“Tubarão” o brasileiro mais moçambicano que Moçambique conheceu!
No ano de 1970, João Santa Rita Filho, mais conhecido por “Tubarão”,
ingressava na equipa de futebol do Desportivo de L. Marques (GDLM), conforme noticiava a imprensa de LM.
“Tubarão”, criou de longe a melhor claque da história do desporto moçambicano.
No ano de 1971, o Grupo Desportivo Lourenço Marques, conquista o 2º Campeonato Nacional de Hóquei Patins.
Em cima: Jorge Viegas (Seccionista), Fernando Adrião (Treinador), Abílio Moreira, Carlos Pereira (mais conhecido por Cirilo ), José Pedro Flores Cardoso (Capitão), Miguel Roussou e Carlos Ferrão (Diretor do Clube).
Em baixo: Amílcar Passos, Maia dos Santos, Fernando António (Xixa), Carlos Borges e Machado (Massagista).
Este Campeonato foi um dos maiores sucessos desportivos realizados em Moçambique. Lotações esgotadas todos os dias, excedendo em todos eles, o máximo de lugares do Pavilhão. Filas enormes nas bilheteiras todos os dias para comprarem as suas entradas…
Enfim, um sucesso fantástico e motivante para todos os intervenientes e jogadores, pois a adrenalina que se fazia sentir era imensa.
Passo citar uma revista angolana, a “Notícia”, que fez a cobertura do Nacional:
Este terá sido, porventura, o Campeonato Nacional melhor disputado dos últimos anos. Desportivamente foi-o, sem dúvida. Financeiramente muito além do que poderia supor-se. No momento que passa só Angola e Moçambique poderão proporcionar ao hóquei patinado o ambiente próprio que a modalidade exige, pese ao arrogante desinteresse dos responsáveis pelas coisas do Desporto no País. É absurdo – mais do que isso: estúpido fazer disputar os nacionais duas vezes na Metrópole para cada um dos “oferecidos” ao Ultramar. O Campeonato de há dois anos , em Luanda, e o desta época, em Lourenço Marques, revelaram, sem margem para hesitações, onde está a realidade do hóquei. Hoje por hoje, a Metrópole não enche seis dias consecutivos num pavilhão de sete mil lugares para assistir ao ”Nacional” de hóquei.
O melhor “Nacional” de Hóquei de sempre!“
Diz novamente a revista angolana, e passo a citar:
Mas sentíamos também que o Desportivo possuía um grande trunfo: a sua falange de apoio.
Tínhamo-la mesmo por cima da rádio onde, nós, os da Informação de Angola, nos concentrávamos – no “morro da rádio” como passei a chamá-la.
O caso mais espantoso de apoio a uma equipa que já me foi dado ver (e ouvir !).
TUBARÃO, figura popular no clube local, marcava o tom. Uma banda com ritmo brasileiro ensurdecia o ambiente. Nada a fazer quando um dos árbitros pretendia fazer-se ouvir. Mas, sempre que os jogadores o queriam bastava um gesto e o “conjunto musical” silenciava. O sincronismo falange de apoio – equipa funcionou admiravelmente, comandado por “Tubarão” segundo as necessidades da equipa. Um coro formidável acompanhava a orquestra. Apoio total e completo à sua equipa. NEM UM REMOQUE AOS ADVERSÁRIOS”.
Um dos refrões da banda era: “Olé, Olá, o Desportivo está botando pra ganhar”
Foi na realidade um espetáculo magnífico que todos tiveram oportunidade de presenciar, e que certamente ainda estará bem vivo na memória dos que a ele assistiram.
Kanimambo Tuba!
Com esta vitória o Desportivo L.M. conquistou o seu 2º Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, dos três que viria a conquistar, sendo o último em Luanda em 1973.
No final do Campeonato, as avenidas e ruas da cidade tornaram-se num mar de carros e buzinadelas, enfim uma loucura. Só visto em paralelo a quando da chegada dos hoquistas Vencedores do Torneio de Montreux em 1958.
Esta foi mais uma página de Ouro para o Desporto Moçambicano.
