UMA DATA NA HISTÓRIA – 3 de Maio de 1920… fundação do Sporting Clube de Lourenço Marques
As origens do Sporting Clube de Lourenço-Marques encontram-se em 1915, quando um grupo de estudantes do “Liceu 5 de Outubro” formaram uma equipa de futebol, a que decidiram chamar Sporting. A maioria desses alunos era adepto do Sporting Clube de Portugal. Esse grupo incluía Jorge Belo, Júlio Belo, José Agent, António Amorim, Manuel Dias, João Amorim, Abel Cardoso, Luís Cardoso, Luís Maria da Silva, João Carvalho, José Roque de Aguiar, e A. Gonçalves.
Este foi o núcleo que 5 anos depois, sendo o Sporting Clube de Lourenço Marques já um clube importante na região, decidiu legalizar o clube o que veio a acontecer a 3 de Maio de 1920. Rapidamente o Sporting de Lourenço Marques se tornou num dos mais importantes clubes desportivos de Moçambique, não se limitando ao futebol.
O Sporting Clube de Lourenço Marques teve ainda secções de Basquetebol;
de Hóquei em Patins;
de Atletismo; de Natação, que treinava na piscina dos Velhos Colonos, depois rebatizada de Piscina da associação de Natação de Maputo; de Tiro com uma carreira de tiro inaugurada em 1952, e de Judo.
Em Março de 1923 o Dr. Aurélio Galhardo encetou negociações com o clube moçambicano para que este se tornasse filial leonina. Assim, o Sporting Clube de Lourenço Marques tornou-se a Filial nº 6 do Sporting Clube de Portugal, e assim se manteve até 1975.
Após a independência de Moçambique, tornou-se Sporting Clube de Maputo, para em 1977 assumir a designação actual: Clube de Desportos da Maxaquene. Entre Dezembro de 1981 e Fevereiro e 1982, o clube chamou-se “Asas de Moçambique”, designação que acabou por ser contestada pelo Governo, voltando a ser Maxaquene após 3 meses como “Asas”. A decisão de voltar a chamar-se “Maxaquene” foi comunicada por Marcelino dos Santos, numa reunião realizada no Pavilhão do Clube, na presença de membros da Direcção e de um numeroso grupo de adeptos.
Como filial do Sporting Clube de Portugal o SCLM equipava de verde, branco e calção preto. As cores actuais do clube são diferentes e as do recinto são dum conhecido banco.
João de Sousa – 03.05.2018
4 Comentários
Augusto Rodrigues
Caro João, Kanimambo pela excelente reportagem, fazendo-nos recordar a grandeza dos clubes moçambicanos e consequentemente a nossa juventude. Um abraço, Augusto.
Chyttollo Boy
Hoje Maxaquene e longe da gloria e com as Instalações desportivas a cair de podre.
José Carlos
Grande Sporting de Lourenço Marques!! Era um clube eclético, com futebol, basquetebol (onde atingiu um nível excepcional), atletismo, hóquei,natação…
Tinha um pavilhão absolutamente magnífico, para a época.
António Manuel Ruas Alves
Sporting Clube de Lourenço Marques: uma saudade tremenda que viverá p’ra sempre comigo. Enormérrimo S.C.L.M!!!