“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 5 de Dezembro de 1949… Elarne Tajú Silva
Elarne da Silva Tajú, nasceu a 05 de Dezembro de 1949, em Lourenço Marques – Moçambique.
Iniciou a prática desportiva em 1966, no atletismo do CFLM.
Foi um das bailarinas da Associação Africana. De parceria com outras colegas suas, fez parte das dançarinas do conjunto de João Domingos. Os seus pais tiveram uma influência muito grande na atividade que desempenhou ao longo de muitos anos. Elarne acompanhava os seus pais aos bailes, às tardes dançantes e a outras atividades que eram desenvolvidas pela Associação Africana. Praticou ginástica aplicada. A dança veio depois, por influência de José Craveirinha. “Ele descobria as nossas capacidades e encaminhava-nos”.
Manda a verdade dizer que mesmo antes de frequentar a Associação Africana, Elarne, tal como as suas colegas, já gostava de dançar. Aprendia com os mais velhos, na época do canho ou do caju. Via como os mais velhos dançavam, em terra batida. Isso para ela foi um grande ensinamento. Esse ensinamento hoje, perdeu-se.
Nunca é demais recordar a parceria que ela estabeleceu com o seu marido, o saudoso Alfredo Caliano da Silva (Fedo). Quem se lembra por exemplo das atuações ao vivo nos programas de auditório do então Rádio Clube de Moçambique?
São memórias que ficam. É pena que hoje as pessoas, por razões de ordem vária, tenham deixado de frequentar os clubes para o exercício deste tipo de atividades.
Nos anos 70, a marrabenta conheceu uma enorme projeção quando a Produções 1001 começou a realizar as primeiras gravações e a organizar vários concertos. A sua difusão internacional deve-se à Orchestra Marrabenta Star, liderada por Wazimbo.
Elarne explica que em sua época a dança, sempre realizada com os pés descalçados, era aos pares e os movimentos seguiam os mesmos tanto para os homens quanto para as mulheres, que bailavam vestindo capulanas curtas, tops e lenços na cabeça. Sua irmã Madalena Tajú que também praticou atletismo, conta ainda que o nome marrabenta veio da junção da prefixação ‘ma’ com ‘rebentar’, palavra do vernáculo local para o movimento requebrado da dança, que desmontava o corpo em vários. “Dançava-se até se arrebentar”, conta rindo a ex-bailarina.
Com o passar do tempo, a marrabenta tornou-se um símbolo cultural nacional e uma referência da identidade moçambicana.
Na Associação Africana por exemplo era o encontro dos Calianos, dos Tajús, dos Albasinis. Era o sentido de família.
A Associação Africana que deu a Elarne tardes e noites de glória fica para a história. Acabou.
Veja o vídeo seguinte:
- Hoje Elarne comemora o seu 75º aniversário. Parabéns! Muita saúde e felicidades.
Fonte: Arquivo do BigSlam – Texto de João de Sousa adaptado
13 Comentários
Nino ughetto
Parabens, mais uma vez esse maravilhoso tempo acabou… As lagrimas veeme aos olhos, TUDO PASSA TUDO ACABA. nesse tempo eu era tào feliz ;;;tinha os meus pais e irmàos todos juntos, Os avos os tios e primos, todos em L.Marues… sem falar nas centena de amigos e conhecidos… Hoje. ?Nem quero pensar Nào tenho mais os meus pais, nem avos nem tios nem nada de amigos,todos todos desapareceram…,os meus irmàos cada um em seu novo Paiis… Estou so com a minha esposa, nada mais. é triste a vida quando se conheceu a vida cheia de alegrias de movimento de acontecimentos etc de L.Marques
josé carlos alves da silva
Sentidas condolências para toda Família. Descanse em Paz. Amém
jose Viana
Saudades de ir ver o meu pai jogar futebol de salão ao Malhangalene e depois passar no Tico-tico… dos sons africanos… do cheiro da noite africana, do cacimbo…
Saudades do pluralismo nas minhas salas de aulas, com gente de todas as cores…
Coisas que a péssima descolonização nos tirou, a africanos pretos e brancos…
Eduardo Castro
Parabéns!!!
roberto.woodcock@gmail.com
Elarn, parabéns e muitas felicidades.
Carlos
Tive o prazer de ter visto esse grupo todo a dançar marrabenta dado q fiz parte da AA desde os 6 a até aos 12 anos, fui dos mais pequenos na associação na ginástica. Parabéns 🎈 saúde e felicidades. Ainda tive o orgulho e prazer de na passagem de ano de 96/97 ter estado na companhia do Fedo e Elarne na mesma festa sem ter sido planeado. Abrassaum do “lilipito” minha alcunha no tempo da Associação Africana 🫶
Ricardo Quintino
Dia feliz e muitos mais e bons repletos de saúde.
João Santos Costa
Muitos parabéns por mais este aniversário, Elarne.
Venham os próximos com muita saúde.
Desejo-lhe a si e aos seus, um feliz Natal e um 2025 com tudo de bom.
Luis 'Manduca' Russell
Feliz aniversário, Sra. D. Elarne Tajú Silva. Se um dia nos encontrarmos vou sugerir respeitosamente que dancemos uma marrabenta. Sou jeitoso na marrabenta (entre outros estilos), mas ainda tenho muito para aprender. Hambanine por agora – muita sáude e longa vida!
Luiz Branco
Que saudades. Feliz Aniversário e a melhor saúde e tempo.
Carlos Jacinto
PARABENS à Elarne.
Muito obrigado por esta recordação daqueles tempos áureos
Brito Gouveia
Inesquecível! Muitos parabéns e desejos de saúde e felicidade para esta famosa e vibrante dançarina da nossa juventude em Moçambique.
LUIS BATALAU
PARABÉNS E FELICIDADES PARA A GRANDE ATLETA E BAILARINA. ABRAÇÃO