Os 35 melhores futebolistas de sempre de Moçambique – Faz a tua seleção !
Foi publicado em 2010 um livro em Moçambique com o titulo de “Os 35 Melhores Futebolitas de sempre”.
O seu autor é o jornalista desportivo Renato Caldeira que disse numa entrevista que não tinha havido queixas por parte de alguns que se pudessem considerar parte da lista. “Somos todos seleccionadores,” disse Caldeira que acrescentou que mesmo que houvesse uma lista de 1.000 haveriam sempre quem achasse que outros nomes deveriam ter sido incluídos .
O jornalista disse que por outro lado houve sim surpresa de muitos dos incluídos “por se terem lembrado”.
- E tu, estás de acordo com esta lista? Faz a tua seleção, indicando por ordem os 10 melhores futebolistas de sempre de Moçambique!
Indica a tua seleção, através do teu comentário aqui no BigSlam!
15 Comentários
manuelsilva290@gmail.com
…aproveito para lembrar o Poh Wing, ex-1* de Maio, nunca mais se soube dele…
chyttollo boy
Tarefa ingloria eleger os melhores em qualquer area, quando os criterios sao subjectivos. Cada qual menciona aquilo que viu e como na epoca de Fernando Lage n havia TV e jogava-se por amor a camisola e o futebol ainda n era negocio, ele rejeitou ir jogar na metropole. Dai que muitos belos jogadores doutros tempos sejam hoje secundarizados, apesar da sua grande qualidade. Se jogassem hoje em dia, tanto Ronaldo, como Messi seriam apanha-bolas.
PlaMa
e o jorge Fernandes, ou simplesmente, Jojó?
César Azevedo Rodriugues
Faltam o Candido Veiga e o Campelo do Ferroviário de Lourenço Marques
Antonio Manuel Sousa Lopes
ESCREVER SOBRE DESPORTO DESTA FORMA OU ESCOLHER ATLETAS ASSIM DESVIRTUA O VALOR DOS JOGADORES
CONVEM É SEMPRE VALORIZA-LOS DE FORMA JUSTA QUANDO ESTÃO VIVOS E SEM COR DAS CAMISOLAS OU OUTROS INTERESSES NADA DESPORTIVOS
O DESPORTO TEM DE SER UMA ESCOLA MUITO IMPORTANTE NA SOCIEDADE E NAO OUTRA FORMA ACTIVIDADE HUMANA
NAO CONFUNDIR MÉRITOS COM OPINIÕES PESSOAIS
SAUDE E FRATERNIDADE É O QUE É NECESSARIO
UM ABRAÇO A TODOS AMIGOS COLEGAS ADVERSARIOS E FAMILIARES DE TODOS OS DESPORTISTAS NASCIDOS E VIVIDOS NOMEADAMENTE EM MOÇAMBIQUE
manuelsilva290@gmail.com
Absolutamente de acordo.
Um abraço.
Manuel Silva.
Maputo.
Naiman OSMAN
É uma tarefa inglória, pelo que desnecessária, eleger os melhores. É evidente que faltam muitos. O Zeca, J. Albasini, Ambasse, Ricardo ( beirense que jogou no FCP ), Nené, Artur ( Ferrov. e Boavista ), Fumito, Afonso João, Joaquim Jorge, Carlos Bruhein, Maló, Djão, Damune… só para citar alguns. E essa ordem está muito longe de ser consensual.
Braga Borges
Incrível, ninguém se lembrar desse grande defesa central do Desportivo que dava pelo nome de Armando Ferreira da Silva. Sobre ele, disse Ugo Amoretti, um italiano que na altura treinava o Desportivo, que ele tinha categoria para jogar em Itália. Na mesma equipa jogava esse monstro do futebol moçambicano, Fernando Lage.
Katali Fakir
O problema é que nós nem sequer eramos nascidos e se conhecemos é o que nos contam : “longe da vista, longe do coração”. Um abraço
José Carlos de Matos Viegas
Plenamente de acordo contigo
Carlos Hidalgo Pinto
Eusébio, Coluna, Matateu, Costa Pereira, Fernando Lage, Pedro Santos, Hilário, Néné, Luís Trigo Morais, Rui Rodrigues, Vicente, Mário Wilson, Acúrsio, Nene, Sérgio Albasini, João Albasini, Shéu, Octávio de Sá, Pérides, Nicolau, Juca, Baltazar, Frederico Costa, Abel, Tayobe, Satar, Naldo e o treinador Severiano Correia merece também algum reconhecimento.
Joaquim Gil
– Moçambique daqueles tempos foi uma autêntica Escola e alfobre de dezenas e dezenas dos melhores jogadores de Futebol. Porém essa Escola não foi só no campo do futebol. Vejamos o que se passou no Campo do Hóquei em Patins e do Basquetebol, onde figuram grandes vultos que fizeram parte das Seleções de Portugal, sendo campeões do Mundo…
Mario p
Octavio de Sa
Braga Borges
Pela minha parte, elejo o Bessa, o Armando Manhiça e o Eusébio, porque jogámos juntos. (Grande fornada). Os outros oito, deixo ao vosso critério.
João António
Os meus 10:
Eusébio,Coluna.Matateu,Sheu Han,Néné,Costa Pereira,Juca,Fernando Lage,Hilário,Mário Wilson