UMA DATA NA HISTÓRIA – PEMBA elevada à categoria de cidade no dia 18 de Outubro de 1958
Não há registo de ocupação permanente no período pré-colonial, sendo a área visitada por pescadores suaílis e malgaxes. A primeira tentativa de ocupação portuguesa apenas ocorreu em meados do século XIX com a construção de um fortim, que foi abandonado poucos anos depois.
A ocupação definitiva apenas viria a ter lugar em 1898 quando a recém-formada Companhia do Niassa, que detinha poderes de administração do território, elevou um pequeno posto comercial à categoria de povoação. Pouco tempo depois Pemba torna-se Porto Amélia em homenagem à última Raínha portuguesa.
Com o fim da concessão da Companhia do Niassa em 1929, Pemba torna-se capital do recém-criado Distrito de Cabo Delgado. Este facto põe ponto final à transferência da administração portuguesa desta região da vila do Ibo para Pemba. Esta transferência correspondeu a mudanças no transporte marítimo – navios maiores – que beneficiavam das excelentes características do porto natural de Pemba, e à ocupação e exploração do interior do território, para a qual Pemba estava melhor localizada.
Porto Amélia foi elevada à categoria de vila em 19 de Dezembro de 1934 e a cidade em 18 de Outubro de 1958, regressando à designação Pemba depois da independência nacional, em Março de 1976. Desde Dezembro de 2013 é também um distrito, uma unidade local do governo central para administrar as suas competências. O antigo distrito de Pemba-Metuge a que pertencia, tomou o nome de Metuge na mesma altura (sem incluir já a cidade).
Fonte: wikipedia
João de Sousa – 18.10.2020
3 Comentários
Manuel da Silva
Faço minhas as palavras do Sr. Celestino Gonçalves: “Felicito João de Sousa, um craque do jornalismo e da rádio Moçambicana, assim como o BigSlam, pela atenção dispensada a esta efeméride, como bem merecem a cidade de Pemba (ex-Porto Amélia) e os seus habitantes e o próprio país, Moçambique.
Aproveito este momento para felicitar o Sr. Celestino Gonçalves, antigo responsável pela fiscalização e pelo controlo dos animais problemáticos na década de 60 na empresa Gorongosa National Park.
Eu como cidadão natural do distrito de Leiria e um residente (20 anos) de Vila Pery (Chimoio) também lhe quero dizer que o admiro muito.
Melhores cumprimentos
Manuel
António Amorim Lopes
PARABÉNS À CIDADE DE PEMBA. EM 18 DE OUTUBRO DE 1958 JÁ EU ME ENCONTRAVA EM MOÇAMBIQUE A ALGUM TEMPO. DESEJO MELHOR SORTE PARA AS POPULAÇÕES DAQUELAS ÁREAS QUE ULTIMAMENTE TANTO TÊM SOFRIDO.
José Luciano André Assunção
Grande cidade que conheci antes da sua elevação. Hoje, tristemente ameaçada lamentavelmente e ainda mais por não surgir ninguém que vá reforçar a defesa daquele triste povo. Estive em Namapa onde vivi diversos anos e não compreendi o mapa acima, porquanto, Namapa fica a seguir a Nampula. (talvez, admito, não esteja eu a ver de forma racional o mapa exibido mas desabafo por se tratar de Namapa onde vivi muitos anos, cerca de 10).