Equipa de natação da Escola Comercial de L. Marques do ano de 1968/69
Equipa de natação da Escola Comercial L. Marques – 1968/69
Em cima: Joaquim Abelha (AVC), Nelson Silva (GDLM), Prof. Vasco Feio, João Vieira (GDLM) e Barros? (GDLM).
Em baixo: Luís Trigo de Morais (GDLM), Rui Bragança (GDLM) e Santa Rita?.
(Foto gentilmente cedida por Nelson Silva)
Moçambique era pródigo na formação de grandes atletas nas mais diversas modalidades e o desporto escolar também deu o seu contributo na promoção da educação física nesta província ultramarina.
- Independentemente da modalidade, se viveste alguns destes momentos no desporto escolar, deixa o teu testemunho nos comentários já a seguir!
10 Comentários
Luís Trigo de Morais
Olá amigos. Fiquei maravilhado ao ler os comentários, relembrar memórias e muito mais de ver a fotografia. Os comentários estão quase todos correctos: Do meu primo Carlos Pinto, do Nelson da Escola e GDLM, do Campos do Prédio Cardoso apenas com a confirmação destes pormenores:
1- foi de facto uma equipa da Escola Comercial para uma competição pontual, formada por nadadores dos clubes de natação (GDLM e Velhos Colonos)
2- a Foto refere-se ao ano lectivo 67/68 e creio que foi tirada em princípios de 1968
3- Eu nadei no GDLM até Agosto de 1968 tenta ida para a Beira onde vivi até Agosto 1972.
4- Natália na foto eu tinha 14 anos acabados de fazer em Janeiro 68, o Nelson está correcto
Olá Nelson gostei imenso de te ouvir (ler claro) e relembrar o meu grande amigo Bingre do Amaral.
Olá José Alberto Campos, que é feito de ti rapaz? De facto confirmo que vivia no 9Andar do Prédio Cardoso, onde vivia também a Ildinha lembras-te? Grande abraço para ti.
Natália Morais: és filha da Naly e do Zé? Diz-me ok.
Abraços
Luís Trigo de Morais (Nené)
Nelson Silva
Olá Luís:
Fico muito feliz por saber de ti, aqui pelo Bigslam.
Apesar de, agora, ser de pouca importância se a foto é de 1968 ou de 1969, tomo nota que deixaste, tal como eu, a competição em 1968, passando a fazer sentido que a foto seja de 1969, porque se reparares nos elementos, nenhum de nós era já nadador de competição e, se bem lembro, essa era condição para participar numa competição pontual , como mencionas, ou campeonato escolar, como me parece ter sido. Abraço com saudade.
José Alberto Campos
Olá Luís Trigo de Morais “Néné” ! Ao fim de TANTOS anos voltarmos a estabelecer contacto aqui pelo BIGSLAM é formidável! Eu e a minha irmã Maria Alcinda lembramo-nos muito bem dos teus Pais e de ti quando éramos vizinhos no prédio Cardoso em LM. Disseram-me que fostes para os USA e que andaste por lá envolvido no ténis. Tenho mantido algum contacto com o Luís Alberto e agora, mais recentemente, com a Nally que julgo que foi ela quem escreveu neste blog. Eu e a m/irmã estamos em Setúbal. O “Rico”, a Nally e o Zé estão em Lisboa. A Ildinha era a casada com o dono da Marisqueira de LM? Nunca mais soube deles. Lembro-me de tu ires para a piscina do GDLM. Bons tempos. Um abraço. Zé Alberto Campos
Carlos Hidalgo Pinto
Sobre o que é essencial aqui, é convocar
uma breve reflexão, sobre a vivência própria proprcionada pelo desporto escolar. Os docentes de Educação Física, tinham uma posição algo priveligiada, para o estabelecimento de uma interacção professor-aluno mais afectiva. O professor Vasco Feio organizou torneios intraescola, ou seja, inter-turmas que tiveram uma apreciável animação por parte dos alunos. Foram momentos bastante apreciados pelos jovens de então e que contribuíram para uma dinamização das actividades escolares.
De sublinhar que se tratavam de outros tempos, praticamente não existiam turmas mistas. A professora de Educação Física feminina que dinamizava essa disciina curricular, era a mãe das nadadoras Cristina Gourinho Oliveira e Manuela Gourinho Oliveira, ambas recordistas nacionais em representação do grande clube de então, o Grupo Desportivo de L.M. Como os tempos mudaram, pois sou docente há bastantes anos e não há comparação possível entre as duas realidades. Logo na creche e jardim de infância, a criança convive com e entre colegas de ambos os sexos.
