CARLOS LOPES
O 1º atleta Português a sagrar-se Campeão Olímpico nos Jogos Olímpicos de Los Angeles na Maratona em 1984.
Com 37 anos e mais 5 meses e após algumas incidências pelo que passou durante a sua preparação para estes Jogos Olímpicos tendo sido atropelado sem graves consequências na “2ª Circular em Lisboa” junto do Estádio da Luz por um Mercedes SL enquanto se preparava, 16 dias antes da prova.
Carlos Lopes teve sempre o apoio da sua esposa Teresa Lopes que o acompanhava sempre nos seus treinos com o seu carro e que ia á frente a marcar o ritmo e tempo parando de 5 em 5 Kms para lhe dar o abastecimento e sempre debaixo de forte calor pois o Carlos Lopes preparou-se para estes JO no pico do Verão em Portugal.
Os treinos quase sempre se realizavam entre as 11 e as 13 horas no percurso entre a Malveira e Torres Vedras em estradas com inclinações e rectas como as que iria encontrar nas estradas de Los Angeles na maratona.
Como Bancário e trabalhando à tarde o Carlos Lopes após a confirmação para representar Portugal nestes JO só então intensificou os seus treinos de modo a ter perdido 1 Kg e se ter apresentado com apenas 53 Kg quando o seu peso normal era de 54 Kg o que o beneficiou nesta prova.
Em Los Angeles não fica na Aldeia Olímpica pois preferiu o Hotel Nike por razões de maior proximidade com os acessos aos percursos de treinos.
Carlos Lopes depois de ter sido medalha de Prata em Montreal nos 10.000 metros, juntou também a de Ouro com Recorde Olímpico da distância em 2.09.21 e este recorde apenas batido em Atenas no ano de 2004.
Nos Jogos Olímpicos de Montreal a classificação dos 10.000 metros foi a seguinte:
1º) Lassen Viren (Filandia) – 27.40.38 -Medalha de Ouro
2º) Carlos Lopes (Portugal) – 27.45.17 – Medalha de Prata
3º) Bredan Foster (Inglat.) – 27.58.12 – Medalha de Bronze
Maratona de Los Angeles
De referir que durante a corrida Carlos Lopes aos 36 Km vinha na companhia de John Tracy e Charles Speddeing. Carlos Lopes então aos 38 Km desfere um ataque e os seus mais directos adversários não respondem e entra no estádio com cerca de 200 metros de vantagem vencendo assim esta dura prova.
Após esta vitória Ronald Reagan – Presidente dos E.U. convida-o a visitar a Casa Branca.
Também Tony Monk um dos maiores pintores americanos, pinta um retrato seu a óleo.
Os Jornalistas espanhóis consideram-lhe o “Melhor Desportista Mundial” em 1984 e o prémio é-lhe entregue em Madrid pelo Rei D. Juan Carlos.
Em Portugal o Presidente da República Mário Soares condecora-o com a “Ordem do Infante” a mais importante comenda Nacional.
O Desempenho, coragem e demonstração do querer do Carlos Lopes são o exemplo que todos devemos seguir.
Aqui fica um vídeo para recordar dois momento únicos na vida deste atleta: Campeonato do Mundo de Cross em Lisboa-1985 e a Maratona Olímpica de Los Angeles-1984.