UMA DATA NA HISTÓRIA – 10 de Outubro de 1950… José da Costa “Casquinha”
Foi um excelente jogador de basquetebol e treinador de formação. O seu Ferroviário ainda hoje, continua a ser uma das grandes referências da sua vida, como desportista e não só.
Época 1975 – Séniores
• Campeão Provincial Maputo • Campeão Nacional República Moçambique
Em cima: Carlos Sousa (Dirigente), Jorge Gassin, Samuel Carvalho, Armindo Costa, George Sing, Adam Ribeiro (Treinador).
Em baixo: Higino Santos, Jorge Cunha, Mário Machado, António Almeida, José Costa “Casquinha”.
Época 1972/73 – Juniores
Em cima: Richa, Luisa, Paula A., Elsa Silva, Lisete, Albertina Nicolau.
A meio: ? , Mimisa Barros (Dirigente), Helena Cardoso, Eveline, José Costa “Casquinha” (Treinador), Teresa (Dirigente).
Em baixo: Paula Silva, Sãozinha, Isabelinha, Otília, Helena B.
Um dos aspectos que mais me marca nele, nos dias de hoje, é a forma como, mesmo estando a viver em Portugal, se mantém ligado ao nosso País. Uma ligação que leva o rótulo de ajuda, solidariedade e imprescindível apoio à Aldeia N’dvinduane, nomeadamente em infraestruturas básicas, no apoio escolar, saúde e expansão de actividade agro-pecuária…
Do Casquinha, com quem me encontro, sempre que as circunstâncias o permitam, ficam-me memórias inolvidáveis daqueles que são os encontros de moçambicanos, por ocasião do período de verão em Portugal, na sua casa de campo em Vale Fuzeiros. Ali se juntam (maioritariamente jogadores de basquetebol) amigos que José da Costa e sua esposa fazem questão de convidar para um são e ameno convívio entre pessoas que se conhecem e que aproveitam esse momento para (como soe dizer-se) “pôr a escrita em dia”.
O Casquinha, esse exímio jogador de basquetebol do Ferroviário, companheiro de outros “locomotivas” como por exemplo António Azevedo, Mário Machado, Samuel de Carvalho, George Sing, António Almeida, Armindo Costa, Kakoobai Odabai ou Jorge Cunha, completa hoje mais um aniversário natalício.
Ano de 1976 – Seniores – Selecção Provincial Maputo
“I Aniversário da Independência de Moçambique” – (Visita da Selecção Prov. Kuang Tung – China).
Em cima: Sebastião (Roupeiro), Fernando Fernandes (Seleccionador), Belmiro Simango, Eustácio Dias, José Jóia, George Sing, Armindo Costa, Manuel Lima, Samuel Carvalho, João Fernandes (Treinador-adjunto), A. Lourenço (Dirigente).
Em baixo: António Lima (Seccionista), Xavier (Massagista), Luís Dionísio, António Almeida, Armando Lobo, Nuno Narcy, José Costa “Casquinha”.
Parabéns, pelo dia do teu aniversário, mas acima de tudo pelo teu exemplo de integridade como desportista e como cidadão, comprometido com a defesa de causas humanitárias, nomeadamente no apoio tão importante a instituições como a Casa do Gaiato.
Um abraço “Casquinha”. Comemora este dia com aqueles que mais estimas.
João de Sousa – 10.10.2018
2 Comentários
Carlota
Parabens CASQUINHA UM DOS MEUS TREINADORES
Luís Almeida
Grande “casquinha” que esteja a ser um dia inolvidável à medida do teu merecimento. E quando digo grande refiro-me ao ser humano 5 estrelas que tu és e quem sinto honra em ser amigo. Um abraço do tamanho do Universo…