“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 23 de Fevereiro de 1936… Labistour Alves
Foi um grande basquetista, dos tempos áureos da modalidade, numa cidade e província que viu nascer por cá nomes sonantes que ficam para a história da modalidade.
Época 1954/55 – Seniores
(Inauguração do Campo dos Maristas)
Em cima: Luís Pina, Humberto Pinto, António Fonseca, Labistour Alves, Carlos Amedane.
Em baixo: Alberto Rodrigues, Tavares Rocha, Adam Ribeiro, Manuel Mata.
No “seu” Ferroviário, Joaquim Leonel Labistour Alves, foi companheiro de António Alves da Fonseca, Alberto Rodrigues. Luís Pina, Tavares da Rocha, Adam Ribeiro, Humberto Pinto e tantos outros, que na época eram treinados por uma figura emblemática do basquetebol, de seu nome José Lopes.
Época 1961/62 – Seniores
• Campeão Distrital L. Marques • Campeão Provincial Moçambique
Em cima: José Campos (Massagista), Carlos Ribeiro, Adam Ribeiro, Guilherme Soares, José Lopes (Treinador), António Pinho “Tonecas”, Labistour Alves, Ip Chiu, Pauleta (Sócio).
Em baixo: Orlando Carmelo, César Pardal, Alberto Rodrigues, Chang, Francisco Marques.
Labistour Alves, funcionário da DETA e da LAM, bem como da PORTUGÁLIA, foi, para além de jogador, treinador de basquetebol de equipas femininas de Moçambique. Com destaque para o Estrela Vermelha.
A última foto que temos de Labistour é de 2019 e foi tirada em casa da basquetista Sónia Melo, num convívio que contou com a presença de antigas jogadoras da modalidade.
Labistour Alves nasceu no dia 23 de Fevereiro de 1936. Completa hoje os seus 86 anos de vida. Parabéns! Que haja saúde para mais comemorações.
Fonte: Arquivo do BigSlam – Texto de João de Sousa adapatado
11 Comentários
Augusto Martins
P A R A B É N S!
Embora com atraso, mas aqui vai o meu abraço com votos de muitos mais dias destes, cheios de saúde e felicidade e o meu agradecimento pelos momentos de felicidade que senti quando assisti às suas vitórias.
Paulo Carvalho
Parabéns amigo Labistour.Desejo que por muito tempo,tenhas saúde e vivas sempre com alegria junto da familia.
Teresa Viegas
Parabéns ao jovem Labistour! 🌹💕
😘😘😘
Carla Domingos
Li a sua mensagem, o Labistour agradece.
jose alexandre russell
Parabéns. Saúde.
Carla Domingos
Li a sua mensagem, o Labistour agradece.
Paulo Almeida
Parabéns muitos com saúde. Abraço.
Carla Domingos
Li a sua mensagem, o Labistour agradece.
Liakatali Fakir
Parabéns Senhor Labistour que passe hoje um feliz aniversário e que celebre muitos com saúde e paz.
A melhor homenagem que possa partilhar com o universo Bigslam, é registar um episódio que me marcou como atleta e Homem num jogo de Juvenis entre o meu Malhangalene, (onde pautavam o Russel, Luis Gonçalves, Fernado Afó, David Carvalho, os gémeos Sequeira, Armindo e Eu) e o Sporting Clube de LM (Rui Pinheiro, To-Mané, Morais, Rendas, os gêmeos Jóias, entre outros); realizado na época de 1966/67 no famoso Pavilhão do Malhanga.
O jogo que até ía bem na 1.ª parte, estava bem equilibrado, mas no 2.º tempo as coisas não corriam nada bem para nós, e quando numa jogada o Tó-Mané simulou uma falta e ao ser considerada por má interpretação, fiquei danado e disse ao Tó-Mané que da próxima vou mesmo te bater e depois podes fingir á vontade. Não demorou muito e logo na jogada seguinte tive uma atitude infeliz dei uma daquelas porradas antidesportivas merecedoras de expulsão e eu já convencido que o jogo para mim tinha acabado ali e o nosso treinador na circunstância – José Cunha, assim como a restante equipe convencida do mesmo, entra em cena um Senhor – Labistour Alves, chama-me a parte e como verdadeiro mestre deu uma lição para o meu desenvolvimento pessoal enquanto atleta amador: “miúdo, joga basquete tu sabes jogar..,” e apenas levei uma falta técnica e a única na minha vida de basquetebolista.
PS – sei que são cenas da vida pessoal que podem ter passado despercebidas aos demais atores, designadamente o Senhor Labistour e bem assim o querido e simpatiquíssimo Tó-Mané (I’m so sorry, on passant), já nem se lembram, mas para mim foi um triste marco na história pessoal, caso não fossem homens como o Senhor Labistour e outros da sua geração tais como: José Lopes; Luís Pina, Francisco Marques; Hermínio Barreto; Adam Ribeiro; entre outros, a formação de enormes basquetebolistas laurentinos não teria chegado onde chegou.
Carla Domingos
Li a sua mensagem, ele agradece pelos parabéns, mas também com o conselho que lhe deu, como deve imaginar ele não se recorda. Ele pergunta, se ele nesse jogo era árbitro?
Liakatali Fakir
Sim, foi árbitro e foi num sábado no pavilhão da Malhangalene,