7 Comentários

  1. 7

    Manuel Martins Terra

    Nelson Mandela, foi na minha opinião o politico mais influente que a humanidade conheceu.Homem de grande visão política ,que conheceu as privações da liberdade em prol da igualdade entre os homens,lutou pela libertação do seu povo e promoveu a reconciliação da nação sul-africana., Nelson Mandela, foi exemplar na governação, tentando sempre implementar a mensagem do que o futuro da África do Sul,passava pela necessidade premente das suas gentes darem as mãos,colocando de lado a cor da pele , crenças e questões culturais. Um homem que foi tolerante para os seus algozes, provando que as sementes do ódio geram o ódio. Deixou ao mundo, as bases fundamentais para que os políticos vindouros saibam interpretar os ideais do seu pensamento.Pena é que alguns se viessem a tornar fracos discípulos. O dia 18 de Julho será para sempre um marco na história da humanidade. Que Deus te tenha junti de ti , porque sempre foste um homem de fé. Obrigado Nelson Mandela, e enquanto formos vivos, jamais te esqueceremos

    Responder
  2. 6

    Paulo JF Craveiro

    Grande Madiba, entre grandes!
    “Afinal, se não posso mudar quando as circunstâncias o exigem, como posso esperar que os outros o façam!”
    (Nelson Mandela, enquanto Presidente da África do Sul)

    Responder
  3. 5

    Zé Carlos

    Acima de tudo, um grande ser humano.
    Sempre admitiu em termos pessoais, estar em constante aprendizagem e aperfeiçoamento da sua maneira de ser e de pensar devido aos desafios que a vida apresenta constantemente.
    Durante a sua vida antes do prisionamento e pós 1990, sustentou constantemente a necessidade de todos os diversos povos na A. do Sul trabalharem juntos em paz para alcançarem os mesmos objetivos comuns para se construir uma sociedade justa para todos, irrespetivo de cor da pele, crença, opinião política ou extrato social.
    Uma sociedade justa e democrática na qual é garantido um sistema independente de justiça que é protegido pela autoridade mássima, o tribunal constitucional que funciona completamente livre de interferência de governos e ideologias politico-partidárias. Até agora assim tem sido apesar dos severos assaltos ao sistema.
    Apontamento de um protetor público para receber e investigar reclamações sobre assuntos de corrupção, transparência e idoneadade de serviços e entidades públicos, pessoa essa sugerida pelo conselho do ofício do presidente e nomeada para o cargo com aprovação de 2/3 do parlamento.
    Segundamente, a garantia e proteção constitucional de “free speach” e a garantia de “free press” e journalismo independente. Essas garantias são acompanhadas de severas restrições e penalização ao incitamento insultuoso e de ódio racial.
    Em termos de evolução social, em primeiro lugar a dignidade humana, educação e saúde para todos.
    O direito de todos S. Africanos aspirarem a uma vida melhor numa sociedade humanística livre e aberta em que todos podem lançar “free enterprises” na qual existe o respeito garantido na constituição a propriedade privada.
    Esses fundamentos até agora teêm sobrevido, apesar do Pres. Jacob Zuma ter corrumpido a governação ao ponto da A. do Sul se ter quase tornado numa república da banana.
    Felizmente, devido à justiça e journalismo independente foi possível arrestar o ciclo declinante.
    Em 2017/18, quando os escândalos estavam já sem controlo, arrenbentou o Guptagate e veio ao de cima a capturação do estado por outros agentes corruptos.
    Daí em frente, a facção liberal do ANC em conjunto com os partidos de oposlção, conseguiram a deposição do Pres. J. Zuma.
    Vamos ver agora em diante, com a transparência conseguida se o legado de Nelson Mandela consegue impôr-se às forças oportunistas e corruptoras.
    Espero bem que sim, a A. do Sul e seus povos merecem.

    Responder
  4. 4

    José Luciano André Assunção

    Que mais poderei acrescentar ao que já foi dito sobre o grande homem e exemplar da humanidade. Recorda-lo com muita saudade pelo que fez e foi para um grande país. Recordemo-lo com muita saudade e rezemos por ele que bem merece.

    Responder
  5. 3

    Fernando Alves

    O maior político de todos os tempos.

    Responder
  6. 2

    Ana Maria Carrapichano

    Um grande homem, grande politico, defensor dos direitos humanos, da paz mundial e sempre sem odios, sem diferença de cor ou religiao. Descanse em paz Nelson Mandela.

    Responder
  7. 1

    José Rodrigues

    A par de Gandhi, uma das personalidades mais marcantes do mundo.

    Esta história do restaurante e outras que se passaram retratando os princípios deste ícone intemporal, são um legado que as atuais e futuras gerações deverão assimilar e ajudar a construirmos um mundo melhor mais justo e mais fraterno como ele ambicionou.
    José Miguel Rodrigues

    Responder

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© BigSlam 2020 - Todos os direitos reservados.