Carlos Couto Hidalgo Pinto
Cara Natália Morais Rodrigues.
Sou primo direito de Luis Couto Trigo Morais.
É ele mesmo, o Néné para a familia que na altura, era um autêntico mufana, antes de ter ido para a Beira. Nessa foto deveria ter 13 ou 14 anos de idade. O pai, meu tio por afinidade, foi um grande desportista (ténis de mesa, basquetebol e futebol). Portanto, filho de peixe sabe nadar. Entretanto, o nosso avô materno, funcionário judicial do Tribunal da Relação, Abreu e Couto, natural de Braga, foi um grande atleta, tendo conquistado a 1.a Taça que o Desportivo de L.M. venceu e que foi numa competição designada de Volta à Cidade de L.M. Era o único atleta amador que conseguia vencer o pai do grande Mário Coluna, José Coluna creio, na então légua de L.M. Luis Trigo Morais (filho), foi um grande tenista lusomoçambicano, tendo batido o campioníssimo António Trindade, na cidade da Beira, com apenas…17 anos! Tendo vivido na A. Do Sul, regressou à sua terra natal em 1979, tendo sido o 1.o selecionador nacional de Moçambique, na modalidade de Ténis.
Estive com ele há um mês atrás e quem diria, olhando para esta foto, está agora com uns oitenta quilos e em boa forma fisica.
Obs. (Vitor Pinho tem que ir aos anais ou aos primórdios do atletismo moçambicano ou então consultar os nomes dos vencedores da 1.a Volta à Cidade de L..M e lá constará o nome de Eurico de Abreu e Couto.)
José Alberto Campos
Olá Natália ! No ano de 1965 eu e os m/Pais vivemos num prédio que julgo que se chamava “Prédio Cardoso”, na Av da República, perto do GDLM, era o último prédio, no sentido para a marginal e por de trás dele, era onde o Circo Boswell etc e a Roda Gigante e a Montanha Russa eram erguidos durante Junho/Julho; nós morávamos no 9º andar e os teus Tios Luís e Luísa Trigo de Morais (ele foi um bom tenista! ) mais o filho deles (teu primo), o Luís “Nené” Trigo de Morais – que como sabes eram nossos Amigos de longa data); O Nené nessa altura (1965) frequentava a natação no GDLM – portanto, a foto poderá ser de uns anos anterior à da data mencionada. O que eu acho estranho é o nome da equipa de natação ser a da “Escola Comercial de LM” (??) – o Luís “Nené” não era do Liceu Salazar?
Carlos Hidalgo Pinto
Em 1965, Luís Couto Trigo Morais (júnior), praticava natação sim, mas na Associação dos Velhos Colonos. Assisti então a várias provas dele. Ele foi também, um excelente tenista na Beira, na então L.M. e também na Á. do Sul. A primeira vez que estive com o seu pai, foi na praia da Costa do Sol, tendo ficado…espantado com a sua habilidade para jogar futebol. L. T. Morais sénior, jogou basquetebol e futebol com Costa Pereira e outros, no Ferroviário de L.M. O treinador de futebol, era Severiano Correia, o 1.o treinador luso a treinar na Grecia, em 1969.
Nelson Silva
Natália: O seu tio Luís, foi meu colega de turma desde a Escola Joaquim de Araújo. Nascemos no mesmo mês e no mesmo ano, tal como acontecia com o Rui Bingre do Amaral. Não me importo que considere que, à data da foto, o seu Tio fosse “muito mais velho” se lhe der jeito. No meu caso, que também apareço na foto como é indicado, gostaria de continuar a ter, à altura, 15 anos.
Natalia Morais Rodrigues
Esta equipa não é de 1968/69. Nessa foto está um tio meu que nessa data era já um homem muito mais velho, o Luis Trigo de Morais. Não sei em que data foi essa foto, mas tem que certamente ser corrigida.
Luís Trigo de Morais
Olá Naly. Acho que a Natália Morais Rodrigues és mesmo tu. Pensava que era uma tua filha a comentar. De facto na foto sou eu o Nené, com 14 anos acabados de fazer e a foto é realmente de princípios de 1968, tirada pouco antes de ir para a Beira. Espero que tu é a família estejam todos bem. Beijinhos do teu primo mais novo, Nené