Rogério Cordeiro Carreira
“Alcunha” ou nome pelo qual és conhecido entre os amigos: Bem há muita boa gente que sempre me tratou por “Roger”.
Data de nascimento: Nasci no dia 14 de Junho de 1955.
Natural de: Sou natural da bela cidade de Lourenço Marques.
Estado civil: Divorciado.
Altura: 1.75 mt
Peso: 75/76 kg
Profissão: Depois de 30 anos numa boa empresa (Pioneer), tivemos todos que ir para o desemprego e então decidi ir para Reforma.
Ideologia política: Nenhuma.
Crença religiosa: Cristão.
Localização da tua residência em Moçambique: Eu vivi em Lourenço Marques em vários zonas, mas a que mais me marcou, foi na Esquina da Afonso de Albuquerque com a Anchieta, ali nos reuníamos no muro para falarmos, jogar futebol (tendo o buraco das árvores como balizas), formámos a nossa equipe da Esquina para entrarmos em torneios e para jogarmos contra outras esquinas e grupos, a que demos o nome dos Rangers (estavam no auge na altura) e recordo com saudade os amigos Isabelinhas (Cá e Nozé), Ricardo, Zé (já falecido), Mico (já falecido), Zezé, Zé Carlos, o Américo, China (já falecido), Gaspar, Toni (já falecido), Azdi (já falecido), Norberto, Gijo, Cirilo, Gonzaga, Bragança e outros… passados 40 anos voltamos a encontrarmos nos num almoço/convívio no Piri Piri na Trafaria, graças a um grupo formado no Facebook… Vivi também muitos anos na Afonso de Albuquerque ali a seguir à Escola Industrial, e Paroquia (JOC) enfim…depois fui estudar para a África do Sul e no regresso fui viver para Maxixe (já o meu Pai tinha sido transferido de L. Marques). Aqui posso dizer que fui também muito feliz e onde guardo boas recordações e amizades desse tempo…
Percurso escolar: Fiz a minha primária na Escola Rebelo da Silva, depois fiz a preparatória na Escola General Machado, o 3º ano fui fazer aos Maristas e depois sigo para a África do Sul onde estudei na “Milner High School Klerksdorp”, no regresso a Moçambique vou terminar o 5º ano em Inhambane na Escola Vasco da Gama.
Serviço Militar: Meu ano militar, coincidiu com o 25 de Abril e por isso não fui chamado, mas passados 3 anos, já em Portugal, chamaram me com a idade de 23 anos, mas fui dispensado pelo facto de já ser pai e ter responsabilidades familiares, felizmente, digo eu, ia só perder tempo…
Percurso profissional: Comecei a trabalhar em 1975 na Representações Nisa em L. Marques como vendedor, comercial como se diz hoje, acumulando as mesmas funções na empresa a PTL, até 1977 ano que vim para Portugal. Em 1978 já em Portugal, sou convidado a integrar os quadros da Tectron Industria de Produtos Electrónicos (representantes da Pioneer em Portugal).
Depois em 2008 entro no desemprego, até que em 2012 reformei-me… entretanto tenho já outra ocupação …
Percurso desportivo:
Aonde e quando iniciaste a tua actividade desportiva? Ainda na escola primária – Rebelo da Silva, fiz o campeonato de Mini-Basquetebol que a Mocidade Portuguesa fomentava entre escolas primárias.
Equipa de minibasquete da Escola Rebelo da Silva
No meu tempo a melhor equipe era a da escola João Belo, e o melhor jogador era o David Carvalho, nunca perdiam…lembro-me também do Afonso um puto baixinho, gordinho, que era colega do David e era muito bom lançador. Mais tarde começo por ir para o Desportivo treinando nas camadas jovens (futebol), os treinadores eram os saudosos Perdigão e Mário Romeu.
Ingressei depois na Académica onde fui treinado pelo Pérides ainda com idade de 13/14 anos…defrontámos o Desportivo algumas vezes no Estádio Salazar antes de grandes jogos do Benfica, Porto, Sporting no Troféu TAP… Pelo meio fiz uma época de basquetebol no Desportivo na categoria de juvenis, tendo como treinador o Zé Lopes (Pai), os meus colegas eram o Armando Lobo, Humberto, Beto Morgado e outros que não me lembro, creio que o Vasco Abreu, o Jorge Padeiro, também eram desse tempo, mas não estou certo… entretanto vou para a África do Sul estudar, participei pela selecção da escola (futebol) em vários campeonatos inter-escolares, no regresso a Moçambique já em Inhambane, participei nos campeonatos de basquetebol e futebol de Salão, entre instituições escolares.
