UMA DATA NA HISTÓRIA – 13 de Outubro de 1924… Clube Ferroviário de Moçambique
Junto do Matadouro (velho) havia uma cantina onde se jogava o chinquilho, e ali se reunia, nas horas vagas, o pessoal da Tração que cultivava aquela modalidade de jogo. Perto havia o campo de futebol do Sporting Clube de Lourenço Marques (mais tarde campo de treinos do 1º de Maio) onde se disputavam os campeonatos da Associação local. Um dia do mês de Setembro de 1924, à porta dessa mesma cantina, abria-se uma quota entre indivíduos para a compra de uma bola e a respetiva bomba de ar. E assim nasceu o Clube Ferroviário de Moçambique. O seu nome de parto era Clube Desportivo Ferroviário.
Da compra da bola nasceu a ideia de se fundar o clube. O teor da primeira acta rezava assim:
“Aos 13 de Outubro de 1924, pelas 20 horas, reuniu-se na casa nº. 13 da Vila Mouzinho, um grupo de ferroviários que deliberou fundar em Lourenço Marques uma associação desportiva, denominada “Clube Desportivo Ferroviário”, destinada a exercer o desporto e a beneficência”. Esta descrição da génese do Ferroviário vem inscrita no “Livro de Ouro do Mundo Português “.
O casamento do clube com os Caminhos de Ferro, entanto que empresa, dá-se em 1931, quando a Administração Ferroviária “delega o clube para trabalhar na educação física dos seus funcionários”.
De lá para cá o Ferroviário viveu uma trajectória de edificação de si mesmo à sombra tutelar da empresa. O primeiro campo, iluminado exemplarmente por via da quotização dos sócios, à semelhança do Estádio da Machava (na altura Estádio Salazar), foi erguido em 1944, tal como a actual Sede em Maputo.
UM LEGADO INVEJÁVEL
Em meados da década de 60, o clube era já um monstro no portfólio do desporto do Moçambique colonial. Para além do futebol, o Ferroviário lançou-se ao atletismo, basquetebol, ciclismo, ginástica, hóquei em patins, minibásquete, natação, ténis de mesa, tiro, etc. Chegou a ter uma escola de música e de dança. Em 30 de Junho de 1968 inaugurou aquela que é ainda hoje a maior infra-estrutura do desporto moçambicano: o Estádio da Machava.
Na actualidade, o Ferroviário detém o maior parque desportivo de Moçambique. Não existe Província sem clube de seu nome. Já nos anos 70, o clube tinha 21 delegações pelo País fora. De Gondola ao Lumbo. De Iapala a Mutarara. Em Malema, na Manga, em Magude, etc. E parques desportivos: o Pavilhão de Desportos da Beira, que inclui uma piscina olímpica,
o Pavilhão de Desportos de Nampula,
também com piscina,
a piscina de Gondola,
para não mencionar o grandioso complexo localizado na capital do país, Maputo.
Se os CFM ajudaram a que o império desportivo dos trabalhadores ferroviários crescesse de forma impoluta, beneficiando os próprios trabalhadores, estes também viram a empresa a construir por todo o País uma obra social de vulto, obra essa que hoje continua erguida. Já em 1964, contavam-se 12 edifícios sociais, entre bairros residenciais, lares de estudantes, pousadas para trabalhadores, bares, restaurantes, enfermarias para trabalhadores doentes e até centros de formação profissional.
Assim é que encontramos na Praia do Bilene uma estância balnear e em Inhambane a Escola Ferroviária de Moçambique (hoje Escola Superior de Hotelaria e Turismo), inaugurada em Março de 1971. Este legado, hoje, é tido pelos trabalhadores também como seu património. Importante na história da empresa, ele está no coração de todos os ferroviários e é memória viva do suor dos muitos moçambicanos que deram o seu máximo pela empresa desde 1885.
- O Clube Ferroviário comemora hoje 96 anos de existência. Parabéns aos dirigentes, técnicos, atletas, associados e simpatizantes dos “locomotivas” pelo dia de hoje.
OBS: Fontes: “Livro de Ouro do Mundo Português”
João de Sousa – 13.10.2020
10 Comentários
Chyttollo Boy
Faltou o palmarés nas varias modalidades. Consta que ja foi campeão nacional de Portugal em hoquei em patins e basket.
Carla
Parabéns a todos os ferroviários que tornaram possivel toda 1 obra social. Saudades do meu clube. Da natação. Do Abreu meu colega e até do treinador do Sr. Mata.
Saladino Fonseca
Parabéns ao CFM pela comemoração do seu 96º aniversário.
O meu 1° clube foi o FERROVIÁRIO da BEIRA como atleta federado na modalidade de natação 🏊 até regressar com 13 anos a Portugal o ano de 75..estará sempre no meu ❤️ coração!!
Abdul
Parabéns ferroviário meu clube desde sempre desde o tempo do Baltazar
Marilú
Neste clube fantástico pratiquei atletismo. A todos forte abraço.
Arcanjo
A todos os ferroviarios do fundo do meu coração os meus parabéns! Não esqueço os fins de tarde passados no ginásio da baixa em Maputo lá pra 1974 na altura com 14 anos, tempos imemoraveis!!!
José Miguel Rodrigues
Parabéns ao Ferroviário pelo aniversário e pela obraerguida no passado em várias vertentes :social, desportiva, educacional.
Parabéns ao João de Sousa pela brilhante descrição da história do Clube, que ajuda a quem ainda não conhecia a grandiosa obra levada a cabo pelos “locomotivas”.
Vitor Manuel de Sousa Teixeira
Sendo o Desportivo de Lourenço Marques o meu clube de eleição e de formação, não posso deixar de eleger o Ferroviário como o clube que eu cresci a ouvir falar. Como tal os meus sinceros parabéns pela provecta idade e que ela se repita por muitos anos de vida, no fomento da educação desportiva em Moçambique que tanto precisa para consolidar um país na plenitude da sua formação cívica e educacional. Bem Haja a todos os Ferroviários.
Arnaldo Pinto da Gama
Parabéns ao venerando “Ferrovia” pelos 96 anos de existência! Meu bisavô materno ferroviário de profissão e chegado a LM em 1904 foi um dos tais que se cotizou para a compra da bola, história que ouvi de minha avó quando se falava do Ferroviário, clube que, apesar de sportinguista dos sete costados, tive o prazer de representar no Ténis de Mesa com o colega e amigo Cardoso que me levou dos Naturais para lá! Bons velhos tempos!
Carlos Ferreira
Parabéns ao Ferroviário clube Ícone de Moçambique e dos Ferroviários, clube que aprendi a admirar e respeitar, joguei por várias vezes no velhinho campo de baskete, em iniciados e juvenis inserido no complexo da sede junto ao campo de futebol aonde me deslocava aos domingos de manhã para ver os campeonato de Juniores em Futebol enquanto menino. Clube de meus amigos Luís Magalhães, Beto, Moamed Kadir, Rui Gravata, Albertina, Irmãs Ginha e Jojo Mota Cardoso e ídolos Mário Machado, Samuel de Carvalho, António Almeida, George Sing, Casquinha e OUTROS que estiveram na minha vida a todos um grande abraço, muita saúde e sucesso 🙏 OBRIGADO 🏀🏀🏀🏀🏀 Família do Basquetebol 🙋♂️