12 Comentários

  1. 12

    Carlos Loff Fonseca

    Pertenci ao BCCI LMarques até 1977.
    Clube Naval, Inhaca, o Wreck, caça submarina, pesca cana, a partir do Naval.
    Antes foi Quirimbas, Mocimboa da Praia, Ilha do Tambuzi e mais tarde Bazaruto, Santa Carolina, Two Milles reef.
    Mais tarde o Mar Vermelho, Ilha de Giftun e seus belos recifes e águas cristalinas.
    As recordções desse belo país MOÇAMBIQUE (e seu magnifico povo) ficaram bem registadas para sempre.

    Responder
  2. 11

    Célia Quartin

    O Sr. Manuel Terra fez uma excelente descrição da história do nosso Clube Naval. Foi a minha segunda casa, minha e da minha familia, até 1975. No entanto, fiquei muito triste com a construção daquela enorme piscina que alterou por completo o espaço onde ” a malta” se reunia para o bula-bula e gargalhadas. Fiquei com saudade dessa parte. Mas o Naval acabou para nós, tal como o conheciamos em 1974.

    Responder
  3. 10

    Rosado de Sousa

    Parabéns pelos 110 anos ao Clube de que fui sócio e Secretário na Direção ,em 2002 ,sendo frequentador assíduo até ao regresso a Portugal, definitivo em 2013. Votos de continuidade de sucesso nesse Clube tão marcante. E felicitações ao autor do texto recordatorio e completo.

    Responder
  4. 9

    Eduardo Horta

    Os meus Parabéns a Manuel Terra, pelo modo como descreveu a história do “meu” Clube Naval, ao BigSlam, e ao amigo Samuel pela oportunidade deste artigo. Igualmente os meus parabéns ao Clube que este ano comemora 110 anos de existência. Não poderia deixar de fazer um pequeno comentário, e ele é mesmo muito pequeno, para quem, quase desde nascença até ter saído de Moçambique, frequentou este Clube, de 1947 a 1978, 31 anos. Inicialmente, como filho de sócio ( meu pai era sócio desde 1937), sócio, atleta e na fase final, como elemento dos corpos directivos, numa altura bem difícil, que foi preciso com muita calma e ponderação manter o Clube a funcionar sem grandes atropelos. As minhas saudosas memórias são tantas que nunca seria possível menciona-las por aqui. Aproveito para enviar uma fraterna saudação Navalista aos muitos amigos que aqui fiz e fui mantendo ao longo dos anos, e a todos os outros que nesta época me acompanharam na colectividade.

    Responder
  5. 8

    Ana Maria Monteiro

    Parabéns Clube Naval.
    O Desporto e o convívio fizeram grande parte da pessoa que sou hoje.

    Desde criança que frequentei o Clube Naval, fiz bons amigos até hoje.
    Obrigada

    Samuel

    Responder
  6. 7

    Valentim Queirós

    0brigado pelas fotos.
    Deixei Lourenço Marques e a família em 31 de Março de 1976.
    ” Recordar é Viver ”
    Muitas saudades.

    Responder
  7. 6

    Vitor Teixeira

    Andava eu nos Optimist no Clube Maritimo quando foi o mundial de vaurien. Que memórias fantásticas. O meu muito obrigado pela recordação

    Responder
  8. 5

    Fernando Faria Neves

    Obrigado pelo artigo maravilhoso sobre o Clube Naval de que fui sócio e frequentador assíduo. Como curiosidade gostaria de saber o nome do 2.º atleta, a partir da direita, da equipa de remo de 1941. Julgo tratar-se de José Crisóstomo Ferreira, um dos melhores e mais ecléticos atletas de Moçambique. Conheci-o bem como toda a sua família. Bem haja pela divulgação da minha terra. Caso possa satisfazer o meu pedido, um Kanimambo.

    Responder
  9. 4

    Luis 'Manduca' Russell

    … e quando a piscina do GDLM não estava em condições de ser usada, lá íamos nós treinar para a piscina do Clube Naval…

    Responder
  10. 3

    wanda serra pedroso

    Uma das grandes belezas e nao só do n/ LM

    Responder
  11. 2

    Alfredo da Silva Correia

    Que saudades de uma terra inesquecível como era então Lourenço Marques e todo o Moçambique.
    A vida é o que é, mas sentir, hoje, que se tivesse sido possível Moçambique ter ido para a independência sem, na altura, se por em causa a capacidade produtiva que então tinha e fossem criadas condições para que se pudesse continuar com o mesmo crescimento, hoje o país seria rico, não é fácil para quem gosta que tudo evolua de uma forma construtiva. Mas é a vida……

    Responder
  12. 1

    nino ughetto

    Triste.. é triste de ver toda essa mocidade que HOJE jà nào existem… Tudo passa tudo acaba… Custa:me acreditar que existiu essa bela cidade e esse mundo tào maravilhoso “Lourenço Marques” Cidade de meus amores… cheio d desportista e a alegria de viver …Hoje , creio mais que foi um sonho que tive ..Como foi possivél terem destruido ..TUDO.

    Responder

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© BigSlam 2024 - Todos os direitos reservados.

error: O conteúdo está protegido.