UMA DATA NA HISTÓRIA – 9 de Fevereiro de 1995… Carlos Alberto Vieira
Carlos Alberto Vieira nasceu em João Belo, actual cidade do Xai-Xai, capital da província de Gaza; mas foi em Lourenço Marques, hoje Maputo, que viveu os primeiros anos da sua vida.
Na década de 30, o seu pai emigrou para Portugal, fixando residência na cidade do Porto. É justamente nesta cidade que Carlos Alberto faz a escolaridade, nomeadamente o terceiro ano do curso industrial.
Aos 12 anos Carlos Alberto constrói a sua primeira máquina fotográfica.
Em 1945, já fotógrafo, decide regressar a Moçambique, e ingressa de imediato nos quadros do jornal Diário de Notícias como fotojornalista. Em poucos anos foi nomeado chefe da secção fotográfica, mais tarde torna-se accionista do jornal, acabando, no entanto, a sua carreira profissional como editor fotográfico.
As imagens recolhidas entre 1945 e 1975, representam uma pequeníssima parcela do acervo fotográfico deste fotojornalista que durante mais de cinquenta anos palmilhou Moçambique. Fotografou de tudo. Desde o sofisticado empreendimento comercial a projectos de natureza sócio-económica, passando pelas cidades, vilas e aldeias. Fotografou a fauna e a flora. E fotografou também as guerras que assolaram Moçambique.
Samora Moisés Machel, o presidente fundador da República de Moçambique, escolheu muitas vezes Carlos Alberto para seu retratista.
Carlos Alberto Viera morreu a 9 de Fevereiro de 1995 (faz hoje 23 anos), em Maputo, deixando três filhos, dois dos quais, o Joaquim Carlos e o Rui, são fotojornalistas.
NOTA: Belíssimo livro, ao qual outros se seguirão, já à venda nas livrarias em Portugal. Este é dedicado à Cidade de Lourenço Marques para onde nos transporta, deliciando-nos.
Fonte: http://macua.blogs.com/moambique_para_todos
2 Comentários
FERNANDO DE CARVALHO
Tenho esse livro assim como a máquina que ele deixou de usar a partir de 54/55 por me a ter vendido. Foi a minha primeira máquina e ainda a possuo. Guardo-a com muita estima.
maragitado
Trabalhei com ele no Notícias! Que descanse em Paz!