UMA DATA NA HISTÓRIA – 22 de Novembro de 1965… Chiquinho Conde
Começou a carreira no Ferroviário da Beira. Teve uma curta passagem pelo “New England Revolution” e pelo “Tampa Bay”, bem como, já em final de carreira, pelo “Creteil” da França.
Grande parte da sua carreira foi feita no futebol português. Destacou-se com a camisa do Vitória de Setúbal, para onde voltou este ano, como treinador dos Sub 23 dos sadinos.
A sua estreia acontece no Belenenses. Jogou ainda pelo Braga, Sporting. Alverca, Portimonense, Imortal e Montijo.
O ENCONTRO COM EUSÉBIO
Horas depois de termos aterrado no aeroporto da Portela em Lisboa, naquele verão de 1987, recebo no meu quarto do Hotel Mundial, localizado na Praça Martim Moniz, em plena baixa da capital portuguesa, um telefonema do Eusébio, dizendo-me que “temos de ir almoçar com o Chiquinho”. E lá fomos. Eusébio, eu, o Pedro Loforte, (dirigente do Maxaquene), Eugénio Corte Real, correspondente da Rádio Moçambique em Lisboa, Chiquinho Conde e João Ribeiro, representante da empresa fonográfica “Vidisco”.
Como não podia deixar de ser, fomos parar à Adega da Tia Matilde, frequentado pelos jogadores e adeptos do SL e Benfica. Eusébio fez as honras da casa. Falou. Falou pouco, como era seu hábito. Centrou o seu improviso em Chiquinho Conde, “o primeiro futebolista moçambicano a ser transferido para o futebol profissional, depois da nossa Independência”. Prometeu que ao longo do tempo “vamos falando, porque precisas de conhecer esta engrenagem”.
Comemos e bebemos. Do bom e do melhor. E quando Eusébio pediu a conta, o dono da Adega Tia Matilde virou-se para o “king” e disse: “Cortesia da casa, está tudo pago”. A foto que ilustra estas linhas refere-se a esse encontro na Tia Matilde em Lisboa.
Chiquinho Conde nasceu no dia 22 de Novembro de 1965. Completa hoje os seus 53 anos de idade. Parabéns craque.
João de Sousa – 22.11.2018
2 Comentários
José Carlos
Parabéns ao Chiquinho Conde, pelo aniversário, e também pela sua quota parte na vitória do Songo no Moçambola 2018.
Um abraço ao meu grande amigo Manuel Terra, uma autêntica enciclopédia viva em tudo que se refere ao nosso querido Moçambique.
Manuel Martins Terra
Chiquinho Conde, que está de parabéns por mais um aniversário. Creio que se tratou da primeira transferência oficial, decorrida após a data de independência de Moçambique. O seu irmão Orlando Conde, jogou também futebol e basquetebol no Ferroviário da Beira. Chiquinho Conde deixou marca no futebol português e como treinador, orientou várias equipas do Moçambola. Que seja feliz no regresso à cidade de Setúbal, onde tem a seu cargo os sub-23 da coletividade sadina.