13 Comentários

  1. 7

    nino ughetto

    Depois que estou na reforma, jà visitei uns 36 Paises no mundo e uma desses Paises foi Macau..Terra Natal de minha esposa… Fiquei maravilhado com esse lindo “Pais cidade” as desenas de casinos ,uns mais lindos e mais ricos que outros,,edificios finos, restaurantes maravilhosos,,,,Tudo é lindissimo em Macau..

    Responder
  2. 6

    Manuel Martins Terra

    Excelente explanação histórica da ligação de Macau a Portugal, uma das relações marcantes da expansão maritima e das relações interculturais estabelecidas. Curiosamente, Macau passou por um posto comercial arrendado à China,contudo os portugueses passaram a assumir a sua administração, como se fosse uma colónia sua. A ligação de Macau a Portugal, iniciada no século XVI, duraria mais de quatro séculos, culminando com a transferência da sua soberania para a RPC, em 1999. Hoje é bom saber que o rico património implementado e a lingua portuguesa, continuam tão importantes para o progresso daquela pérola lá longe no Extremo Oriente.Parabéns, Manuel Silva por esta bela reportagem, sublinhada por fotos contagiantes.

    Responder
    1. 6.1

      Manuel da Silva

      Na continuação do elogio ao estimado amigo e ilustre colaborador do BigSlam – Manuel Martins Terra, eu venho agradecer-lhe uma vez que salientou a importância do rico património implementado em Macau. Vou alongar-me aqui e agora para falar em detalhe do Centro Histórico de Macau. Vejamos então:
      O Centro Histórico de Macau foi reconhecido como Património Mundial pela UNESCO em 2005. Este reconhecimento destaca a importância cultural e histórica da região, que testemunha a interação entre culturas oriental e ocidental ao longo de séculos de história.
      O Centro Histórico de Macau é um conjunto de espaços urbanos e monumentos que refletem a história da cidade como um porto comercial e um ponto de encontro de culturas.
      A área inclui:
      Monumentos históricos: Ruínas de São Paulo, Fortaleza do Monte, Igreja de São Domingos, Templo de A-Má, entre outros.
      Arquitetura: Combinação de edifícios de estilo português e chinês, como casas, igrejas, templos e espaços públicos.
      Importância cultural: O Centro Histórico representa a fusão de culturas, a influência do comércio internacional e a adaptação de estilos arquitetónicos.
      O Processo de Inscrição na Lista do Património Mundial: Após a transferência da administração de Macau para a China em 1999, o governo da Região Administrativa Especial de Macau, com o apoio do governo central, iniciou o processo de candidatura do Centro Histórico à UNESCO. Em 2005, o Centro Histórico de Macau foi oficialmente inscrito na Lista do Património Mundial, tornando-se o 31º sítio do património mundial da China.
      A Importância do Reconhecimento da UNESCO: O reconhecimento pela UNESCO não apenas valida a importância cultural e histórica do Centro Histórico de Macau, mas também impulsiona esforços de conservação e promoção do patrimônio. A inscrição na lista do Património Mundial ajuda a garantir a proteção, divulgação e preservação do patrimônio cultural de Macau para as gerações futuras.

      Responder
      1. 6.1.1

        Manuel Martins Terra

        Obrigado, caro amigo Manuel da Silva, por estes pormenores tão importantes e que enriquecem a cultura na região. Um cordial abraço do Manuel Terra.

        Responder
  3. 5

    joão santos costa

    Um “grande trabalho de pesquisa” do Manuel Silva sobre a história de Macau.
    Um belíssimo texto acompanhado com lindas fotos do que foi o grande Império Português.
    Parabéns ao autor.

    Responder
    1. 5.1

      Manuel da Silva

      Muito obrigado meu caríssimo amigo João Santos Costa! Vamos trabalhando agora “alguma coisinha” porque 36 anos já ninguém mos tira, bem como as obra realmente produzidas que deram para ajudar a crescer e enriquecer este pequeno território que já foi português durante mais de 400 anos. Porém, o nosso Samuel Carvalho tem mais umas surpresas para todos nós sobre a nossa presença em Macau. Ele vai lançar este tema por mais 3 vezes, se não estou enganado. Ficamos a aguardar! Bem haja meu querido amigo João Santos Costa!

      Responder
  4. 4

    2luisbatalau@gmail.com

    BELÍSSIMO TEXTO SOBRE A NOSSA HISTÓRIA EM MACAU. PARA BÉNS AO AUTOR QUER PELO ARTIGO QUER PELAS IMAGENS.
    OBRIGADO.
    ABRAÇO
    LUIS BATALAU

    Responder
    1. 4.1

      Manuel da Silva

      Caríssimo amigo Luís Batalau, muito obrigado pelo elogio ao trabalho aqui produzido por mim. Como disse atrás, vamos ter mais 3 lançamentos sobre o mesmo tema. Bem haja!

      Responder
  5. 3

    Samuel Carvalho

    Parabéns, Manuel Silva, por este belo artigo!
    Ler as tuas palavras é como abrir um baú de memórias partilhadas – Macau, Portugal, Moçambique… lugares distantes no mapa, mas unidos por uma herança comum e por uma saudade que nunca se apaga.
    Um texto que nos faz viajar no tempo e no coração. Que venham mais capítulos desta história lusófona que é também a nossa.
    Kanimambo!

    Responder
    1. 3.1

      Manuel da Silva

      Caríssimo amigo Samuel Carvalho tenho muito gosto de participar com um ou outro texto para o BigSlam que tu, tão bem organizas e diriges. Os meus Parabéns!
      Estou convencido que ainda vamos continuar a ler sobre Macau, pelo menos umas 3 vezes … espero que os nossos amigos não se cansem.
      Eu acho que não, pois que procurei trazer algo que vai surpreender muita gente.
      Assim seja!

      Responder
  6. 2

    A.J.Braga Borges

    Para quem tiver a NOS, e estiver interessado, na posição 220, tem a TDM- Macau, o canal televisivo.

    Responder
  7. 1

    Luis Russell Vieira

    Macau é único e, em certas zonas, até podemos imaginar que estamos em Moçambique, no Brasil, em Angola, etc. porque os nossos antepassados construíam, urbanizavam e embelezavam da mesma maneira em todo o lado (sobretudo até aos anos 70) – grande Povo, este, o Português!

    Parabéns ao autor pela bela reportagem – kanimambo!

    Responder
    1. 1.1

      Manuel da Silva

      Luís Russel Vieira! Estimado amigo o Sr. falou muito bem! GRANDE POVO O NOSSO.
      Agradeço-lhe e fico muito satisfeito pelo reconhecimento do meu trabalho.
      Bem haja!

      Responder

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

© BigSlam 2024 - Todos os direitos reservados.

error: O conteúdo está protegido.