Natércia Barreto “Techa”, 56 anos depois canta o seu enorme sucesso “Óculos de Sol”
- Quem se lembra desta cançonetista dos bons velhos tempos em Lourenço Marques – Moçambique?
Óculos de Sol (Letra)
Natércia Barreto
- Maria Natércia Mesquita Barreto Pereira. – Para nós é a Natércia Barreto. Para os amigos e colegas de escola, é a Techa.
- Nasceu em Moçambique na vila de João Belo, no distrito de Gaza, no dia 7 de junho de 1950.
Percurso musical:
[…] Começou a cantar ainda muito nova apresentando-se em programas de rádio como “Os Sobrinhos da Tia Zita” e “Gente Nova ao Microfone”, ambos de Maria Adalgisa e António Fonseca. Em 1963 fez parte do Conjunto Feminino e em 1964 passou para os quadros do Rádio Clube de Moçambique onde cantou com a Orquestra de Variedades dirigida por Artur Fonseca e a Orquestra Típica dirigida por António Gavino.
Em 1965 foi a vencedora do “Óscar Revelação”.
E foi também em 1965 “Rainha da Rádio L. M.”.
O seu primeiro EP – “Natércia Barreto Canta Para Si!”, foi editado em 1968. O disco incluía versões de “San Francisco” e “A Tua Canção” (“Eternally” de Charles Chaplin) e ainda os originais “Deixem-me Ser Teenager” (da autoria de Guilherme de Melo e Artur Fonseca) e “Gigi” de Guilherme de Melo e António Gavino…
… Ainda em 1968 lançou novo disco com “Primavera do Amor” (versão de “Those Were The Days”) como tema principal. O tema em maior destaque acabou por ser “Óculos de Sol” que foi um grande sucesso no ano de 1969. Techa deslocou-se a Portugal e gravou nos estúdios da Valentim de Carvalho um EP que dois dos temas eram originais de Luís Miguel de Oliveira que lhe foram oferecidos por João Maria Tudella.
11 Comentários
Manuel Martins Terra
Uma linda voz, que cantou e encantou toda a geração da década 60, e quiçá outras anteriores, ouvida em todo Moçambique e que nos enchia o ego. O seu sorriso nas atuações, cativava e no final dos seus espetáculos, as palmas prolongadas que lhe eram tributadas, eram o eco das suas brilhantes atuações. Parabéns, Natércia Barreto, pela pessoa que é e pelo seu percurso artístico.
António Manuel Rodrigues
Kanimambo Natércia,
Saudades de LM,
Moçambique no nosso coração forever.
Zé Carlos
A propósito ! A Techa é minha sobrinha ! Casada com o meu sobrinho Zé Manuel Pereira! zecarlosgarcez@gmail.com Zé Carlos Garcez
Nino ughetto
Nào a conheci perssoalmente… Mas conheci como cantora e ela era e é sempre bonita Bravo. Saudedes ,mas…Tudo passa Tudo acaba.Um abraço
Eduardo Castro
Lembro-me muito bem dela e das suas canções.
Era absolutamente fantástica!!!
Marina Ferreira
Foi minha colega na escola primária. Saudades! Tempos em éramos felizes e não sabíamos.
Maria Carmen de Oliveira Ramos
Marina, isso foi na escola Rainha Sta. Isabel? eu nao me lembro se a Techa foi minha colega na primaria e secundaria ou so na secundaria…. MAS OS OCULOS DE SOL SAO UMA MARAVILHOSA RECORDACAO QUE MUITO NOS ACOMPANHOU ATE NOS DIAS DE PRAIA NO MIRAMAR…
Ricardo Quintino
Recordar é viver os bons velhos tempos em Lourenço Marques.
Marilia Manuela Ventura Nunes Marques
Que recordações bonitas!
Arnaldo Ferreira
Bons tempos, saudosas memórias de Moçambique! Hambanine….
Brito Gouveia
Conheci a Natércia Barreto na minha juventude, em Lourenço Marques, pois era amigo do irmão e visitava a casa dos pais dela, na Av. Pêro de Alenquer. Recordo que nessa época ela começou a cantar no Rádio Clube de Moçambique.