Seleção da Escola Vasco da Gama de Inhambane
Volto ao futebol de onze (desta vez já como federado), faço os Juniores tendo como treinador o Salimo,
Equipa de Juniores do Desportivo da Maxixe (1971/72)
e os Seniores tendo como técnico Jorge Castro, isto em representação do Desportivo da Maxixe (Ferrão).
Equipa de Seniores do Desportivo da Maxixe (1972/73)
Nesse período passo pela seleção de Juniores tendo como seleccionador Makey,
Seleção de Juniores de Inhambane (1972)
e pela seleção de seniores, cujo selecionador era o João Pauleta.
Em 1974 entramos no 1º Moçambola, como representantes de Inhambane, e ficamos no grupo do Desportivo LM (4º classificado), Atlético (5º classificado), e Clube de Gaza campeões de Gaza e seus representantes…no final do Moçambola fui convidado para vir para a capital para o meu clube de coração, o Desportivo, e na mesma altura, fui convidado para fazer testes no Lusitano de Joanesburgo (clube português hoje extinto) que militava na 1ª divisão, e que na altura tinha um belo jogador Português chamado Rui Pinheiro, convidado pelo já falecido Armando Coelho (Sporting de Portugal).
Fiz testes durante 3 semanas, queriam que ficasses a estudar no Professional colige e jogar ao mesmo tempo, mas estupidamente e por puro capricho de jovem, regresso a LM e ao meu Desportivo, onde começo a época de 1975,
Sporting vs Desportivo (1975) – Rogério, Eurico, Armando e José Júlio.
tendo apanhado uma grave ruptura muscular (nunca ficou bem curada, ai ai Xavier…) e com varias reincidências durante a época.
Em 1976 entrava e saia lesionado, até que em Maio de 1977, vim para Portugal…
Ainda em Moçambique nunca deixei de praticar futebol de salão, deixo aqui algumas fotos de equipes por onde passei…
Equipa da PTL (1974) – Torneio Casa do Porto
Equipa da PTL (1975) – Torneio Casa do Porto
Equipa da Teal Discos (1976) – Torneio Copa da Malhanga
Fiz muitos torneios, Copa Malhanga, Casa do Porto, Fomento, Machava, Matola, Ressano Garcia, Maragra, Macia, Limpopo entre outros …em Portugal, nunca mais joguei futebol de 11 (federado), apesar de ter tido alguns convites… decidi então apostar na minha vida profissional, mas continuei praticando futebol de salão (federado) representando várias equipas…
Equipa da Sportica (1979) – Era a Peinado em Moçambique.
Esta equipa levámos desde a 3ª divisão á 1ª distrital, sendo esta a minha ultima época, estava com … 41 anos,
a partir daqui continuei a jogar com a minha malta amiga (considerados veteranos), nos anos 2000…
João Cruz, Mário Rui, João Carlos, Arménio, Pimpas, Américo Azevedo, Rocha, Avelar Fernandes, Carlos Lopez, Guicha, Quadrado, Luís Távora, Ruça, Zé, Seiça Neto (já falecido), Vilhena entre muitos outros…
Entretanto já com 54 anos, fiz um grave lesão no joelho (ruptura do ligamento cruzado anterior)
que me afastou, infelizmente para sempre, dos campos de futebol.
(Foto tirada no dia da grave lesão)
Ainda tentei algumas vezes recomeçar, mas reincidiam as dores alucinantes, e decidi desistir…
Como não efectuei na altura a operação que devia ter feito, agora só posso fazer ciclismo, umas corridas e natação, de forma a manter-me saudável.
Qual foi a tua principal modalidade? Futebol sempre, mas gostei muito de Basquetebol também…
Alguém (quem) te influenciou a escolher esta modalidade? Creio que não tive assim ninguém em especial, mas talvez um tio meu que era louco pelo Desportivo e que todos o conhecem – Reinaldo Cordeiro, me tenha metido o gosto pelo desporto. O meu tio Bebé Carreira (Sporting) também teve influência por ser um desportista de eleição, assim como os amigos de infância.
Bebé Carreira na companhia do seu sobrinho Rogério Carreira.
Qual foi o teu primeiro jogo ou prova oficial? Foi um jogo de basquetebol pelo Desportivo LM (juvenis), que defrontámos a Real Sociedade no campo do Ferroviário…
No futebol foi em representação do Desportivo da Maxixe, mas já com a idade de juniores.
