divulgacao desta atitude para que muitos desportistas saibam que o vale tudo para conquistar uma vitoria e ser mau desportista. Esta atitude e valida para todo o ser HUMANO.
Parabens Ivan es um grande HOMEM.
Paulo Craveiro
«E às vezes nos fazem chorar
Aqui nesse mesmo lugar
O palco e vocês na platéia
Nós vamos lembrar momentos legais
Um gesto, uma nota, uma idéia,
Momentos intensos
Momentos demais
Momentos imensos»
_Mutai e Iván Fernandez, relembram os «Nossos Momentos» de Bethânia,
Nestor Jr.
Além deste gesto maravilhoso, este cara me deu um tapa de luva. Tenho andado meio chateado com espanhóis. porque temos visto costantemente o pouco caso das autoridades espanholas para com os brasileiros. São varios casos ao longo dos anos. Mas vi que nao se pode generalizar nada. Este espanhol é com certeza um entre milhares de outros, uma grande pessoa.
Alberto Pereira
Grande prova de honestidade…..
Og Sousa
TINHA Q PASSAR ESSA MATÉRIAS PARA OS POLÍTICOS, PRINCIPALMENTE OS BRASILEIROS…AQUI, SIM, É TUDO NA BASE DO VALE TUDO…
Marcelo Aquino
Que pena que a Globo com sua potência de mídia não tenha feito uma matéria digna deste rapaz mostrando que são pessoas como ele que deveriam ter credito de mídia no mundo inteiro mostrando a diferença de que a vitoria não é de quem chega na frente e sim de quem tem caráter …parabéns a ele e esperamos que ele corra o mundo falando do verdadeiro esporte.
Marcelo
Fica a lição, não confie no seu Gps!!
Nelson Witkowski
A que ponto chegamos: “” A HONESTIDADE SER RECONHECIDA COMO UMA EXCEÇÃO. “”
É lamentavel, o exemplo vem de cima, aqueles que deveriam primar pela boa conduta, na verdade
não passam de escória. Os valores foram invertidos , e no modo de pensar desses pervertidos que nos representam, que foram mal escolhidos pelo povão, estes que foram ludibriados para ceder o seu voto.
O que vale para ELLES, o que conta é tirar vantagem em tudo, não importa a que custo.
Infelizmente a sociedade ainda não conseguiu mobilizar-se, para esclarecer essa parcela do povo que permanece desinformada (ou mal informada), e que é enganada por doações do governo,
que na verdade é obrigação desse e de todos que estão no poder, prestar assistência aos menos
favorecidos. Tudo isto deve ser colocado em pratos limpos, e que sejam escolhidos os que realmente tenham capacidade para exercer o poder com PATRIOTISMO, DIGNIDADE E HONESTDADE.
Por enquanto resta-nos a ESPERANÇA, por melhores dias, e que surjam ESTADISTAS natos,
capazes de mudar radicalmente a situação que encontra-se o nosso BRASIL !
Patricia Dramos
Fantástico!!!! Ainda é pouco para este atleta, que o exemplo dele seja contagioso e espalhe ao mundo numa ventania sem medida!!! Glórias a Deus, eu tenho a certeza que Ivan Fernández Anaya, tem um Deus todo poderoso na vida dele. Amém
Vitor Maia
Patricia.
Antes mesmo de ler o teu comentário estava eu aqui a pensar, como este homem deve ter uma boa relação com Deus. Trocar a glória deste mundo pele honestidade e verdade não é para todos.
Gostei do teu / Seu comentário e desejo que Deus continue a ser com ele e com todos nós.
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (disse Jesus)
Katali Fakir
Obrigado Samu, para um dia atarefado, não parei ainda, fiz uma pausa para tomar um cafézinho e ao mesmo tempo fui espreitar aqui o nosso BIGSLAM, que maravilha de post. Lição de vida!
Foi assim que nós crescemos como desportistas em Moçambique, felicitar os melhores e aprender com eles e com as derrotas e na vitória saber estar e conviver com ela e om contenção. Quando vejo aqui pessoas de responsabilidade dizerem que não importam de ganhar nem que seja com a mão do Vata e/ou com meio golo, porque o que importa é ganhar na medida que a história só regista os vencedores, faz-nos desacreditar todos aqueles valores que o Fortunato de Sousa muito bem sintetizou nos Post sobre a Saudade da Saudade. Imaginem a minha tristeza ao ver um minorca como aquele piloto português da Fórmula 1, qualquer coisa Tiago, a saltitar como um macaquinho por ter alcançado o pódium na 3.ª posição numa prova que apenas participaram 3 pilotos porque os restantes tinham feito greve por causa da fraca segurança da pista, lembram-se? E o caricato foi o Scuhmacker, esse mesmo o Michael a olhar espantado para o “chiquinho”…
PS – Não é só possível no atletismo, o Arsenal de Arsene Venger, solicitou a repetição de um jogo que tinha ganho com erro grosseio do árbitro, mais ainda, uma equipe holandesa que marcou um golo acidental no início do jogo, entregou a bola ao adversário para que marcasse um golo sem oposição para não tirar partido, etc. etc.
Samuel Carvalho
Caro Katali, corroboro por inteiro com as “imagens” e os exemplos que aqui trouxeste. São momentos como este que nos levam a acreditar num mundo melhor…
Carlos Pinto
O que a Wanda Serra e outros comentaram aqui, é muito importante. O praticar DESPORTO é também conviver, reconhecer as virtudes do adversário e dar a o seu contributo desportivo, mesmo que não se seja uma estrela. As amizades dos tempos em que se praticava determinada modalidade, ficam muitas vezes para sempre.
Wanda Serra
Wanda Serra
Maravilhoso!!
Como concordo em pleno contigo Samuel…
Bem aventurados quem consegue aceitar
O ganhar e o perder
O certo o errado
O triunfo e a derrota