- João Santa Rita Filho “Tubarão”, está a residir em Guapimirim – Rio de Janeiro e tem recebido a visita regular do “moçambicano” – Francisco José Sá, também ele antigo atleta do GDLM.
- “Tubarão” deixou uma mensagem para toda a família moçambicana em particular do GDLM. Veja o vídeo seguinte:
“Tubarão” comemora hoje o seu 81º aniversário.
- Parabéns pelo teu dia! Que este novo ano de vida te traga saúde, realizações, alegrias e muitas surpresas boas. Aproveita cada segundo!
Feliz aniversário do BigSlam!
16 Comentários
Eduardo Bouçós
Esmael o Cirilo já faleceu há uns anos … infelizmente .
Já tantos foram …
Abraço
JOSE ALMEIDA ALMEIDA ALMEIDA
TUBA TUDO DE BOM PARA TI. E que faças muitos mais , e ainda estou espera da nossa fábrica de descascar a………. , como sempre me dizias. ABRAÇO ALMEIDA.
Ricardo Santos
Privei bons momentos com um.sr. chamado Luís Santa Rita Costa (Fly) que teria um irmão no Brasil que o visitou em maputo pouco antes de sua morte. Seria este Tuba? Abraço
Esmael Givá
Grande equipa de hóquei patins. No cumprimento do serviço militar estive e claro conheci o Carlos Pereira (Cirillo). Onde é que está este craque. Cumprimentos
Esmael Givá
BigSlam
Caro Esmael Givá, o excelente hoquista Carlos Pereira a que se refere, infelizmente já não se encontra entre nós, pois faleceu há vários anos atrás.
ABM
Tuba
Os Botelhos de Melo enviam um abraço enorme.
Tomané
Jose Abreu
Na minha vida posso esquecer mta coisa …mas os pavilhões cheios com uma claque como a q o Desportivo tinha e um ambiente de festa todas as noites num pavilhão esgotadissimo, nunca me vou esquecer, obrigado Tubarão pelo q nos deste durante todo aquele tempo com tanta alegria…
HAMIDE
GRANDE “TUBA” .ANTES DE MAIS RECEBA CALOROSOS PARABENS DO HAMIDE, (TEU COLEGA NA EQUIPA DE FUTEBOL DO DESPORTIVO). TIVE O PRIVILEGIO DE PERTENCER A EQUIPA DE FUTEBOL DAQUELA EPOCA, ONDE TAMBEM MILITAVAM O DAMUNE, JOAO ALBASINE SERGIO ALBASINE, IVO GARRIDO, CREMILDO, SALAZAR, EURICO CATOJA, PIMENTA, OLIVEIRA, ZE MARIA E, OUTROS. O TEMPO PASSOU E A MAIOR PARTE DOS NOSSOS COLEGAS JA NAO PERTENCEM AO MUNDO DOS VIVOS. FOI UMA FELICIDADE IMENSA EM SABER QUE APESAR DA SEPARAÇÃO, AINDA TERIA O PRAZER DE, PASSADOS 50 ANOS AINDA PODERIA ENVIAR-TE UMA MENSAGEM DE FELICITACAO PELA PASSAGEM DE MAIS UM ANIVERSÁRIO. SE FOR POSSIVEL REAGE A ESTA MENSAGEM. +258 844 196 196.ABRAÇO
JOSE CARLOS ALVES SILVA
Grande Tubarão, grande homem, grande atleta e desportista. Saudades do meu tempo, num tempo que nunca se deu valor. Abraço Tubarão
Nelson Antunes Abreu Barata
Grande Santa Rita Filho, parabéns pelos seus 81 anos. Ainda me lembro de alguns da grande equipa de futebol do GDLM. Arménio, Ahmad, João Albasini, Damune, Sérgio Albasini, grandes jogos do Provincial com Ferroviário, Sporting e Textáfrica.
Fui um dos primeiros infanto-juvenis do GDLM treinados pelo “Tubarão” á sua chegada a Moçambique.
