Eficiência … por onde andas!
Se é leitor assíduo do blog do BigSlam (acredito que sim) deve lembrar-se das agruras por que passou o meu amigo Feniasse, relativamente à renovação da sua carta de condução. Escrevi sobe isso o mês passado. Permitam-me que recapitule, resumidamente. Feniasse, meu companheiro de escola, precisou de renovar a sua carta. Fez os procedimentos normais. Três semanas depois, quando foi levantá-la no Instituto Nacional de Transporte Terrestre é que foram elas. A fotografia tinha sido mal tirada. Quando se preparava para tirar nova foto, não havia sistema. Fez um escarcéu de todo o tamanho, mas de nada resolveram as suas reclamações.
Depois dessa embrulhada toda Feniasse voltou àqueles serviços. Assim que entrou na repartição o funcionário, foi solícito. Pediu a carta provisória e disse-lhe: “espere um pouco que o seu problema vai ser resolvido num instante”. E foi mesmo. Num ápice apareceu uma funcionária que lhe mandou entrar para tirar a fotografia. Foi rapidíssimo. E no final do “flash” ela pediu-lhe o seu número de telefone. Disse-lhe que avisaria assim que a carta estivesse pronta. O pobre do Feniasse desconfiou porque no funcionalismo público gentilezas desta natureza são raríssimas. Mesmo assim deu o número do seu celular à funcionária, ciente de que nunca mais receberia telefonema nenhum.
Engano seu. Quando ele pensava que ia esperar mais 3 semanas pela carta renovada, como parece ser da praxe, eis que, em menos de uma semana, o telefone do Feniasse toca. Era a funcionária dos serviços da viação a informar que “a sua carta está pronta, pode vir cá buscá-la”.
Foi no mesmo dia. Assim que chegou ao balcão e entregou a carta provisória viu um outro funcionário a vir lá do fundo da repartição com uma carta na mão. Devia ser o chefe. Entregou a carta ao colega do balcão e disse-lhe: “entrega esta carta a este senhor”. Era a carta de condução renovada. Nem sequer teve de assinar naquele livro, provando de que tinha recebido a carta. Feniasse saiu de lá eufórico. Aquilo sim, aquilo era eficiência. Atendimento rápido, como manda a lei.
A contrastar com o seu ar de felicidade, dias depois uma “desgraça”. Recebeu uma mensagem no seu celular do seu banco (Barclays – Dependêndia da Av. Fernão de Magalhães) a informar o seguinte “Estimado cliente. Procedemos à renovação do seu cartão de crédito. Poderá obtê-lo junto da sua Agência, cinco dias após a recepção desta mensagem”
Passados 5 dias foi à Dependência do Barclays da Av. Fernão de Magalhães. Cumpriu com os procedimentos. Entregaram-lhe o seu cartão de crédito novinho em folha.
Mas ao conferir deu conta que faltava alguma coisa. “Falta o quê” ? Falta o papel onde vem escrito o meu código pessoal de segurança ?
Resposta do funcionário do Banco: “bom, nós também ainda estamos à espera. Logo que nos seja enviado, informaremos por mensagem electrónica para o seu celular”.
“Eficiência, por onde andas ?”
João de Sousa – 22.05.2013
Um Comentário
Rendas Pereira
realmente tudo funciona só com saguate. Aqui passa o mesmo filme.
João, para quem conhece a história não é concerteza o Feniasse do Desportivo ,senão na fotografia,saía mais qualquer coisa (conheces a historia?)