UMA DATA NA HISTÓRIA – 1 de Maio de 1917… Grupo Desportivo 1° de Maio
O Grupo Desportivo 1.° de Maio, fundado a 1 de Maio de 1917, foi o primeiro Clube desportivo a existir em Lourenço Marques. Este Clube nasceu da tenacidade e boa vontade de alguns adeptos do Desporto, que constituíram o grupo fundador, nomeadamente, Artur Joaquim Maia, Manuel Vitorino, José Ferreira, Luís Gomes Jardim, Artur da Cruz e Manuel da Silva Quitério, que foi o primeiro Presidente da Direcção.
A sua primeira sede era no Alto Maé, numa casa de um só piso. Como se tornava necessário, e quase premente, ter um edifício conveniente, envidaram-se esforços nesse sentido, e assim, em 1956, o Clube inicia a construção da nova Sede, em moldes adequados de modo a servir eficientemente os seus desportistas e sócios. Para a realização de tão grande como dispendiosa aspiração, muitos esforços se despenderam, e algumas boas vontades se conjugaram.
No Clube, aquando da sua fundação, praticavam-se as seguintes modalidades: futebol, ciclismo, basquetebol, hóquei e ginástica. Mais tarde, o Clube teve uma secção de automobilismo. No âmbito das realizações culturais, o Grupo Desportivo 1.° de Maio, criou um Cine-Clube.
O 1º de Maio marca a história do futebol moçambicano por ter projectado o primeiro moçambicano para Portugal. Trata-se de Matateu, em 1950, antes de Vicente Lucas da Fonseca, seu irmão mais novo, que se tornou celebre pela marcação incisiva a Pelé no Mundial de 1966.
Curiosamente, apesar de ser um clube histórico em Moçambique, não há memória de título nacional em futebol. Conquistaram títulos distritais, com o estatuto de campeonatos da cidade, mas nos Provinciais (Moçambique era tido como Província de Portugal) lutava de igual para igual com o Ferroviário, Desportivo e Sporting de Lourenço Marques.
Ano 1951 – Seniores
Em cima: Abibe, Acácio, Evaristo, Amália Rodrigues (fadista portuguesa), Pontes, Inácio e Costa.
Em baixo: Queirós, Bonifácio, Merali, F. Almeida e José Guerreiro Martins.
João de Sousa – 01.05.2019
5 Comentários
Cremildo Gonçalves
O Antonio Veiga, sera o Conde Veiga que treinou os Juniores da Académica em 1973/1974 ? Grande Abraço Cremildo Gonçalves.
Reginaldo Cumbana
O clube ainda existe, só que as instalações (sede e campo) estão num avançado estado de degradação. Mas de há um tempo para cá nasceu um movimento de sócios que pretende reerguer o clube. Acredito que as acções vão dar frutos a breve trecho, a avaliar pela força de vontade, paixão e entusiasmo e sobretudo competência dos integrantes.
Manuel Martins Terra
Tive o privilégio de na companhia do meu saudoso pai, de poder assistir a algumas sessões de cinema na sua bonita sede. Assisti também a alguns jogos no velhinho campo situado defronte do hangar dos machimbombos, por onde passaram grandes jogadores. Mais tarde e já em 1974, creio eu , presenciei a inauguração do novo campo denominado, Estadio do Caniço, na Av. Do Brasil, próximo dos Armazéns dos SMAE. Uma coletividade com um largo historial.
veiga
Fui treinador da equipa de futebol do 1º de maio durante 3 épocas onde tive grandes amigos.Um club que me ensinou a ter outra forma de ver o futebol.Sou do tempo em que constrimos o nosso estadio.Era um club em que nos sentíamos muito bem
José Carlos
Penso que o clube já não existe. Podem-me confirmar, por favor?