Lançamento do livro “OCEANOS” do moçambicano Luís Correia Mendes
6 de Abril em Oeiras
Luís Mendes nasceu em Nampula, mas foi na Ilha de Moçambique que viveu até aos seus 20 anos. Ficou imerso na cultura daquele pedaço de terra, que o marcou para sempre.
Nesta antologia poética, o autor mostra todo o amor que sente pela Ilha, à qual regressa sempre que possível. Pelas suas palavras, desfilam os sentimentos e as emoções que carrega à flor da pele.
Dono de uma sensibilidade única, que conjuga as suas raízes africanas e as suas vivências europeias, Luís Mendes traz ao leitor uma dádiva dos Deuses, transformada em palavras.
Biografia:
Luís Felipe Correia Mendes, nasceu a 24 de julho de 1949 em Nampula, Moçambique, tendo-se radicado na Ilha de Moçambique em 1954. Senhor de uma sensibilidade humana extraordinária, manifestou desde cedo apetência pelo conhecimento da língua portuguesa. A oportunidade de ter vivido 23 anos na Ilha de Moçambique possibilitou-lhe vivências únicas sob o ponto de vista sociológico e cultural. Estudou Sociologia no Instituto Piaget em Almada e Direito na UCM na cidade da Beira possuindo uma pós-graduação uma em Coaching através do Training NLPCINCTA.Porto. Trabalhou na Banca durante 42 anos tendo feito parte dos Quadros da CGD em Portugal, BCI em Moçambique, e ao Quadro Diretivo do Banco Único na Região Centro Norte.
Como poeta publicou em 2008 através da Leya a coletânea de poemas A Ilha de Todos tendo também contribuído na edição do livro Ilha de Moçambique na Alma dos Poetas de autoria de Paulo Pires Teixeira escrevendo o prefácio publicado também pela Leya. Em 2016 publicou a coletânea A Ilha Insólita.
Outras obras do autor:
A importância da Ilha de Moçambique no contexto da História Universal, representa a epopeia desenvolvida pelos povos que a habitaram mantendo hoje uma idiossincrasia única, fruto de uma forte personalidade da sua população, sendo que desde o Século XVI que o fenómeno da mobilização social se tornou um facto.
O objetivo da publicação desta antologia será importante, para que o nome da Ilha de Moçambique se enquadre no processo das sociedades digitalizadas, mantendo o sentido da sua imortalidade.
Tem sido neste lugar sagrado, que grandes poetas como Camões, Bocage, Craveirinha, Tomás Gonzaga e outros poetas da Língua Portuguesa se têm inspirado escrevendo os mais belos sonetos amorosos.
É nesta dança de palavras, e num período temporal que me expresso partilhando a cama onde me deito junto ao Mar, expondo o rosto da Ilha de Moçambique através da Poesia navegando através de palavras sem sons!
A Ilha dos Deuses é um extraordinário livro de homenagem a esse paraíso que é a Ilha de Moçambique.
Dotado de uma grande sensibilidade para a poesia, Luís Correia Mendes traz-nos poesia escrita com a alma de quem sofre saudades de sua casa.
Fernando Teixeira, também natural da Ilha, abrilhanta o livro com um pequeno conto.
Um livro imprescindível para quem conhece a Ilha, mas também para todos aqueles que não a conhecem, para que acreditem que o paraíso existe!
- Pode adquirir estes e outros livros do autor através da Wook, Fnac, Bertrand e de outras livrarias do país.
3 Comentários
correia.mendes.1949@gmail.com
Os meus agradecimentos um abraço Luis Correia Mendes
victor Manuel Quaresma
Simplesmente FABULOSO. O nosso Poeta da Ilha, faz-nos sonhar, reviver o nosso Sonho.
LUIS MANUEL ANDRADE RODRIGUES BATALAU
Também natural de Nampula e muitas vezes nas praias da Ilha de Moçambique, não vou ter oportuniidade de estar presente no lançamento do livro do
Meu conterrâneo. Felicidades e um abraço para o Luis Correia Mendes.