America’s Got Talent – Clint Carvalho
Um Lusodescendente nas meias-finais (04/09/2012)
Por: Alexandre Ribeiro Franco
O programa America’s Got Talent na televisão norte-americana é, atualmente e indubitavelmente, aquele que gera maiores audiências, ultrapassando dezenas de milhões de telespetadores. De repente eis que surge e se qualifica para as meias-finais um tal Clint Carvalho. Com o grito “Hey, kitty, kitty; Hey Kitty, Kitty!”, aquele que se intitula o “The Greatest Portuguese Exotic Bird Trainer”, fez com que um papagaio voasse desde o topo de um edifício do lado de fora do teatro, em direção à entrada do mesmo, por cima da plateia, até às suas mãos em pleno palco, conquistando os americanos que votaram nele para se qualificar para as meias-finais da competição.
Com o apelido Carvalho, tinha que ser luso-descendente. Indagámos. Procurámos. E encontrámos.
E como é que tudo começou?
Domingos de Carvalho, nasceu na Madeira, em 1845, e casou com Joana Espírito Santo, também madeirense e nascida em 1846, emigraram para Maui, onde faleceram, deixando vários filhos. Manuel Gonçalves e Augusta de Jesus, também naturais da Ilha da Madeira, nascidos, respetivamente, em 1852 e 1858, também emigraram para o Hawai, mais concretamente para Honolulu, onde vieram a falecer.
Francisco Carvalho, filho de Domingos e de Joana, também ele nascido na Madeira, em 1881, acabou por emigrar para o Havai com os seus pais. Henriqueta, também nascera na Madeira, a 18 de fevereiro de 1882, tendo emigrado para o Havai com os seus pais em 1885. Passados alguns anos, o casamento do Francisco com a Henriqueta. Tiveram oito filhos: Manuel, Mary, Frank, Joseph, Alice, Helen, Lawrence e Virgínia. Em causa está o Joseph, que viria a ser o avô do Clint. Joseph Carvalho, nascido a 9 de Fevereiro de 1908, casou com Nellie Furtado, nascida a 14 de Maio de 1910. O Joseph nasceu em Maui, a Nelli, em Honolulu. O casamento foi a 26 de Janeiro de 1929. Joseph viria a falecer a 13 de agosto de 1973, com 65 anos de idade, enquanto a esposa viveu quase até aos 100 anos de idade, uma vez que só faleceu a 22 de dezembro de 2009. Do casal nasceu Joseph Carvalho Júnior, a 4 de dezembro de 1931, que viria a ser o pai do Clint Carvalho, que nasceu em Honolulu, Havai.
Desde tenra idade que Clint e o seu irmão se dedicaram aos pássaros exóticos, apresentando diversos espetáculos com os mesmos. O sucesso de Clint acabou por fazer com que ele desse continuidade a uma carreira a solo, em Las Vegas, onde de 1986 a 1999 Clint foi a grande estrela dos espetáculos que mereceram a eleição de o Mais Divertido e de Maior Entretenimento de Las Vegas, sendo então que Clint é escolhido como o mais exótico domador de pássaros.
No ano 2000, Clint deixou as luzes da ribalta de Las Vegas para se dedicar à recuperação de papagaios maltratados e através de espetáculos por todo o país, ajudar os pássaros que precisavam da sua ajuda, permitindo que estes interagissem com as pessoas. Foi então que nasceu o seu primeiro filho, o qual durante os últimos doze anos tem visto o seu pai a tratar de pássaros, recuperando-os para lhes permitir uma vida normal.
A razão da presença do Clint Carvalho no America’s Got Talent foi precisamente o seu filho, pelo facto de este ver com regularidade aquele programa, acabou por inscrever o seu pai.
E tudo isto acontece com um jovem que tem muita honra em ser Português e, tal como ele nos disse, quer ser conhecido como o “The Greatest Portuguese Exotic Bird Trainer”.
Os Portugueses sabem que as ilhas havaianas foram “descobertas” pelo capitão britânico James Cook, em janeiro de 1778. Cozinheiro que fundou uma civilização bem organizada, com um povo bonito que se acredita ter originado nas Ilhas Marquesas. Como a palavra de propagação de Cook, pessoas de muitos países foram atraídos para o Havai. A proliferação de baleias em águas havaianas levou aquelas águas marinheiros de todo o mundo. O primeiros portugueses a chegarem ao Havai foram, provavelmente, os marinheiros de baleeiras.
Para além de tudo mais, o clima do Havai provou ser ideal para a plantação da cana-de-açúcar assim como de ananases.
Com essas culturas, surgiu a necessidade de operários de campo. Os plantadores voltaram-se para a Europa – especialmente para as ilhas adoráveis da Madeira e dos Açores.
Após anos de negociações, os plantadores de cana recrutaram pessoas da Madeira. O primeiro grande grupo de Portugueses chegou a Honolulu a bordo do Alemão Barkentine Priscilla a 30 de setembro de 1878. Nos 25 anos seguintes, mais de 12.000 Portugueses chegaram ao Havai.
Cumpridores da lei, dedicados às suas famílias e à sua Igreja, com os filhos a tirarem partido dos benefícios da educação e oportunidades que a Terra do Aloha, lhes proporcionava, os portugueses souberam implantar os seus hábitos e costumes, como as malassadas, o doce pão, a linguiça e cebola em conserva – que hoje são muito populares no Havai.
O cavaquinho, levado a bordo do segundo navio que partiu da Madeira, o Ravenscraig 1879, é hoje o instrumento mais conhecido como o ukulele. Na lei, negócios, medicina, religião, agricultura, educação, política – na cultura e nas artes – no Desporto, os Portugueses têm feito contribuições significativas e duradouras para o Havai e seu povo.
Tudo isto para destacarmos Clint Carvalho, com ligações bem portuguesas, desde Tábua, Madeira, até Honolulu. O mesmo Clint Carvalho que através do seu êxito no America’s Got Talent, elevou bem alto o nome dos portugueses naquele país.
Veja o video de acesso às meias-finais de Clint Carvalho no programa America’s Got Talent da televisão norte-americana: http://www.youtube.com/watch?v=RUu58JEjZsc