13 de Julho de 1937… Daniel Firmino
Era conhecido por “365”, porque fazia questão de treinar todos os dias. Daniel não tinha sábados nem domingos. Quem o diz é Victor Pinho, um especialista em atletismo, actualmente a recolher dados para a publicação dum livro sobre a modalidade, e colega de longa data de Daniel Firmino no Ferroviário. A sua especialidade foram os lançamentos, mas não deixa de ser importante referir que também participou nas provas de triplo salto, no salto em comprimentos, nos 110 metros barreiras.
Eu conheci Daniel Firmino em 1966, quando iniciei a minha actividade nas Produções Golo. Bastas vezes me desloquei ao “Eng. Freitas e Costa”, seu local predilecto de treino, para o entrevistar. Nele encontrei um atleta fervoroso, dedicado, conhecedor da sua modalidade preferida, mas acima de tudo um extraordinário ser humano. Foram muitos os momentos que nos permitiram um contacto permanente sendo que o mais marcante foi quando em 1980 nos deslocámos a Moscovo para participar nos Jogos Olímpicos desse ano, marcados, como devem estar recordados, pelo boicote liderado pelos Estados Unidos da América e seguido por mais de 60 países, em protesto contra a invasão soviética do Afeganistão a 27 de Dezembro de 1979.
Daniel Firmino representou a Seleção de Moçambique nos Campeonatos Nacionais de Portugal em 1964 e no Encontro Porto/Lourenço Marques. Também em 1964, fez parte da Selecção de Moçambique que se deslocou a Bulawaio.
Obteve excelentes marcas nos Grande Prémios que se realizaram em Gaza, Limpopo e em Inhambane. Em 1969, fez parte da equipa do Ferroviário de Moçambique que esteve presente na cidade da Beira no encontro Inter-Ferroviários.
Integrou em 1970 uma delegação de Técnicos e Monitores de Atletismo que estiveram presentes no Curso de Treinadores que se realizou em Salisbury – Rodésia.
Em 1971 fez parte da Comissão Administrativa da Associação de Técnicos de Atletismo, organismo liderado por um grande treinador e amante da modalidade, o Prof. António Vilela.
Esteve presente no Torneio Internacional comemorativo da Independência de Moçambique, pela 1ª seleção após a independência, competindo no lançamento do peso.
Daniel Firmino nasceu no dia 13 de Julho de 1937. Completaria hoje os seus 83 anos de idade.
- Alguns dados do presente trabalho foram retirados, com a devida vénia, dum artigo de autoria do antigo atleta Victor Pinho, e publicado no portal eletrónico www.bigslam.pt
João de Sousa – 13.07.2020/
3 Comentários
Manuel Martins Terra
Daniel Firmino, foi mais um exemplo da polivalência no Atletismo moçambicano, onde brilhou em várias categorias e com um currículo destacado. Um verdadeiro senhor, recordado pelos grandes momentos, dentro e fora dos recintos desportivos. Que Deus o tenha junto de si.
Adelino Carvalhana
O Daniel Firmino foi um grande amigo meu no ferroviário,atleta exemplar ,amigo do seu amigo que descanse em paz.
mariluorama@gmail.com
Contemporâneos no Ferroviário. Um companheirão.