UMA DATA NA HISTÓRIA – 17 de Junho de 1963… Aeroporto Gago Coutinho
Com a inauguração do novo aeroporto Gago Coutinho, em 17 de Junho de 1963, em comemoração da chegada ao Rio de Janeiro do avião em que Gago Coutinho e Sacadura Cabral completaram a primeira travessia do Atlântico Sul,
as instalações da antiga aerogare, passam a albergar a Sede da DETA, após ampliação deste edifício, mantendo-se com a actual traça arquitectónica.
De acordo com o historiador António Sopa, a aerogare, foi desenhada entre 1958 e 1960, por uma equipe chefiada pelo arquiteto Cândido Palma de Melo e acompanhado pelo Serviço de Obras da Direcção Geral de Aeronáutica Civil. O custo da aerogare foi calculado em 14.750 contos.
Esta aerogare viria ainda a sofrer obras de ampliação e modernização entre 1972 e 1974.
O Aeroporto Gago Coutinho, inaugurado há 56 anos foi sendo modernizado a partir dos anos 80, tendo a sua designação mudado para Aeroporto de Mavalane e posteriormente para Aeroporto Internacional de Maputo.
João de Sousa – 17.06.2019
Um Comentário
José António Oliveira
Não sei quando é que aterrei pela primeira vez neste aeroporto, acho que deve ter sido em 1967, pois até essa data andei pela Beira e Nampula. Era uma grande alegria para mim e para os meus irmãos estarmos na esplanada do primeiro andar em frente à pista a ver os aviões. Ainda era assim à uns 15 anos que foi a última vez que lá estive. Quanto orgulhoso eu ficava em miúdo quando via estacionado na pista o Aerocomander 500 B do meu tio Manuel, avião esse que me proporcionou conhecer melhor Moçambique . Obrigado por avivarem a minha memória. Zé Tó