Faleceu João Domingues, antigo atleta de basquetebol do Malhangalene
Faleceu ontem, vitima de doença oncológica, João Manuel Silva Domingues, antiga atleta de basquetebol do Malhangalene (CDM), com 70 anos de idade.
Época 1967/68 – Juniores Malhangalene (CDM)
• Campeão Distrital L. Marques • Campeão Provincial Moçambique
• Vice-Campeão Nacional
Em cima: Francisco Marques (Treinador), Avelino Ferreira, José Luis Dias, Leonel Santos, António Ferreira “Toni”, Chaves.
Em baixo: João Carneiro, Pina, João Domingues, António Paiva, Fortunato Sousa.
Época 1973/74 – Seniores Malhangalene (CDM)
Vice-Campeão Provincial Moçambique • Campeão Nacional
“Homenagem aos Campeões Nacionais”
Em cima: António Teixeira “Malhanga”, Avelino Ferreira, Carlos Gaspar “Mochina”, Eustácio Dias, Jimmy Romeo, Eurico Gonçalves, Carlos Cachorreiro, Aureliano Graça (Seccionista), Amélia Ribeiro, Aurélio Grilo (Dirigente), Joaquim Fernandes.
Em baixo: Abel Moutinho (Dirigente), João Domingues, António Araújo, José Cardoso, David Carvalho, José Costa Leite.
Época 1970/71 – Juvenis Benfica LM (SLMB)
Em cima: Agostinho Melo (Seccionista), Eusébio Barata, Fernando Lima, Farinha, Jorge Araújo (Capitão), João Domingues (Treinador).
Em baixo: Carlos Bento, António Alvoeiro, José Carmo, Luis Barata, Abílio Coelho.
Época 1970/71 – Juniores Benfica LM (SLMB)
Em cima: João Domingues (Treinador), Victor Mesquita, José Nogueira, Pedro Osório “Martelo”, C5?, Adérito.
Em baixo: Wilson, B2?, B3?, Aníbal Silva, B5?.
Ano de 1980 – Bank of Lisbon JHB
• Campeão Provincial do Transvaal • Campeão Nacional da África do Sul
• Vencedor Torneio da Páscoa East London
Em cima: Rui Caldas (D. Bosco), Rui Arez (Académica Moçambique), Álvaro Santos “Varito” (Treinador), Niils (holandês) e C5?.
Em baixo: Jorge Simons (Benfica Luanda), Carlos Nunes Silva (Desportivo LM), João Domingues (Malhangalene), Artur Meirim (Sporting LM) e Carlos Simões “Kiko” (Desportivo LM).
VIII Encontro de Moçambicanos de Basquetebol na Figueira da Foz – 28 de Junho de 2009
Antigos Campeões Nacionais de Basquetebol pelo Malhangalene (CDM) na época de 1973/74
Na foto: Eurico Gonçalves, José Cardoso, João Domingues, Eustácio Dias, José Costa Leite, David Carvalho e António Araújo.
O BigSlam endereça a todos os familiares as sentidas condolências neste momento de grande tristeza.
O nosso abraço de fraternidade nesta hora de dor e sofrimento.
2021-02-26 (sexta-feira)
João Domingues (1950 – 2021)
18 Comentários
Domingos Vilas Boas Jardim
João Domingues, um base fabuloso, que vi jogar varias vezes , nos juvenis, nos juniores e nos seniores.
Fomos adversários no futebol júnior, eu pelo Malhangalene e ele pelo Benfica de LM.
Vi-o pela última vez, há um par de anos, em Lisboa, num encontro de antigos atletas do Malhanga.`Na altura, falámos, como não poderia deixar de ser, do úlltimo jogo do campeonato nacional de basquetebol de 73/74, que deu o primeiro e último campeonato nacional ao CDM.
Os meus sinceros pêsames à familia.
Maria Alice Gimes
Os meus sentimentos a família eu conhecia o João desde os meus 11anos éramos amigos andava eu a Nela andávamos muitas vezes juntos ainda no outro dia perguntei a vocês por ele e vocês dizeram me que ele estava em J H B eu sabia estive com ele várias vezes mas já não o via a muito tempo Deus abençoe a família descansa em paz João amem
dariobet.boa@gmail.com
Joao fica a saudade Eva nossa juvenrude. Cada vez somos menos. Descansa em paz meu irmao.
josé carlos alves da silva
Como jogador do Sport Quelimane e Benfica, defrontámo-nos poucas vezes, sempre ficou na minha memória o fantástico jogador que era, apetecia-me parar de jogar e vê-lo jogar. Jogador e adversário com GARRA de GUERREIRO. Na minha equipa existia um outro jogador João Domingues, fantástico, fazia-me lembrar este outro João Domingues. Perdi o meu País, perdi a minha Terra Quelimane, lentamente vou perdendo adversários, fora do pavilhão eram colegas, amigos. Que Deus te receba como mereces. Até um dia amigo, colega, adversário João. Á tua fantástica Família, os meus sentidos pêsames. Sejam fortes.
