10 Comentários

  1. 6

    Adelino Carvalhana

    Na foto de 1962 “B1” Carvakhana, “B2” Teixeira

    Responder
    1. 6.1

      BigSlam

      Obrigado Adelino Carvalhana pela informação. A legenda já está atualizada. Aquele abraço.

      Responder
  2. 5

    Manuel Martins Terra

    Tal como afirma e bem, Carlos Hidalgo Pinto, o treinador Severiano Correia, era um técnico de ideias bem concepcionadas e de grande perspicácia, que muito provavelmente por indicação de algum cidadão da comunidade grega que adorava o futebol, segui para a Grécia onde mostrou os seus conhecimentos com mérito acrescido. Foi Severiano Correia, que vendo o saudoso Costa Pereira a jogar basquetebol e vendo a sua grande agilidade e e elevação, convidou-o para um treino da equipa de futebol dos ” locomotivas”. Costa Pereira, acabou por aceitar o convite e só depois é que tomou conhecimento que o seu lugar era entre os postes. A aposta de Severiano Correia, estava ganha e Costa Pereira, não escapou aos olheiros do SL e Benfica, onde veio a realizar uma carreira brilhante, tornando-se o unico guarda redes bicampeão europeu português, handicap que não me parece que alguém consiga superar. Ainda esteve em mais duas finais europeias , despedindo-se aquando do Campeonato Mundial de Futebol de 66.Nas fotos, recordo grandes valores do futebol moçambicano, sendo que alguns vieram para a Metrópole, caso do Abel e do irmão Zeca, o Jambane que ainda jogou na Sanjoanense, quando tiveram a passagem pela 1* Divisão, Brassard, Acursio, Artur e o promissor Marito que depois de 76, regressou a Portugal, e por cá continuou a jogar. Não me restam dúvidas, que o Baltazar e o Mombaça, tinham lugar de maior destaque no futebol. Aliás, ao que se consta Baltazar, só não veio para o Benfica, porque não quis abandonar LM. Acrescentar por fim, que o meu amigo Joaquim João, que infelizmente já nos deixou, firmou um compromisso com o Benfica em 1973, com o Benfica com a ideia do o fixarem ao lado do Humberto Coelho, contudo após a independência de Moçambique, gorou-se a sua vinda. Grande homem e grande atleta.Parabéns ao CFM, pelo seu forte contributo em prol do desporto moçambicano.

    Responder
    1. 5.1

      BigSlam

      Caro Manuel Terra, grato pelo teu excelente comentário que vem enriquecer a galeria fotográfica do futebol do Ferroviário L. Marques. Parabéns!

      Responder
  3. 4

    chyttollo boy

    Uma das fotos vem legendada como de 1967 e no fundo vislumbra-se a pira olimpica do Estadio da Machava (ex-Salazar). Penso que houve um equivoco, ja que este estadio foi inaugurado em 30 de junho de 1968.

    Responder
    1. 4.1

      BigSlam

      Caro Chitollo Boy, a foto é mesmo de 1967, foi tirada no ano anterior ao da inauguração do Estádio da Machava (30.06.1968), pois na época de 1967/68, o Abel Miglietti foi transferido para o Benfica de Lisboa. Aproveitaram as instalações do estádio para tirar esta foto com os troféus conquistados.
      De qualquer forma a observação é pertinente.
      Apareça sempre neste nosso “Ponto de Encontro!”.
      Aquele abraço.

      Responder
  4. 3

    Carlos Hydalgo Pinto

    Bem, cheguei a observar Luís Trigo Morais a jogar futebol, apenas na praia, pois ainda era muito jovem quando ele jogava no Ferroviário de L.M. Pelo que pude constatar, tratava-se de alguém que tratava muito bem a bola e com um excelente técnica, tendo também praticado basquetebol no seu clube de sempre, muito embora o F.C. do Porto fosse o seu preferido do campeonato nacional. O treinador Severiano Correia foi um pioneiro do futebol português, tendo sido o primeiro treinador luso a ir para o futebol grego, abrindo as portas a outros treinadores luso que posteriormente foram treinar equipas gregas. Entretanto, existia uma comunidade grega em L.M. que convivia bastante bem com as outras comunidades daquela cidade.

    Responder
  5. 2

    LINOMLSF@GMAIL.COM

    Na foto “1947-seniores, o B3 é o famoso “Costuras”

    Responder
    1. 2.1

      Esperança Monteiro Marques

      Muito obrigada por ter reconhecido o meu pai José Monteiro (Costuras). Um abraço. Esperança Marques.

      Responder
  6. 1

    Natália Morais Rodrigues

    Gostei muito de ver estas fotos, onde descobri em 1945 e 1946 o meu tio Trigo Morais, grande jogador e na foto do avião também estava o meu primo Gilberto Morais. Em 1963 descobri na foto um grande amigo o enfermeiro e massagista do clube José Campos. Recordar é viver. Obrigada

    Responder

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© BigSlam 2024 - Todos os direitos reservados.

error: O conteúdo está protegido.