10 Comentários

  1. 6

    Luís Trigo de Morais

    Olá amigos. Fiquei maravilhado ao ler os comentários, relembrar memórias e muito mais de ver a fotografia. Os comentários estão quase todos correctos: Do meu primo Carlos Pinto, do Nelson da Escola e GDLM, do Campos do Prédio Cardoso apenas com a confirmação destes pormenores:
    1- foi de facto uma equipa da Escola Comercial para uma competição pontual, formada por nadadores dos clubes de natação (GDLM e Velhos Colonos)
    2- a Foto refere-se ao ano lectivo 67/68 e creio que foi tirada em princípios de 1968
    3- Eu nadei no GDLM até Agosto de 1968 tenta ida para a Beira onde vivi até Agosto 1972.
    4- Natália na foto eu tinha 14 anos acabados de fazer em Janeiro 68, o Nelson está correcto
    Olá Nelson gostei imenso de te ouvir (ler claro) e relembrar o meu grande amigo Bingre do Amaral.
    Olá José Alberto Campos, que é feito de ti rapaz? De facto confirmo que vivia no 9Andar do Prédio Cardoso, onde vivia também a Ildinha lembras-te? Grande abraço para ti.
    Natália Morais: és filha da Naly e do Zé? Diz-me ok.
    Abraços
    Luís Trigo de Morais (Nené)

    Responder
    1. 6.1

      Nelson Silva

      Olá Luís:
      Fico muito feliz por saber de ti, aqui pelo Bigslam.
      Apesar de, agora, ser de pouca importância se a foto é de 1968 ou de 1969, tomo nota que deixaste, tal como eu, a competição em 1968, passando a fazer sentido que a foto seja de 1969, porque se reparares nos elementos, nenhum de nós era já nadador de competição e, se bem lembro, essa era condição para participar numa competição pontual , como mencionas, ou campeonato escolar, como me parece ter sido. Abraço com saudade.

      Responder
    2. 6.2

      José Alberto Campos

      Olá Luís Trigo de Morais “Néné” ! Ao fim de TANTOS anos voltarmos a estabelecer contacto aqui pelo BIGSLAM é formidável! Eu e a minha irmã Maria Alcinda lembramo-nos muito bem dos teus Pais e de ti quando éramos vizinhos no prédio Cardoso em LM. Disseram-me que fostes para os USA e que andaste por lá envolvido no ténis. Tenho mantido algum contacto com o Luís Alberto e agora, mais recentemente, com a Nally que julgo que foi ela quem escreveu neste blog. Eu e a m/irmã estamos em Setúbal. O “Rico”, a Nally e o Zé estão em Lisboa. A Ildinha era a casada com o dono da Marisqueira de LM? Nunca mais soube deles. Lembro-me de tu ires para a piscina do GDLM. Bons tempos. Um abraço. Zé Alberto Campos

      Responder
  2. 5

    Carlos Hidalgo Pinto

    Sobre o que é essencial aqui, é convocar
    uma breve reflexão, sobre a vivência própria proprcionada pelo desporto escolar. Os docentes de Educação Física, tinham uma posição algo priveligiada, para o estabelecimento de uma interacção professor-aluno mais afectiva. O professor Vasco Feio organizou torneios intraescola, ou seja, inter-turmas que tiveram uma apreciável animação por parte dos alunos. Foram momentos bastante apreciados pelos jovens de então e que contribuíram para uma dinamização das actividades escolares.
    De sublinhar que se tratavam de outros tempos, praticamente não existiam turmas mistas. A professora de Educação Física feminina que dinamizava essa disciina curricular, era a mãe das nadadoras Cristina Gourinho Oliveira e Manuela Gourinho Oliveira, ambas recordistas nacionais em representação do grande clube de então, o Grupo Desportivo de L.M. Como os tempos mudaram, pois sou docente há bastantes anos e não há comparação possível entre as duas realidades. Logo na creche e jardim de infância, a criança convive com e entre colegas de ambos os sexos.