Na equipa desse tempo sobressaiu um tal de Calton, que segundo penso foi internacional Moçambicano e penso jogou em Portugal no Atlético.
Fizemos um Torneio do Caniço onde só perdemos com a equipa dos sobrinhos do Pérides, o Zé Luis e o Jorge Silva que depois vieram integrar o futebol do SLB, onde penso foram internacionais por Portugal.
Mais tarde optei pelo Basket, mas, nunca deixei de ter um pézinho na bola, porque naquela altura fazíamos desporto o tempo todo, Atletismo, Hoquei, Volei, basket, futebol deonze e de salão e quando chovia, era ping-pong…
Belos tempos sem Smartphones…
Luis 'Manduca' Russell
Lembro-me bem do Tubarão. Às vezes, provavelmente porque eu era muito novinho nessa altura, confundia-o com um tal Fajardo, um futebolista do GDLM que tinha um MG cabrio british racing green, mas o Tubarão é inconfundível, muito devido à sua generosidade pessoal que o levou, entre outras iniciativas, a criar e liderar entusiasticamente uma claque para apoiar o Desportivo. Bem-haja, Parabéns e Kanimambo!
Carlos Oliveira
Um grande abraço de parabéns pelo teu aniversário, Tubarão. Carlos Oliveira Natação GDLM
Dulce Gouveia
Parabéns Tubarão!
Grande figura do Desportivo que, con o seu jeitinho, conquistou toda a gente……
Íamos convivendo nas alturas em que não tínhamos treinos nem provas, principalmente aos fins de semana, quando nos cruzavamos na piscina ou na esplanada e até no campo de basquete onde improvisava uma rede de voleibol para nos introduzir nesta modalidade tão popular no Brasil.
Não podia deixar de me lembrar da célebre claque nos jogos de hóquei e que foi transportada também para o campeonato nacional de basquete no mesmo pavilhão do Sporting.
Bons tempos passados!
Grande abraço, Tubarão !
Paulo de Menezes
Eu tambem fiz parte da escola de futebol, do Desportivo, fundada pelo Tubarao e Arlindo Tavares, eu comecei como gusrda-redes nos infantis-juvenis, mas depois ingressei nod juniores do Desportivo treinado pelo Cremildo e depois Serafim Batista. Fuu campeao Distrital e Provincial pelo Desportivo….saudades desse tempo….
Katali
Parabéns e abraço grande e famoso Tubarão. A minha memória deste gigante atleta Moçambicano-brasileiro, para além de sua carreira de sucesso no GDLM, tem a ver com o facto ter tido o privilégio de ser seu adversário num jogo de futebol de salão que aconteceu no ano de 1971 no Bairro do Fomento. fazia parte da famosa equipe TEAL Discos, com João Cruz e João Carlos, etc.
Nesse jogo fiz uma malandrice ao fazer uma “rata” ao grande Tubarão, o giro da brincadeira foi que ele foi-se a mim para dar a contrapartida e fê-lo com uma facilidade que arrependi-me da provocação sob pena de ser humilhado porque ele ao fazê-lo fez questão de se vingar e em simultâneo dar o subtil recado – “puto, não te atrevas…”.
Valeu, grande Tubarão!
Manuel Martins Terra
Recordo-me muito bem do João Santa Rita Filho, conhecido nos meios futebolísticos por “Tubarão “, que veio para o GDLM, e que fazia as delícias da miudagem com fintas estonteantes e que por vezes davam em golo. Fiz a cobertura de alguns jogos do campeonato distrital, e quando o Desportivo perdia, as fintas do “Tubarão “tornavam o desaire menos amargo.Na verdade ele era mesmo um espetáculo, dentro de outro. Lembro-me também dele nos momentos que antecediam os nossos treinos de basquetebol, quando aparecia para bater umas bolas e depois algum tempo para uns mergulhos na piscina. Era alguem que cultivava a amizade, como poucos. Deixou em todos com quem privou, grandes saudades. Parabéns pela comemoração dos seus 81anos, e que continue com muita saúde e boa disposição para distribuir com os amigos.