21 Comentários

  1. 20

    Carlos Galvao da Silva

    Parabens e que contes muitos mais Mario. Pura e simplesmente o melhor basquetebolista de sempre.
    Um grande abraco aqui de Johannesburg.

    Responder
  2. 19

    Mário Grilo

    Apesar de ter passado a data, é incontornável não referir a grandeza deste grande simbolismo do basquetebol português, que aliou uma fina qualidade a uma personalidade desportiva de grande mérito. Um SENHOR!
    Para a História do Basquetebol português e de Moçambique, é uma figura que representa o que de melhor Portugal “produziu” A par de Carlos Lisboa da minha geração, são sem dúvida os melhores dos melhores, que tive a grata satisfação de assistir ao vivo naquele pavilhão do SCLM, com 6000 lugares, creio na altura o maior de Portugal.
    Que recordações vivas deste que foi meu ídolo de sempre, embora não sendo sportinguista. Ficou-me uma marca indelével, daqueles jogos fantásticos, com o pavilhão a rebentar e os mais miúdos a serem autorizado a assistir sentados nas 4 linhas. A entrevista é fabulosa, trazendo à colação, memórias de Moçambique e da minha juventude, Liceu Salazar, Os livros do Fantasma, Museu Alvaro de Castro e tantas estórias dentro da História.! Diria que esta entrevista traduz muitas décadas de Moçambique. Muitos Parabéns Mario Albuquerque, algo atrasados e grato por tudo que trouxe para esta modalidade. Nunca privei com ele e fiquei ciumento :), por a minha mulher o conhecer bem, pois foi Chefe dela na CGD em Lisboa. Obrigado Big Slam pela entrevista e as inúmeras fotos, como dizia , parcelas importantes da história de Moçambique pré e pós Independência. A História não se pode observar deve reescrever e aqueles que adoram Basquetebol em Portugal, sentem que estas paginas são integrantes da modalidade . Parabéns e obrigado.

    Responder
  3. 18

    Carmen Ramos

    PARABENS GRANDE MARIO ALBUQUERQUE! Nao tendo sido nunca adepta do Sporting nao era possivel nao admirar a grande categoria deste grande basquetista. FELICIDADES E MUITOS MAIS!! E obrigada Bg Slam por esta bela entrevista!

    Responder
  4. 17

    Nino ughetto

    Olàà e dizer que conheci meio mundo Hoje com 80 anos como o meu irmào fizemos também 80 e 81 anos ele de 1943e 1944 28 de Março. Parabens a todos. aaaahhh o Mandraque o Fantasma e Tarzam. era os meus livros preferidos. um abraço;;;;

    Responder
  5. 16

    Carlos Laborde

    Bela entrevista e excelente ‘balde’ de recordações tantos anos passados. Mário agradeço-te relembrares aquela juventude priviligeada que vivemos mesmo sem ter participado com a mesma intensidade que tu experimentaste. Nesta nossa fase da vida esta tua cândida narrativa reacendeu memórias da melhor juventude imaginável.
    Um grande abraço
    Laborde

    Responder
  6. 15

    josé carlos alves da silva

    Parabéns Mário. Disseste tudo, muito bem descrito. Ficam as recordações, as saudades de tudo. Até um dia. Abração

    Responder
  7. 14
  8. 13

    José Alexandre Bártolo Wager Russell

    Parabéns para um grande senhor do basquetebol português. Muita saúde e tudo de bom. Abraço.

    Responder
  9. 12

    Carlos Guilherme

    PARABÉNS grande Mário. Falta menos de 1 mês para eu te igualar.
    Teu grande admirador

    Carlos Guilherme

    Responder
  10. 11

    Augusto Martins

    Parabéns pelo dia, que desejo ser cheio de saúde e felicidade para poderes, durante muitos mais anos, saborear as recordações dos sucessos que nos encheram de orgulho.
    Grande abraço.

    Responder
  11. 10

    Arnaldo Vieira

    Não tive o prazer e sobretudo não tive a enorme honra de falar (sequer) com o que, para mim (alguns anos mais novo), foi o maior jogador de basquete português (sorry Lisboa!) que jamais vi atuar. Polivalencia (base, poste, extremo, etc. etc. etc.), capacidade de liderança, muito bom a defender, melhor a atacar, completados (ou suportados?) por sobriedade, humildade, enfim, profissionalismo impares. Parabéns SENHOR Mário de Albuquerque e muitos e bons anos de vida mais pela frente. Arnaldo Vieira

    Responder
  12. 9

    minamartins@sapo.pt

    Parabéns ao aniversariante. Não conheci, mas a gente da nossa Amada Terra merece sempre os parabéns de todos os que armaram aquela Terra.
    Muitas felicidades e venham muitos mais com saúde e alegria. 🎉🎉🎉🎉

    Responder
  13. 8

    Luís Almeida

    Podia dizer muita coisa sobre ti, todas excelentes, quer como o ENORME jogador de Basquetebol que foste (para mim o melhor de sempre em Portugal…) quer como o ENORMISSIMO ser humano que és, mas resumo isso dizendo que agradeço à vida ter-te conhecido e ter sido teu colega de equipa e teu amigo… OBRIGADO MÁRIO, POR TUDO E SERES QUEM ÉS….

    Responder
  14. 7

    LUIS BATALAU

    CONHECI O MÁRIO ALBUQUERQUE E O NELSON SERRA EM LM E TOMEI ALGUMAS VEZES CAFÉ NO CONTINENTAL. ERAM EXCELENTES PESSOAS SUPER PRATICANTES DE BASQUETEBOL. APESAR DE EU SER DA ACADÉMICA. ERAMOS AMIGOS. UM ABRAÇÃO E MUITAS FELICIDADES

    Responder
  15. 6

    Luis 'Manduca' Russell

    Parabéns ao aniversariante!, que não conheci pessoalmente, mas vi-o jogar e treinar em Lourenço Marques.

