UMA DATA NA HISTÓRIA – 18 de Setembro… George Sing
Na “bola ao cesto”, desde os meus tempos do Malhangalene, aprendi a conviver com vários praticantes desta modalidade. Um deles foi George Sing. Sempre o conheci no Ferroviário de Lourenço Marques, ao lado de outros excelentes jogadores, como foram os casos de Mário Machado, Samuel de Carvalho, José da Costa (Casquinha), Armindo Costa, António Almeida, Kakoobai Odabai e tantou outros que jogaram pelos “locomotivas”…
Depois de 1975, quando o Ferroviário foi Campeão de Moçambique, deixei de ver alguns dos nomes que mencionei.
Época 1974/75 – Seniores
• Campeão Provincial Maputo • Campeão de Moçambique
Em cima: George Sing, Armindo Costa, Samuel Carvalho, Jorge Gassin, Kakoobhai Odabai.
Em baixo: José Costa “Casquinha”, António Almeida, António Roque Afonso, Mário Machado (Capitão), Jorge Cunha.
Época 1975 – Séniores
• Campeão Provincial Maputo • 1º Campeão Nacional República Moçambique
Em cima: José A. Conceição (Seccionista), George Sing, Armindo Costa, Alberto Correia Mendes, Samuel Carvalho, António Azevedo (Treinador).
Em baixo: António Almeida, Mário Machado (Capitão), Jorge Cunha, Jorge Gassin, António Higino Santos, José Costa “Casquinha”.
Todos (à excepção do saudoso Kakoobai) fixaram residência em Portugal, sendo que, alguns deles, nas terras lusas, continuaram a dar o seu contributo ao basquetebol.
George Sing é um desses casos. Ainda hoje está ligado a essa modalidade, como treinador nas camadas inferiores do Ovarense.
Não o via há 40 anos. O nosso re-encontro foi no Algarve, em casa dum amigo comum (Inácio Rodrigues), antigo atleta do Indo Português e um excelente jogador de futebol de salão dos bons e velhos tempos da “Copa Malhanga”.
Nesse período em que ambos estávamos de férias, eu vindo de Moçambique e ele vindo de Ovar (no Norte de Portugal), os nossos caminhos cruzaram-se pela segunda vez na Quinta do José da Costa “Casquinha”, antigo companheiro do George no Ferroviário e que constitui ponto de encontro de muitos basquetistas, que tendo jogado em diversos clubes moçambicanos, aproveitam o tempo de verão para se reunirem, num animado convívio que serve para matar saudades e consequentemente lembrar bons e velhos tempos.
Pois bem, o George Sing, esse extraordinário basquetista do Ferroviário de Lourenço Marques, completa hoje mais um aniversário natalício. Não importa saber quantos são. O que importa mesmo é que este dia George, possa ser comemorado com aqueles que mais estimas. Um abraço de parabéns.
João de Sousa – 18.09.2018
2 Comentários
Victor Ferreira
Olá George, chego atrasado para a data mas não para os votos que são:
Que esta data se prolongue por muitos e bons anos sempre com muita saúde e alegrias.
Abraço “baixinho”
Victor Correia Mendes
Um abraço de parabéns a um dos enormes “ postes” contra quem tive o privilégio de jogar.