VAI DAQUI!
Tenho visto um anúncio, duma instituição bancária, que é transmitido regularmente nos nossos diferentes canais de televisão. O anúncio tem um título sugestivo: “Vai Daqui”.
Utiliza-se o português (incorrecto) que se fala em Moçambique, para dar corpo a um anúncio publicitário. O correcto, gramaticalmente, seria … “vai por aqui”. Assim é que correctamente se indica uma direcção. Foi assim que me ensinaram na minha longínqua instrução primária da Escola João Belo. Foi assim que eu aprendi. Mas em vez do correcto, o “copywriter” entendeu que a forma gramatical incorrecta seria o caminho certo.
Como é prática entre nós, o que “os meios de comunicação veiculam é lei”. Lamentavelmente é assim. E quando alguém questiona o erro, a resposta não se faz esperar: “ouvi na televisão” ou “ouvi na rádio” ou “li no jornal”.
Já que estamos a “moçambicanizar” o nosso português, permitam-me alguns criativos das Agências de Publicidade que eu lhes dê uma sugestão: numa próxima oportunidade e sempre que se justifique, utilizem nas vossas criações publicitárias a expressão “à minha trás” … porque é assim que se diz em Moçambique. Combinado?
Com o devido respeito pela forma como o povo fala, não sei, sinceramente, o que pensam os nossos linguistas sobre isto. Será que vamos utilizar expressões gramaticalmente erradas para servirem de mote a anúncios publicitários?
E já agora, pegando (com a devida vénia) num texto do meu colega Gervásio de Jesus, uma pergunta: porquê utilizar linguagem estrangeira para nos comunicarmos com uma sociedade que tem o português como sua língua oficial?
Se não sabiam fiquem a saber que “ir à feira é cool”!
É “cool” vermos dois políticos da nossa praça, com elevado nível de responsabilidade na nossa governação, a fazerem esse ridículo papel perante as câmaras da televisão, tentando mostrar aos moçambicanos, como dizia o meu amigo Filipe Ribas, “que estão na moda”.
Enfim … verdadeiros atentados ao bom gosto.
Chamem-me puritano. Chamem o que quiserem, mas poupem-me por favor.
João de Sousa – 25.05.2016