Anteriormente joguei nas camadas jovens do Desportivo e Académica, mas não havia provas oficiais.
Com que numero na camisola jogavas? Utilizei vários números, 7, 11, 8, e o 10!
Treinador que mais te marcou ao longo da tua carreira e porquê? No futebol, o Pérides que tive na Académica foi o mais marcante, apesar do pouco tempo que treinei com ele, deu para ver que era extraordinário, incutia-nos muita moral.
No basquetebol o Zé Lopes (pai) foi um professor, um mestre…tendo treinado várias gerações de jogadores… Nos anos 80 ainda o vi a treinar miúdos, num pavilhão da linha de Sintra…saudades!
Descreve uma situação caricata que tenha ocorrido em campo ou numa prova:
- Ainda jogava no Desportivo da Maxixe em 1974 no 1º Moçambola, quando o Desportivo de LM vem jogar a Maxixe, eu na 1ª parte apanho uma distensão muscular na coxa, estávamos a vencer por 1-0, o Lino Freitas na altura dirigente do Desportivo de LM, mandou o massagista do clube (Xavier) assistir-me, e pediu uma coxa elástica…depois voltei ao campo, mas não consegui terminar o jogo…
- Quando me estreei em L. Marques pelo Desportivo, jogámos contra o Sporting e vencemos por 3-0, apanhei do lado direito o meu amigo Juca Canotilho, defesa esquerdo do Sporting, mas ao intervalo tive que sair porque arrumou comigo, tive duas entorses hehehe!!! Depois do jogo nem conseguia andar…
Recorda alguns dos momentos mais marcantes e o mais frustrante na tua carreira desportiva (um jogo ou prova inesquecível):
- Momentos mais marcantes: Ter sido Campeão de Inhambane no escalão de juniores e seniores. Ter passado pelas respectivas selecções (motivo de orgulho), e ter envergado a camisola do meu Desportivo de LM (não dá para esquecer).
- Momento mais frustrante: Estar sujeito infelizmente a todas as andanças do 25 de Abril que nos obrigaram a mudar de vida e vir para outro Pais. Arrumou com a possível carreira de muitos jovens que tinham a minha idade (22, 23 anos) e que por esta ou outra razão deixaram para trás a carreira de jogador de futebol ou de qualquer outra modalidade. O que poderíamos ter feito ainda? Ninguém sabe…também não me posso esquecer das várias lesões que apanhei e que me impediram de continuar a jogar e mostrar o meu valor…
Quais os clubes que representaste? Desportivo da Maxixe e de Lourenço Marques.
Os teus ídolos na tua modalidade de eleição? Havia grande jogadores em Moçambique e no mundo, mas ídolos nunca tive…
Quais os atletas de sempre que eleges nesta modalidade?
Em Moçambique: Baltazar, Sérgio Albasini, Joaquim João, Octávio de Sá, Satar, Pimenta, Artur, e muitos outros.
Em Portugal: Eusébio, Chalana, Nené, Jordão.
No Mundo: Pelé, Maradona, Messi, Cristiano Ronaldo, Cruif, Beckenbauer, Platini, Zico e outros.
Outras modalidades que tenhas praticado? Basquetebol, futebol de salão e futsal (estão englobados no futebol).
A modalidade que mais aprecias na qualidade de tele/espectador? Futebol, Basquetebol NBA, atletismo, ciclismo.
O teu clube do coração (ou simpatia):
Em Moçambique? Desportivo de LM.
Em Portugal? Sport Lisboa e Benfica.
No estrangeiro? Não é de coração mas sempre apreciei o Real Madrid, Barcelona, Manchester United, A.C. Milan.
Escolhe três modalidades diferentes da tua, e elege o melhor atleta de sempre (nacional e mundial) em cada uma delas:
Basquetebol: Mário Albuquerque, Michael Jordan.
Hóquei Patins: Velasco, Fernando Adrião, Livramento.
Ciclismo: Joaquim Agostinho e Eddie Merck.
Qual a infra-estrutura desportiva (pavilhão, campo, piscina, pista, etc.) que mais te impressionou ao vivo, no estrangeiro e em Portugal?
No estrangeiro os estádios do Real Madrid e Barcelona, em Portugal o estádio do Benfica e do Porto são do mais moderno que existe.
Qual o teu hobby? Era o futebol, mas a lesão obrigou-me a parar. Agora tenho como hobby o cinema, desporto na TV, “footing” e no verão praia e natação.
