UMA DATA NA HISTÓRIA – 18 de Janeiro de 1975… Hospital Central de Maputo
Pelo Decreto 08/75 de 18 de Janeiro o Governo de Transição de Moçambique faz a fusão do Hospital Miguel Bombarda e o Hospital da Universidade de Lourenço Marques formando o Hospital Central de Lourenço Marques que actualmente é denominado de Hospital Central de Maputo.
HISTORIAL
Em 1876 é emitida uma autorização Governamental para a construção do Hospital, e em 1877 iniciam as obras de construção do Hospital de Lourenço Marques designado inicialmente de “Rainha D. Amelia”. Em 1910 toma a designação de “Miguel Bombarda”, em homenagem a um médico cirurgião português nascido em 1851 e falecido em 1910.
Lecionou na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa e dirigiu durante vários anos o Hospital de Rilhafoles (hoje com o seu nome), empenhando-se na sua reorganização. Foi um dos fundadores da Liga Nacional contra a Tuberculose e presidiu a diversas entidades ligadas à Medicina. Foi autor de uma vasta obra científica, nomeadamente no domínio da Psiquiatria. Fez-se ainda notar como republicano e anticlericalista convicto, chegando a integrar o comité revolucionário que desencadeou o golpe de 1910.
ACTIVIDADE DO HCM
O Hospital Central de Maputo, é uma unidade sanitária de referencia nacional, de nível quaternário, que desenvolve actividades assistenciais, de formação e investigação.
O HCM tem actualmente 1500 camas distribuídas por diversos departamentos clínicos e serviços de apoio e presta assistência a doentes de todo o país em quase todas as áreas medicas e cirúrgicas.
Tem cerca de 4000 trabalhadores distribuídos por diferentes grupos profissionais, nomeadamente médicos, administrativos, seguranças, pessoal de áreas de apoio como cozinha, lavandaria, esterilização, entre outras.
No HCM são formados Médicos de Clinica Geral, Especialistas de diversas áreas, enfermeiros, técnicos médios e superiores de diversas áreas de saúde. É também um polo importante de pesquisa clinica, em parceria com outras instituições vocacionadas para a pesquisa, quer nacionais quer internacionais.
DIRECTORES DO HOSPITAL CENTRAL DE MAPUTO
1975 – Fernando Vaz
1985 – Orlando Vieira
1990 – Aurélio Zilhão
1996 – Ildefonso Munatatha
1998 – Rogério Prista Cunha
2001 – António Bomba
2005 – Francisco Cândido
2012 – João Fumane
2017 – Mouzinho Saíde
Faz hoje 45 anos que foi criado o Hospital Central de Maputo.
João de Sousa – 18.01.2020
8 Comentários
Avelino
Saudações. Gostaria de saber quando e onde surgiu o primeiro banco de sangue em Moçambique?
Bigirimana Zepherin
Formei me como Pediatra neste Hospital Universitario- Hospital Central de Maputo em Novembro de 2005. Muito Obrigado aos Professores de Pediatria .
Rui Cerqueira
Obrigado ao Amigo Samuel e João de Sousa por esta reportagem. Nasci neste Hospital e com cinco anos apenas fiz aqui uma cirurgia a apêndice onde estive internado +/- oito dias na enfermaria designada por Pediatria que era dirigida por Freirinhas. Também recordo que meu Falecido Pai em 1966 fez neste Hospital a 1ª e 2ª cirurgia ao esófago pelo Professor Dr. Cabrita. Muitas mais histórias teria deste Hospital. Kanimambo.
Cândido Ramiro Filomeno do Carmo Azevedo
Acaso o amigo Rui Cerqueira sabe o primeiro nome do Dr Cabrita? É que tb fui operado por este grande cirurgião e precisava de saber. Obrigado
António Amorim Lopes
Os meus filhos Estefânia Marisa e António José Amorim também nasceram na Maternidade do Hospital Central Miguel Bombarda de Lourenço Marques, Já na altura um valioso Hospital. respectivamente em 12 de Dezembro de 1968 e 25 de Março de 1970. Saudades desse tempo.
MARIA MANUELA ANTUNES GALVÃO DE ALMEIDA
Parabéns ao Hospital Central de Maputo!Aqui nasceram os meus filhos Mário José Galvão de Almeida em 11/01/1969;a minha filha Carla Maria Galvão de Almeida em 25 de Setembro de 1971;as minhas sobrinhas Teresa Argentina Galvão dos Santos em 14 de Agosto de 1970 e Ana Cláudia Galvão dos Santos em 8 de Maio de 1972.
Victor Carvalho
Os meus gémeos Rui e o Ricardo, nasceram vai fazer 46 anos (23 de Janeiro 1974) na então Maternidade do Hospital Universitário de Lço Marques. 😄
Obrigado Sousa por mais uma importante informação…
Rosa
Obrigada Joao de Sousa por esta e muitas outras publicacoes suas. Muito interessantes. Continue com este excelente trabalho.