UMA DATA NA HISTÓRIA – 24 de Abril de 1945… Matânia Odete Dabula
Querida Matânia: vem de longa data esta nossa amizade. Dos tempos em que eu me iniciava neste interessante mundo da radiodifusão, lá para os anos 60. Eu era o “mufana” da Golo. Por imperativo da profissão e pelo facto dos nossos programas serem todos gravados nos estúdios do RCM, era no nosso “Palácio da Rádio” que nos cruzávamos.
Conheci-te na discoteca do então Rádio Clube, numa altura em que tu e a Evódia selecionavam os discos que iriam ser tocados no “Programa da Mulher” da Voz de Moçambique. E nesse trabalho, se bem me recordo, eram apoiadas por todas aquelas senhoras que trabalhavam na discoteca, como por exemplo a Marlene Dinis ou a Maria Adalgisa.
Voltei a conhecer-te no Estúdio de Teatro, quando gravavas na companhia de Ilda Estevão, da Joana Mariana (a nossa querida octogenária) e do Albino Pachisso.
Na minha memória ficam títulos como por exemplo “Hora do Recreio”, “Parada Musical”, “Hora do Soldado” e por aí fora.
A nossa relação profissional vem do tempo da “Hora Nativa”, da “Voz de Moçambique”, das “Produções Golo”, do “RCM”.
Neste dia do teu aniversário, (24 de Abril) faço votos para que o comemores com saúde, porque o resto, vem por acréscimo. Parabéns pelos teus 74 anos de idade. Abraços e beijinhos para aquela que foi uma das mais brilhantes comunicadoras deste Moçambique. Deixo-te com uma recordação dos bons e velhos tempos. Uma foto, que fui rebuscar à poeira do meu arquivo.
PS: Matânia (para quem não saiba) é filha do antigo locutor da “Hora Nativa” e “Voz de Moçambique”, Samuel Dabula.
João de Sousa – 24.04.2019
2 Comentários
Rui Osório Gouvêa
Parabéns. Era um grande frequentador do Café e do Estúdio do RCM onde via as “telenovelas dessa época. Boas e saudosas recordações.Felicidades.
Fatima
Feliz Aniversario