26 de Maio de 1923… Jorge Nicolau
Jorge Nicolau nasceu na Mafalala, bairro-símbolo da periferia de Maputo, tendo ingressado no Sporting da Covilhã na época 1952-1953, transferindo-se do Grupo Desportivo Lourenço Marques.
Jorge Nicolau jogava a defesa, onde se impunha pelo seu jogo de cabeça, sendo um atleta de grande garra, voluntarismo e muito forte fisicamente, constituindo em muitos encontros um esteio da defensiva covilhanense. Integrou a equipa do Sporting da Covilhã durante sete épocas (1952-1959), seis das quais na Primeira Divisão e uma na Segunda Divisão (1957-1958), onde ajudou o emblema serrano a tornar-se Campeão Nacional da 2ª Divisão.
Na Primeira Divisão realizou 42 jogos. Na Segunda Divisão realizou 12 jogos e na Taça de Portugal 9 partidas, tendo feito parte da magnífica formação que conseguiu chegar à Final da Taça de Portugal em 1956-1957, em que o Sporting da Covilhã foi derrotado por 3-1, no Estádio Nacional, pelo Sport Lisboa e Benfica. Ajudou ainda o clube a alcançar a melhor classificação de sempre na 1ª Divisão, o 5º lugar na época 1955/1956.
Época de 1955/56 – Sporting Clube da Covilhã
Como curiosidade, na acta número 37/1952 do clube serrano, menciona a intenção de Jorge Nicolau trazer para o Sporting Clube da Covilhã, Mário Coluna, que mais tarde viria a ingressar no Sport Lisboa e Benfica. Nessa acta pode ler-se que “a direcção estuda a questão da vinda de um novo jogador de Lourenço Marques de nome Coluna, indicado pelo atleta Jorge Nicolau, tendo-se resolvido que se lhe pedissem as condições, a fim de serem devidamente estudadas”.
Jorge Nicolau, que jogou no Desportivo de Lourenço Marques e foi profissional do Sporting Clube da Covilhã nasceu no dia 26 de Maio de 1923.
João de Sousa – 26.05.1923
4 Comentários
Manuel Martins Terra
Apenas uma ligeira retificacao. Quando referi o nome de Mabalito, queria dizer Babalito, que jogou também no Boavists FC. O seu a seu dono. Como acabou de dizer o Rogério Carreira, Jorge Nicolau, já nos deixou. Pax à sua alma.
tozecalico@gmail.com
É de todo salutar recordar velhas glórias moçambicanas que levaram bem alto o nome daquela província ultramarina.
Manuel Martins Terra
Esqueci-me também de mencionar o nome do Artur Semedo, que também jogou no SC da Covilhã na época de 85/86,transferindo-se posteriormente para o Maritimo.
Manuel Martins Terra
O João de Sousa, trouxe-nos a lembrança um futebolista que sucedeu a Juca e Mario Wilson, no início da década 50, e que triunfou no futebol português. Não deveria ser nada fácil ao Jorge Nicolau, chegar de África e suportar o rigor do Inverno,na cidade da Covilhã. Também por lá passaram, o saudoso Mabalito e o Sérgio Albasini. Os grandes jogadores dessa década, foram uma alavanca para os exitos do futebol português e que nos anos 60, espantaram o Mundo.