Minibasquete escolar em Moçambique
“I Campeonato Regional de Minibasquete de Lourenço Marques” teve lugar, sob a égide da Mocidade Portuguesa, em 1964. Só posteriormente, se realizaram torneios dos “Núcleos de Minibasquete”, patrocinados pela Coca-Cola e Milo, sob a égide do Conselho Provincial de Educação Física e Desporto de Moçambique.
Dados oficiais sobre o número de escolas participantes, o número de equipas participantes, o número de jogos realizados e o número de campos construídos nas escolas primárias de Lourenço Marques.
Campeonatos Regionais de Minibasquete de Lourenço Marques da Mocidade Portuguesa:
Ano lectivo 1964/65: 5 – 5 – 20 – 2
Ano lectivo 1965/66: 6 – 6 – 30 – 5
Ano lectivo 1966/67: 8 – 12 – 64 – 9
Ano lectivo 1967/68: 9 – 15 – 66 – 9
6 Comentários
José António Oliveira Zé Tó
Se não estou em erro o segundo em pé ao lado do meu treinador Sergio Candeias era o Cândido, se a memória não me falha, eu nasci em 60, e fui para a Rebelo da Silva se não estou em erro em 67 ou 66, lembro-me de irmos jogar contra as Mootas, as nossas camisolas eram pretas, mas não me lembro de ter jogado. Os torneios da Coca-Cola eram além de uma prática desportiva saudável também uma forma de empreendedorismo, não nos podemos esquecer que nos é que nos organizávamo-nos, procurando um treinador e fazendo as primeiras camisolas ou arranjado quem as pagasse. Ainda conservo as minhas medalhas. Vou procurar no baú dos recortes de jornais por algumas fotografias que me encheram de muito orgulho. Apesar de me lembrar de muitos só mantenho contacto com o Paulo Prudêncio. Obrigado
Carlos Moura
Eu Carlos Moura estou nessa foto…da escola Rebelo da Silva.
BigSlam
Olá Carlos Moura, obrigado pela informação. Já acrescentei à legenda da foto o teu nome. Aquele abraço.
Gaby Amaral
Comecei a jogar minibasket na Escola D. Leonor de Sá Sepúlveda (anos 67, 68…) com a monitora Joaquina Santiago. De seguida os dois primeiros torneios femininos da Coca Cola. No primeiro ano com a equipa Cabora Bassa, monitor Mário Peliquito. No segundo com a equipa das Académicas.
Manuel Martins Terra
Relembro com saudade os torneios de Mini basquetebol, organizados à época pela Mocidade Portuguesa e que envoviam a participação de algumas escolas primárias. A Escola João Belo, estabelecimento escolar que frequentei, tinha sempre boas equipas , com muitos alunos provenientes do mítico Bairro da Malhangalene a mostrarem a queda para a bola ao cesto. Aproveito a ocasião para citar o nome do professor Macedo, um docente que jamais esquceremos, porque tinha uma paciência sem limites e que no intervalo do lanche( 20 minutos de pausa), levava consigo e debaixo do braço uma bola de basquetebol para o pátio coberto, onde se encontravam duas tabelas. Nessa alturas correrias, só para os que disputavam o jogo. Mais tarde no início da década 70, surgiram nos terrenos compreendidos entre o Zambi e as instalações da FACIM, os campos de Mini Basquetebol, com o patrocínio da Coca Cola e da Milo, que seviram de cenário a grandes jogos da modalidade, com equipas oriundas de bairros e de circulos de juventude, comandados pelos seus monitores. Foi uma das maiores manifestações desportivas a que assisti e rampa de lançamento de muitos craques que surgiram depois no basquetebol federado. Era efectivamente assim, que se trabalhava em Moçambique.
Jose Carlos
Grandes tempos!
Eu jogava pela Escola João Belo, grande rival da Rebelo da Silva, em jogos renhidos e equilibrados.