Destino de férias preferido? Algarve, praia de Espanha…Paris e Londres.
Viagem de sonho que gostarias de realizar ou que já realizaste? Já realizei um dos meus sonhos que era voltar a Moçambique (já lá fui muitas vezes), mas gostava de conhecer Bora Bora, New York, Tailândia…
Uma cidade para viveres? Cascais.
O teu canal de TV? Sport tv, RTP.
Programas televisivos do teu agrado? Informação, series, filmes e claro Desporto.
A tua estação de rádio? Marginal, e RFM.
Um dos teus filmes preferidos? Sei lá foram tantos que já nem me recordo, mas gostei muito de Hatari na minha infância, Musica no Coração na adolescência, mais tarde África Minha, e todos os filmes de Roberto de Niro.
Qual o teu actor/actriz predilecto? Ta visto que é o Robert de Niro, Al Pacino, mas há muitos mais e bons.
O teu realizador de eleição? Frank Capra, Steven Spielberg.
Qual o estilo de musica que aprecias? Anglo saxónica, romântica, Brasileira, vários estilos.
Uma das tuas músicas favoritas de sempre? “Smile” – Michael Jackson
O teu cançonetista ou banda favorita de sempre? Beatles, Bee Gees, Michael Jackson, Elvis Presley, Frank Sinatra, Alcione, Simone, Roberto Carlos, Caetano Veloso e muitos mais…
Um livro que tenhas lido e te recordes? Papillon, Terra queimada…
O teu prato predilecto? Caril de amendoim, Matapa, caril de caranguejo, cozido á Portuguesa…
Elege um animal de estimação: Cão o melhor amigo do homem.
A tua cor preferida? O amarelo.
As tuas qualidades: Simpatia, dar me bem com as pessoas boas, conversar com amigos.
Os teus defeitos: Onde estão? Claro que tenho quem não os tem?
Gosto de: Benfica, do Desportivo, de praia, campismo, piscina, caril de amendoim, matapa de caranguejo…
camarão, galinha, pulau de cabrito, chamuças,
boas pessoas, Moçambique, Cascais, Sol, calor, verão, sinceridade, honestidade.
Não gosto de: Falta de civismo, da hipocrisia, de ética, de escrúpulos; a corrupção, egoísmo, de hipocrisia, cinismo, vaidade, inveja, fofoca que há muito infelizmente, chuva, vento, frio, inverno…
Acontecimento pessoal que mais te marcou? Meu ingresso no Desportivo de LM aos 19 anos, vindo do campeonato de Inhambane e no 1º jogo da época entrar a efectivo…contra o Sporting e contribuir para a vitória nesse jogo por 3-0.
Acontecimento mundial que mais te marcou? A saída de Mandela da prisão e a mudança que gerou a sua libertação no mundo e principalmente na África do Sul… O que este homem representa ficará para sempre nas nossas memórias, pois é um exemplo mundial, pessoalmente admiro-o muito.
Um sonho ou desejo pessoal? Ganhar o euro milhões!
Citações favoritas: Enquanto á vida á esperança de alcançar o que mais desejas.
Em jeito de conclusão: Gostava de todos fossemos felizes, não houvesse tantas guerras, tantos interesses, tanta hipocrisia, que só nos fazem mal, direta ou indirectamente, mas sabemos que tudo isso não é possível… e agora estamos todos numa fase da vida difícil, com esta crise que por aí alastra e parece não ter melhoras…tudo isto nos deixa o dia a dia em dificuldades…se todos tivessem os seus empregos, tudo estaria bem melhor…
Se te saísse o totoloto o que não dispensavas ter? Não dispensava ajudar todas as pessoas mais próximas de mim os meus amigos e principalmente a família os meus filhos, todos…
Como imaginas Portugal num futuro próximo? Estás optimista? Infelizmente não estou nada optimista…
O que dizem os teus olhos? Receio que toda esta situação ainda vá piorar mais…
Dá a tua opinião sobre o www.BigSlam.pt:
Estou a gostar muito do BIGSLAM, está modermo, dinâmico e com algumas novidades…e pelo que leio no 1º mês bateu já o record de presenças, isto vai longe…
Excelente o trabalho do Samuel ao comando do BS!
Deixa aqui a tua mensagem para os leitores do BigSlam: Aconselho a todos os amigos que continuem vir aqui ao “ponto de encontro”, sempre nos vamos falando, e ao mesmo tempo dando o retorno do excelente trabalho e boa vontade do Samuel em estar aqui ao comando do BIGSLAM.