    Em miúdos (sou 20 anos mais novo que o Mário Albuquerque), como o pavilhão do GDLM estava em obras e havia brechas nas paredes, nós passávamos para o lado de lá e íamos brincar e fazer tudo e mais alguma coisa nas instalações do SCLM (que, na nossa ideia, era um clube mais ‘rico’ que o nosso – até tinha um pavilhão coberto e um campo de futebol relvado e tudo…).

    Já conhecíamos que o Mário Albuquerque como craque do basket. Agora, se houvesse dúvidas, através da maneira como se exprime por escrito, confirmamos que é uma pessoa inteligente, com um apurado sentido de humor. A propósito:

    O pai Albuquerque foi uma figura incontornável do GDLM;

    Onde aprendeu a nadar? no GDLM;

    Quem o desafiou para o basquetebol? um colega do GDLM;

    Qual foi o clube que o ‘rejeitou’? O GDLM;

    Contra quem se estreou? o GDLM;

    Quem desistiu e permitiu que fosse banquetar-se em Coimbra? O GDLM…

    Enfim, por aí fora, não é minha intenção maçar as pessoas…

    Ora, se juntarmos a isto a circunstância de se fazer acompanhar na vida por uma adepta do F C Porto, está tudo dito sobre a excelente pessoa que temos em presença!

    Quanto ao nosso querido e saudoso GDLM, entre outras proezas, fica célebre por fabricar génios do desporto… ‘rejeitando-os’!

    OBS: serve de atenuante para nós, alvi-negro(a)s que, naquela altura, não tinha sido ainda inventado o teorema/axioma/princípio do equilíbrio entre a qualidade e a quantidade. E, assim, como só se atendia à quantidade, quando o plantel estava completo, rejeitava-se… até vou investigar se o Fernando Adrião também foi ‘rejeitado’ pelo GDLM… huuummmm… pois se ele jogou tanto tempo no Malhagalene, sendo o pai o mentor do hóquei no Desportivo…

    Saudações cordiais a todo(a)s!

    Responder
  16. 5

    Henrique Ferreira

    Um Abraço Grande a um ser Humano Fantástico, a um Desportista de eleição, umAmigo que não se esquece.
    Parabéns, Muitas Felicidades, Muita Saúde, e um Grande Abraço pelas 80 Primaveras.
    Lacrau

    Responder
  17. 4

    Fernando Marques

    Tive o previlégio de ter conhecido o Mário quando ainda era mufanita (sou o Fernandinho que ele refere na entrevista) e de vez em quando ainda nos vemos. Morávamos relativamente perto e embora mais novo, participei nas brincadeiras de miúdo que ele refere. O irmão dele, Luis Albuquerque, é um dos meus melhores amigos desde essa altura. Ao reler a entrevista revivi momentos fantásticos da minha juventude.

    Correcção: Não era Babocas era Bobocas. Eram três irmãos infelizmente já falecidos: Fernandel, Manuel (Manel) e Bobocas sobrinhos da D. Adélia (explicadora) onde andou meio L.M.

    Responder
  18. 3

    António Santos

    Excelente entrevista e que muito nos diz acerca da nossa vivência na maravilhosa cidade de Lourenço Marques. Mário, tu não só falas da tua vida mas tb da vida dos q te eram próximos e q nós tb conhecíamos, dos lugares, de tudo um pouco q fazíamos naquele “paraíso”, q só o valorizamos depois de o perdermos. PARABÉNS PELA TUA CARREIRA ÍMPAR DE BASQUETISTA, q a todos os laurentinos nos ORGULHA. Parabéns tb ao BigSlam. Muito obrigado a todos e até sempre.

    Responder
  19. 2

    Elisabete Miranda

    Parabéns por esta excelente entrevista!
    @Mário, foste o melhor chefe que tive em toda a minha vida! Lembras-te do Infocentro?
    Tenho muitas saudades tuas (sabes que estou agora a trabalhar em Maputo?).
    Vou a Portugal entre 13 de Abril e 20. Será que te posso rever?
    Beijinho grande cheio de amizade
    Elisabete

    Responder
    1. 2.1

      Rogério Machado

      Fui colega uma época e meia no Sporting LM e depois adversário…
      Era e acho, que ainda é um Senhor como jogador e principalmente como Homem (reparem no “H” maiúsculo)…
      Sou seu fã de carteirinha desde sempre e me considero amigo dele (não sei se é recíproco… kkkk)
      Enfim, minha admiração por ele é enorme…
      Parabéns, Mário…! Vc é uma pessoa do bem!

      Responder
  20. 1

    DAVE ADKINS

    Mário – entrevista excelente com fotos e artigos, especialmente a foto da malta de LM, a do Mário e do Bebé, lado ao lado, a acção de Cató e os jogadores de ténis – Mário, Rui, Paulo, Samuel. Adoro animais também (Kitty): a minha mascote se chama Holly,um Dalmatian. Obrigado por incluir a minha foto, a menção da nossa amizade e a foto do banco dentro do gimnasio (virgem) de Luanda em 73 (o campeonato marcado pela chuva) Ainda uso com frequência o dicionário de português-espanhol, o que me mandou de Lisboa. Khanimambo… abrações Dave A.

    Responder

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© BigSlam 2024 - Todos os direitos reservados.

error: O conteúdo está protegido.