MAFALALA … A GRANDE OPERAÇÃO.
Em Março de 2014, pessoa amiga, a partir de Lisboa, envia-me uma mensagem dizendo que “estou a ler o teu depoimento sobre o 7 de Setembro”. Fiquei surpreendido com essa informação. Vim a saber pela mesma fonte que esse depoimento, em forma de entrevista, feita pelo meu antigo colega e amigo José Alexandre Ribeiro Franco, e publicada inicialmente no portal electrónico “BigSlam” (www.bigslam.pt) tinha sido repescado pelo jornalista Ribeiro Cardoso, para o seu livro “O Fim do Império”.
A partir daí comecei a encetar contactos no sentido de poder obter o livro. Neste percurso encontro-me com o que se prontificou de imediato em fazer chegar um exemplar às minhas mãos. Foi por sinal nesse dia que fiquei a saber da empreitada do Aurélio. Ele estava a dar corpo a uma ideia de longa data. Registar testemunhos dos que participaram na “grande operação” do 7 de Setembro de 1974. E assim se fez.
Aurélio Le Bon
Um dos estúdios da Rádio Moçambique serviu de ponto de encontro daqueles que se embrenharam nessa operação tão delicada como perigosa, de evitar um derramamento de sangue. Diariamente se faziam os registos magnéticos com depoimentos dos principais intervenientes, que posteriormente seriam transcritos para o papel e constituiriam matéria para o livro que foi lançado oficialmente em Maputo, anteontem.
Embora sem obedecer a uma estrutura pré-definida, os depoimentos começam com uma pequena biografia dos actores que directa ou indirectamente contribuiu para a “operação Galo”, (Galo Galo Amanheceu), que culminou com a retomada do Rádio Clube de Moçambique, a 10 de Setembro de 1974.
Mafalala 1974 … memórias do 7 de Setembro (já à venda) é um livro que nos remete ao passado. Um passado feito história que é preciso preservar e transmitir às novas gerações.
João de Sousa – 17.02.2016
Nota: Segundo informação chegada ao BigSlam, pode obter este livro enviando um e-mail para a livraria MABUKO, responsável pela venda, manifestando o seu interesse na compra.
Indicar a sua morada correcta. Ele farão as contas (valor do livro + valor do frete) e informar-lhe-ão do custo total, de forma a efetuar a transferência do dinheiro para a conta bancária deles. Nada mais do que isso.
E-mail deles: comercial@mabuko.co.mz ou cisa.pontavida@gmail.com
Um Comentário
Irene Grilo
Obrigada João de Sousa pelos teus comentários aqui deixados. Já li tanta coisa, absolutamente ridícula sobre o 7 de Setembro, anseio ler o testemunho do Aurélio Le Bon com o teu, valioso, testemunho. Ainda recentemente, saiu uma reportagem de uma amiga minha jornalista do “PÚBLICO” que, a meu ver, obteve informações menos correctas e precisas. Ainda hoje, rogados tantos anos, me arrepio ao ouvir a “Grândola vila morena” num rádio qualquer….há marcas que ficam. Bem-Hajam, a bem da verdade e por Moçambique.