Aproveito para deixar uma palavra de apreço e saudade a todos os nossos amigos que já não estão infelizmente na nossa companhia e que eram da FAMILIA DESPORTIVA!
BigSlam agradece ao Rogério Carreira “Roger” toda a sua disponibilidade e simpatia em responder a esta entrevista.
Bem Haja!
Nota do BigSlam
Rogério Carreira “Roger” tem sido através dos tempos um grande entusiasta de Moçambique, do desporto e do futebol em particular, através do seu http://rogertutinegra7.multiply.com/
(Se puderes ajuda a legendar as fotos desta entrevista, deixando o teu comentário no final desta página)
Kanimambo!
13 Comentários
Rogério Carreira
Um grande abraço, gostava de saber quem és.. Não nos conhecemos em Inhambane creio.. Obrigado pelas tuas palavras Um abraco
Carina
Gostei muito de ler sobre a tua carreira de Basquetbol Rogério. Parabéns. Bjhos xx
Rogerio Carreira
Obrigado Carina pelas sempre lindas palavras que escreves.. um beijinho deste sempre teu amigo de infãncia…beijinho grande
Pedro de almeida
Meu idol conheci o na escola Vasco da gama de Inhambane jogou no ferrao da maxixe excelente jogador de futebol baskets e futebol de salao. Bons tempos continuo seguindo pela internet
Rogério Carreira
Caro Pedro se me conheces desde Inhambane eu com certeza também te conheço, mas passados tantos anos e sem foto não me recordo de ti…abraço
Costinha++++Rápido
Como eu gostava de ser tão rápido no “teclar” como sou na “Real Vida”.Tenho medo da escriba
em especial neste espaço infor..Fico amedrontado de ter que enfrentar tanta GENTE BOA com
Uma cultura na qual eu não estou inserido por muito que me esforce. Depois deste entróito vam
ao que esta pag MEREÇE. 1º Amigão SAMU sem + ÉS o ÚNICO.MANO JUCA de ti espero–Ó Gente boa não abadonem este espaço.E que o tutinegra continue a COMER as amoras no
Tofo,Inhanbane,Marraquene ,etc,etç,etç, e que se lembre que o mundo gira e o +rápido rola
Amigão Mário como é que nunca estivemos tão “longe” Hoje e com humildade que sempre foi
meu ser dou o meu nosso grito de ——–BBAIIêê^Têêê-
Rogerio Carreira
Obrigado Costinha
Juca
Caro Roger
Tambem eu gostei de ler o que li. Nao nos conhecemos (penso eu) mas e sempre gratificante saber de coisas bonitas de gente da minha terra. Parabens pelo teu percurso.
Bom, mas parece que temos mais em comum do que apenas termos nascido na mesma cidade. Vivi de 60 a 62 na Afonso de Albuqerque bem em frente a Escola Industrial. De 64 a 67 vivi na esquina da Afonso de Albuquerque com a Dr. Redondo – ruazinha ao lado dos Bombeiros que vai da Pinheiro Chagas a 24 de Julho. Dai a grande amizade ate hoje com o Mano Costa e Guilherme. Parava muito na esquina da Afonso Albuquerque. com a Anchieta onde morava o amigo Daniel Viegas , falecido em 70 no Norte.
Interessante lembrares os jogos de futebol em que as balizas eram os buracos das arvores!
Eu tenho 62, possivelmente nao brincamos juntos, mas me emocionou o que me fizeste recordar. Estou longe E.U.A – Massachusetts mas indo a Portugal gostaria de me encontrar contigo se tiveres tempo para um candidato a “kokuana”.
Um abraco
Tudo de bom para ti e os teus.
Juca
Rogerio Carreira
Olá Juca de facto temos 5 anos de diferença e embora tenhamos passados pelos mesmos locais na nossa infância, de não devemos ter partilhado a amizade, mas estamos sempre a tempo…terei todo o gosto em estar contigo um dia…boa sorte e enorme prazer, estamos juntos como diz o Moçambicano.. um abraço
Jorge Santos
Grande Roger, magnifica entrevista.
Um grande abraço Alvi Negro
Rogerio Carreira
Um abraço Jorge
Adérito Rodrigues
Roger, Parabéns pela entrevista, pelos teus gostos, pelos bons sentimentos expressos e pela sinceridade nos teus pontos de vista.
—> És um dos bons exemplos para a nossa juventude!
Um grande abraço e Kanimambo.
Rogerio Carreira
Um abraço Adérito thanks pelas tua palavras…