7 Comentários

  1. 7

    almeidaantonioferreira@gmail.com

    eu ANTONIO ALMEIDA filho deFERREIRA DE ALMEIDA QUE JOGOU ate final da sua carreira neste clube vindo do DESPORTIVO DE LM a qual representou a seleçao de L.M.UMA DAS VEZES ATE FOI ao chamado TRANSVAL depois treinou os juniores nos anos 1954 onde foram campeoes e treinou-me a mim em 1966 se a minha memoria na me falha e depois treinado por o JOSE.GUERREIRO JA COM O FILHO tambem entre nos o meu PAI falava muito do BARATA que era um jogador fora de muito habilidoso como muitos neste clube

    Responder
  2. 6

    Renato Caldeira

    O Sitói completou há dias 70 anos. É dirigente do Desportivo. O 1.o de Maio, que até chegou a ser apelidado de Nações Unidas – porque multirracial – está nas “ruas da amargura”. Soube, recentemente, que grande parte dos troféus foram roubados na sede. Os “carolas” foram marginalizados, agora andam todos à busca da integração nas empresas estatais…

    Responder
  3. 5

    Chyttollo Boy

    Clube histórico, ha muito desaparecido, alias anda nas profundezas do futebol moçambicano. E este é o destino de muitos históricos clubes de Moçambique, como o Maxaquene (Sporting LM), Desportivo Maputo que ha muito deixaram de lutar por titulos, tanto no futebol, como no basket ou hockey.

    Responder
  4. 4

    CARLOS CARDOSO

    TIVE À HONRA DE TER PERTENCIDO AOS QUADROS COMO FUTEBOLISTA, NAS ÉPOCAS DE 1972 E 73, COM PO WING (FALECIDO) BITO (FALECIDO) AMÉRICO-GUARDA-REDES (FALECIDO), DAMIÃO, ANTERO, PEDRO, AMENGA, VEDOR, MUSSÁ E OUTROS MAIS. ESTA ERA A EQUIPA PRINCIPAL, SITOI. MERECE-ME O MAIOR RESPEITO ESTÁ COLECTIVIDADE PELO TRATO QUE NOS DERAM. O MÉDITO ERA O DR. SAMPAIO E, O MASSAGISTA O SR. MARQUES SE À MEMÓRIA NÃO ME FALHAR.

    Responder
  5. 3

    Manuel Martins Terra

    Sem duvida que o Grupo Desportivo 1º de Maio, foi a coletividade desportiva pioneira das atividades desportivas em Lourenço Marques, eclética e que teve um papel preponderante no contexto sócio-desportivo. Tornou-se clube filial do CF “Os Belenenses”, para onde se transfeririam na década 50, os manos Matateu e Vicente. Recordo de uma forma muito afetiva o moderno edifício construído na Av. 24 de Julho, defronte do Jardim 28 de Maio, onde o meu saudoso pai me levava a ver na sua excelente sala de cinema, sessões de filmes de desenhos animados e outras películas cineficas, condizentes com os meus 6 anos de então. Também me lembro dos seus campos de futebol, onde assisti a alguns jogos. O primeiro localizado quase no findar da Av. General Machado, junto ao hangar dos machimbombos, onde ainda jogaram os futebolistas que constam na foto. Desse recinto, lembro-me de Brassard, Rui Rodrigues, Ching Sing, e creio que o Marques e o Po Wing (que recentemente nos deixou)Barata, Tavares e outros da época. Depois o seu campo de futebol desapareceu para dar lugar á área desportiva da recém-criada Escola Técnica Elementar Governador Joaquim de Araújo. Em 1972, foi então inaugurado o seu novo recinto denominado Estádio do Caniço, localizado na Av. do Brasil, muito próxima da Av. Craveiro Lopes, e já quase junto às Oficinas dos SMAE. Tive a oportunidade por algumas vezes, de me deslocar ao seu reduto, onde fiz a cobertura de alguns jogos do Campeonato Distrital e do último Provincial. Falava-se na altura que o estádio iria ser relvado, algo que não sei se porventura viria a suceder. Hoje dia 1º de Maio, recordamos com muito orgulho o GD 1º de Maio, pela comemoração dos seus 104 anos, orgulho do Bairro do Alto- Maé( mais tarde rival do GD do Alto-Maé) e com uma folha de serviços brilhante ao serviço do desporto moçambicano. A eterna saudade, para todos os dirigentes, funcionários, atletas e outros agentes, que deram o melhor de si para a afirmação do emblema”alvi-rubro”. Parabéns, ao Grupo Desportivo 1º de Maio.

    Responder
  6. 2

    manuelsilva290@gmail.com

    O MEU FALECIDO TIO, MANUEL AUGUSTO DA SILVA, ERA UM DOS “TIFFOSOS” (COMO EU CHAMAVA CARINHOSAMENTE OS ADEPTOS DESTE TAMBÉM MEU GRANDE CLUBE), EU IA QUASE SEMPRE, NAQUELA ÉPOCA (1970/74) AOS JOGOS QUE ESTE CLUBE DISPUTAVA, NORMLMENTE NO CAMPO DO DESPORTIVO OU DO SPORTING, EM LM, ANTES DA INDEPENDÊNCIA, CLARO, DEPOIS SEI QUE CONSTRUIRAM UM CAMPO PERTO DE ONDE HOJE SE ENCONTRA O SHOPRITE/AV. MILAGRE MABOTE, MAS NUNCA LÁ ENTREI.
    O MEU TIO JOGAVA MAHJONG, QUASE SEMPRE TODAS AS SEMANAS, NA SEDE DO CLUBE, NA AV. 24 DE JULHO.
    AGORA COM 78 ANOS DE IDADE, AINDA ME LEMBRO DE VER JOGAR O MARQUES, PÓ WING, MÉRALI E SALVO ERRO, O PONTES.
    BONS TEMPOS QUE JÁ LÁ VÃO…
    CASO ALGUÉM TIVÉSSE CONVIVIDO COM O MEU TIO OU OUTRO DOS JOGADORES POR MIM AQUI MENCIONADOS, FICARIA ETERNAMENTE GRATO A QUEM SE MANIFESTÁSSE, PODENDO UTILIZAR O MEU FACEBOOK COM O MEU NOME COMPLETO ABAIXO ASSINADO.
    MANUEL ARNALDO DOS SANTOS SILVA
    KHANIMAMBO!!
    MUITO OBRIGADO

    Responder
  7. 1

    José Rodrigues

    Um clube de referência em Lourenço Marques, vi muitos jogos deste clube nomeadamente dos escalões jovesn.
    Parabéns.

    José Miguel Rodrigues

    Responder

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© BigSlam 2021 - Todos os direitos reservados.