Tomané Alves
A última vez que nos vimos foi naquele fabuloso e inesquecível encontro na Figueira. Aí, recordamos muita coisa, e como não podia deixar de ser as nossas inúmeras e fantásticas brincadeiras e jogos da sempre também “nossa” J. Serrão e Dadores de Sangue. Mas isso deixo para o Teixeira (Fernando Lima), ansiando pelas histórias que “prometeu” contar … . O último confronto “sério” foi em Luanda, no Torneio de Inauguração da Cidadela. As minhas condolências para a Família, incluindo a irmã (que estaria em Portugal com a Mãe). Descansa em Paz João.
Eustácio Dias
Descansa em Paz Grande Capitão e Campeão. Recordo com saudade a excelente dupla Joãozinho e o saudoso Leo (Leonel Santos) da célebre equipa do C.D. da Malhangalene: João Domingues, Leonel Santos, Carlos Gaspar, Avelino Ferreira, Tony Ferreira, C. Oliveira, Fortunato Sousa, João Fróis, José Caetano, José Cunha entre outros que com as suas acrobacias punham em delírio os pavilhões do C.D.M. e S.C.L.M. Sentidos pêsames à Família.
Mario Grilo
Grande Jogador ! Cheio de garra e alegria! Lembro-me bem quando eu jogava no Benfica e ele era treinador RIP …..
Sónia Palhares Matos
Vizinhos a amigos da Rua Sociedade de Estudos. Muita brincadeira, muita cumplicidade e muita amizade. RIP João e que estejas estejas em Paz. Sentidas condolências à irmã Ivone e Família.
Fernando Lima
O João Domingos foi uma das pessoas mais marcantes da minha juventude. Muito do que sou hoje tem a quota parte do João como líder juvenil, animador cultural, dinamizador desportivo, grande, grande camarada.
Vou tentar nos proximos dias escrever algumas das estorias do nosso bairro na J. Serrao, de onde sairam muitos dos craques incontornaveis do basquetebol moçambicano e português.
Grande frustação não ter ido a Johanesburgo visitá-lo como tantas vezes insistiu.
Há muita gente neste grupo que conhece as facetas juvenis do João Domingos.
Os meus sentimentos á familia.
Morreu uma pessoa muito especial.
Zé suzuki
Sentimentos à família. Descansa em paz
Mário Almeida Dias
Os meus mais sentidos pêsames a todaa família do João Domingues.Descansa em Paz Campeão. Embora não seja do meu tempo, conhecia-o dos encontros de Basquetebol na Fig. da Foz e de me ter sido apresentado. Paz á sua Alma.
Zé Carlos
Triste noticía.
Mais um dos nossos heróis do ‘Malhanga’ partiu…
Sentidos pesâmes à familía e intímos.
Xaíla João Campeão… RIP
Toni Ferreira
Descansa em paz João. Sentidos pêsamos á familia
Augusto Martins
Paz à sua alma e os meus sentidos pêsames à Família.
Carlos Hidalgo Pinto
Condolências para a família.
Joguei nos infantis e nos juniores nas equipas do GDLM, tendo posteriormente feito parte duma equipa de seniores da A. Académica da então L.M.
Defrontei a equipa do Malhangalene nesses escalões. João Domingues fez parte de um clube de bairro que soube sempre consolidar uma apreciável coesão, entre os praticantes
das equipas de basquetebol. Trata-se de uma perda lamentável e fiquei bastante triste pelo seu perecimento.
R.I.P. Domingues.
Armindo Caetano
Os nossos sentimentos a toda a família.
Manuel Martins Terra
Mais um desportista que nos deixa, ficando na memória o irrequieto basquetebolista João Domingos, que com a camisola do GDM, nos brindou na década 70 com grandes exibições e que se sagrou Campeão Nacional em 73/74, no último campeonato nacional disputado em Moçambique. A nossa equipa vai ficando mais desfalcada, com o desaparecimento físico do João. Condolências à sua família e que repouse em paz.
Fortunato Sousa
Mais um colega de equipa que nos deixa.
Sentimentos à família.
Paz à sua alma