    Responder
  3. 4

    Carlos Couto Hidalgo Pinto

    Cara Natália Morais Rodrigues.
    Sou primo direito de Luis Couto Trigo Morais.
    É ele mesmo, o Néné para a familia que na altura, era um autêntico mufana, antes de ter ido para a Beira. Nessa foto deveria ter 13 ou 14 anos de idade. O pai, meu tio por afinidade, foi um grande desportista (ténis de mesa, basquetebol e futebol). Portanto, filho de peixe sabe nadar. Entretanto, o nosso avô materno, funcionário judicial do Tribunal da Relação, Abreu e Couto, natural de Braga, foi um grande atleta, tendo conquistado a 1.a Taça que o Desportivo de L.M. venceu e que foi numa competição designada de Volta à Cidade de L.M. Era o único atleta amador que conseguia vencer o pai do grande Mário Coluna, José Coluna creio, na então légua de L.M. Luis Trigo Morais (filho), foi um grande tenista lusomoçambicano, tendo batido o campioníssimo António Trindade, na cidade da Beira, com apenas…17 anos! Tendo vivido na A. Do Sul, regressou à sua terra natal em 1979, tendo sido o 1.o selecionador nacional de Moçambique, na modalidade de Ténis.
    Estive com ele há um mês atrás e quem diria, olhando para esta foto, está agora com uns oitenta quilos e em boa forma fisica.
    Obs. (Vitor Pinho tem que ir aos anais ou aos primórdios do atletismo moçambicano ou então consultar os nomes dos vencedores da 1.a Volta à Cidade de L..M e lá constará o nome de Eurico de Abreu e Couto.)

    Responder
  4. 3

    José Alberto Campos

    Olá Natália ! No ano de 1965 eu e os m/Pais vivemos num prédio que julgo que se chamava “Prédio Cardoso”, na Av da República, perto do GDLM, era o último prédio, no sentido para a marginal e por de trás dele, era onde o Circo Boswell etc e a Roda Gigante e a Montanha Russa eram erguidos durante Junho/Julho; nós morávamos no 9º andar e os teus Tios Luís e Luísa Trigo de Morais (ele foi um bom tenista! ) mais o filho deles (teu primo), o Luís “Nené” Trigo de Morais – que como sabes eram nossos Amigos de longa data); O Nené nessa altura (1965) frequentava a natação no GDLM – portanto, a foto poderá ser de uns anos anterior à da data mencionada. O que eu acho estranho é o nome da equipa de natação ser a da “Escola Comercial de LM” (??) – o Luís “Nené” não era do Liceu Salazar?

    Responder
    1. 3.1

      Carlos Hidalgo Pinto

      Em 1965, Luís Couto Trigo Morais (júnior), praticava natação sim, mas na Associação dos Velhos Colonos. Assisti então a várias provas dele. Ele foi também, um excelente tenista na Beira, na então L.M. e também na Á. do Sul. A primeira vez que estive com o seu pai, foi na praia da Costa do Sol, tendo ficado…espantado com a sua habilidade para jogar futebol. L. T. Morais sénior, jogou basquetebol e futebol com Costa Pereira e outros, no Ferroviário de L.M. O treinador de futebol, era Severiano Correia, o 1.o treinador luso a treinar na Grecia, em 1969.

      Responder
  5. 2

    Nelson Silva

    Natália: O seu tio Luís, foi meu colega de turma desde a Escola Joaquim de Araújo. Nascemos no mesmo mês e no mesmo ano, tal como acontecia com o Rui Bingre do Amaral. Não me importo que considere que, à data da foto, o seu Tio fosse “muito mais velho” se lhe der jeito. No meu caso, que também apareço na foto como é indicado, gostaria de continuar a ter, à altura, 15 anos.

    Responder
  6. 1

    Natalia Morais Rodrigues

    Esta equipa não é de 1968/69. Nessa foto está um tio meu que nessa data era já um homem muito mais velho, o Luis Trigo de Morais. Não sei em que data foi essa foto, mas tem que certamente ser corrigida.

    Responder
    1. 1.1

      Luís Trigo de Morais

      Olá Naly. Acho que a Natália Morais Rodrigues és mesmo tu. Pensava que era uma tua filha a comentar. De facto na foto sou eu o Nené, com 14 anos acabados de fazer e a foto é realmente de princípios de 1968, tirada pouco antes de ir para a Beira. Espero que tu é a família estejam todos bem. Beijinhos do teu primo mais novo, Nené

      Responder

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© BigSlam 2018 - Todos os direitos reservados.