UMA DATA NA HISTÓRIA – 13 de Junho de 1940… Eurico Catoja
Decorria o ano de 1959. A equipa principal de futebol do Desportivo de Lourenço Marques foi convidada a deslocar-se à cidade de Quelimane, para efectuar duas partidas amigáveis. No sábado à noite, depois do primeiro encontro, os jogadores e a equipa técnica dos “alvi-negros” foram convidados a participar num jantar, que decorreu nas instalações do Ferroviário de Quelimane.
Porque a segunda partida se jogava no domingo, terminado o jantar, o treinador Fernando Lage pediu ao capitão da equipa, Armando Ferreira da Silva, (irmão do Américo Ferreira da Silva, antigo jogador e treinador de basquetebol do Malhangalene) que mandasse recolher os jogadores para o local onde estavam instalados. Todos obedeceram, à excepção do guarda redes Jerónimo.
No dia seguinte, antes do jogo, Armando Ferreira da Silva perguntou ao treinador quem seria o guarda redes? Fernando Lage estranhou a pergunta. Mesmo assim respondeu: “O Jerónimo”.
Armando Ferreira da Silva retorquiu: “se ele jogar eu não jogo”.
O treinador não percebeu a reacção do seu capitão. Armando Ferreira da Silva fez questão de explicar o sucedido na noite anterior e da recusa de Jerónimo em acatar uma ordem que lhe tinha sido dada.
Perante a situação Fernando Lage decidiu: “joga o Eurico. O Jerónimo fica no banco de suplentes”.
Recordei esta história, que me foi contada por José Júlio de Andrade, antigo jogador do Desportivo de Lourenço Marques, porque Eurico Catoja completa hoje, dia 13 de Junho, os seus 79 anos de idade.
Tanto quanto estou recordado, (com ele na baliza relatei vários jogos dos “alvi-negros”, quando deixou de jogar no Desportivo, (sucedeu-lhe o Arménio) Eurico alinhou pelo Textáfrica do Chimoio. Há indicações de que chegou a jogar também pelo 1º de Maio.
Ano 1960 – Seniores do GDLM
Em cima: Bobo, Álvaro Santos “Varito”, Ferreira “Titi”, Armando, Pedro Santos, Eurico Catoja, Onofre, António Marques “Toneca”, Brazão e C10? (Massagista).
Em baixo: Ahomed Bhikha, Mantéu, Fernando Laje, Edgar, Julinho e Manuel Jorge.
Parabéns Eurico, amigo e vizinho dos velhos tempos da Malhangalene. Que contes muitos mais, sempre com saúde.
João de Sousa – 13.06.2019
2 Comentários
Henriquemail.com
O dia ainda não acabou. Ainda vou a tempo…Parabéns. Abraço do tamanho da nossa AMIZADE. Lacrau, Henrique, Vulgo Lacrau.
Braga Borges
Parabéns Eurico.
Acho que o massagista,(C10), é o Nascimento.