Moçambique – Dicionário do nome das localidades
(Iniciais começadas por C, D e E)
Cabora Bassa ou Cahora Bassa – Dentro do rio Zambeze e na zona da actual Cabora – Cahora Bassa, havia muitos rápidos na zona da garganta do rio e a população quando chegava a esta zona, encostava os barcos e gritava “Cahora Bassa” que quer dizer “acabou o trabalho” frase que na língua local o ciniungué / cinyungué /cinhungué / nhungué de Tete se pronuncia “Cahora Bassa” e acabava mesmo, porque daí para a frente o rio não era mais navegável, os portugueses mencionavam esta zona como sendo a zona das “Quebras Baixas” e David Livingstone por incapacidade de pronunciar, chamava-lhe a Quebra Bassa e os portugueses também começaram a chamar Cabora Bassa, lembre-se que David Livingstone foi cônsul inglês honorário na Zambézia.
Campoane – Vem de Camp One. Houve uma estação de captação e tratamento de águas, o concurso foi ganho por uma empresa inglesa que deu o nome de Camp One à primeira zona de captação e tratamento.
Catembe, Ka-Tembe ou Muthembu – O prefixo Ka ou Ca, aqui está como uma locativa ou advérbio de lugar, que neste caso quer dizer NO, portanto será “No Clã dos Tembe” “Nos Tembe” “No sítio dos Tembe” Tribo vinda dos lados um pouco acima de Inhambane e se estabeleceu no que hoje conhecemos por Catembe, esta zona sempre foi muito pantanosa e hostil para se viver.
Catuane – No tempo de Nguanazi, Catuane fugiu de terras de Licimba para terras de Movunha, onde fixou residência e tornou-se induna deste. Foi nomeado régulo pelo capitão Roque de Aguiar em 1908.
Chamanculo – Nome de um rei tribal de nome Lhamanculo.
Chidenguele – Quer dizer “monte isolado” em inchope.
Chiducuane – Chiduku, quer dizer “uma pequena moça” em inchope.
Chicualalacuala – Vem de chivuadja que quer dizer “codorniz”.
Chitengo – nome de um chefe tribal da zona do Gorongosa.
Chiveve – quer dizer “enchente da maré”.
Chocas – Praia no concelho do Mossuril, vem do macua “choca” que quer dizer lula.
Chongoene – Chongo quer dizer riacho, povoação de gaza que levou o nome do lago Ntchomgo.
Cussi – Quer dizer “sul” em Mogovolas, Nampula.
Dondo – Quer dizer “floresta, arvoredo denso, bosque espesso” também nome de uma árvore muito comum na Beira que o seu fruto se chama Tondo.
Dongane – Lago e lagoa em Inharrime, Inhambane, vem de tidingane que quer dizer mosca.
Estevel – Vem do nome do induna Estabel.
Fonte: Alunas Salesianas do Instituto João de Deus – Namaacha
Não perca as próximas localidades começadas pelas iniciais (G e H)