GINÁSTICA RADIOFÓNICA EM MOÇAMBIQUE
Com a devida vénia, a propósito do texto aqui publicado sobre o Rádio Clube de Moçambique, da autoria de João de Sousa (18/03/2015), transcrevo do blogue “Delagoabay”, de António Botelho de Melo, o post intitulado “Rui Baptista e a Ginástica pela Rádio no Rádio Clube de Moçambique (21/12/2010)”.
Este o teor do supracitado post:
“Peça de humor, publicada no jornal A Tribuna de Lourenço Marques, na sua edição do dia 25 de Agosto de 1963.
Parodia um programa de ginástica radiofónica do Rádio Clube de Moçambique que foi para o ar durante vários meses naquele ano. As lições eram ministradas pelo Professor Rui Baptista, e eram acompanhadas ao piano por um médico seu amigo, investigador no Instituto de Investigação Médica de Moçambique, o Dr. Rui Nunes de Almeida.
Depois da Independência, o Dr. Rui Nunes de Almeida foi trabalhar para o Brasil. Não sei dele, mas se alguém souber que escreva uma linha para aqui.
O Sr. Professor Rui Baptista, inesquecível por muitos que frequentaram os meios desportivos da cidade e estudaram na Escola Industrial, está em Coimbra e recomenda-se, bem como a sua família.
Curiosamente, após a Independência, a Rádio Moçambique, que sucedeu ao Rádio Clube, continuou a ter este tipo de programa de ginástica matinal. Aliás, a primeira vez que eu consegui apanhar uma emissão radiofónica da Rádio Moçambique em onda curta em Providence, nos Estados Unidos, onde então vivia, cerca de 1983, deviam ser umas cinco e tal da manhã em Maputo e estava a ouvir-se….uma senhora muito simpática a dar uma aula de ginástica”.