93 Comentários

  1. 69

    Carlos Galvao da Silva

    Predio Lousas e Carvalho, Avenida Diogo Cao, Alto-Mae (Predio do BNU)

    Responder
  2. 68

    Carlos dos santos

    Vivi na malhangalene na rua de faro o lado da cantina Perola da malhangalene procuro amigos Jorge pais,luis esteves Simon’s ,nelson, Maria Paula da conceicao Garcia tin has alcunha de Karina
    Andei estudar no instituto Verney

    Responder
  3. 67

    Jacinto Pereira

    Bom dia.
    Parabéns e obrigado, Samuel, pelo teu trabalho.
    Eu morei, em Lourenço Marques, na Paiva Manso, por trás do Cemitério e fui vizinho de um grande atleta, Crisóstomo Ferreira, tio do João Crisóstomo Ferreira. Também fui vizinho do Fernando e Jorge Manso. Vivia perto da minha casa o Vedor e os irmãos Rendas Pereira.
    Abraços

    Responder
  4. 66

    antonio Ughetto

    Nasci em 28/03/1943 na Missão Suiça- Alto Maé Cidade de Lourenço Marques em 1945 sei que morava na Av:Afonso de Albuquerque nº 15, a seguir na Av: 5 de Outubro (entre a Paiva manso e Av: manuel de Arriaga,, segue para Building da Capitania ao lado da Fortaleza N.S.Conceição bem em frente da Praceta Antonio Enes que ficava a sul da Praça 7 de Março, Seguiu-se o Prédio Glória bem a frente do estádio futebol do Ferroviário (onde esteve o 1º restaurante Marialva que mais tarde mudou para a Av:da República), de seguida fui para a Matola bem perto da Quinta das Rosas, voltei para L.M. Prédio Daúde 2º andar na Av: 5 de Outubro com a Av: Luciano Cordeiro, seguiu-se o Prédio Valente na Pinheiro Chagas (vazia esquina com a Av: General Machado, voltei para a Matola Bairro Fomento Rua Theodoro Martins, depois fui novamente para L.M. na rua Projectada a J.Serrão 1º:, Voltei para a matola Bairro SIAL (comprei com emprestimo do Montepio) regressei a L-M Av: 24 de Julho e a seguir Av: Augusto Castilho que entretanto mudou para Av: Vladimir Lenine e por fim fui para Av:Diogo Cão que alias já tinha outro nome. acabei por sair da minha terra a 23/04/1979 para nunca mais voltar (sinto saudades mas a vida é assim…)

    Responder
  5. 65

    Carlos Trocado Ferreira

    Onde vivi e onde estudei e trabalhei:

    1959- Nasci em Xinavane. Pai trabalhava no Chibanza e na Soc Ind Incomáti.
    1966- Andei na Escola Padre Alves Martins (vivi na Av de Lisboa em frente à tourada).
    1967- Travessa do Tiracol. Escola Cdte. Correia da Silva. Aluno da professora Alina Videira.
    1969- Escola Gen JJ Machado.
    1971- Bairro da Paróquia Matola. Escola Comercial Azevedo e Silva (Missão). Vizinho das Famílias de Adélio (?) Brandão (Func da Fazenda de LM, com duas filhas) e Pinto (Electricista, com duas filhas).
    1972- Escola Comercial Azevedo e Silva (24 Julho). Guarda-redes de Futebol de Salão.
    1974- Rua Brito Camacho. Clube Ferroviário de Lço Marques.
    1975- Breyner & Wirth Lda.
    1977- Metrópole…

    Responder
    1. 65.1

      Helena Mak

      1964. Morava na Rua General Botha. 784 ou 794. Andava na escola rainha Santa Isabel .

      Responder
  6. 64

    Fernando Lima

    Tomane’, uma vez mais, chapéu para a tua incrìvel memória. Só uns pequenos acrescentes. A rua do Sol viroi Carnaby Street doninada pelo Che. Mais acima viviam os irmãos Nogueira (o virtuoso Bébé) e na rua ao lado o Eduardo Dias (o pai fazia na cave o sumo de capiĺé da marca DX). Tenho que lembrar a Mita, irmã mais velha do Carlos Lisboa e a vizinha do primeiro andar a Haline. Na praceta estava a Isa, o irmão era viola solo de um conjunto que nao me lembro, ao lado a Candinha (namorada secreta do Ramalhito do Sporting), por cima do João Domingos e, do outro lado, a Anabela, que se suicidou com um tiro de caçadeira em Tete. Do lado oposto, ainda na Dadores de Sangue, o Sebas, grande pianista, aclamado depois num pub em Cascais. Mais abaixo a Eduarda e a Maria João, onde freuentávamos festinhas(bolos as meninas, cola-cola os rapazes).
    Mais abaixo na J Serrão, a casa do J. Russel, nem sabia que o pai era da oposição. O irmão tocava bateria nos Sombras (Shadows). Nesse segmento, as equipas eram bem fraquinhas e não nos davam luta. Ao contrário, mais para a esquina do talho Avenida, tínhamos renhidos rivais. Os irmãos Milhinos de Carvalho (Samuel e David), o Beto Joca, o Néne e o Cunha. Tb viviam aì as primas do Zé Carlos e do Rui de Miranda (as belezuras Eduarda e Gabi). Feiro notavel, fizemos um campo de futebol de raiz por detras do palacete do J. Russel. Em frente vivia o sprinter e basquetebolista do Ferroviario, Eduardo Noronha (mais tarde meu treinador no Benfica). Varias investidas nocturnas contra os pessegos da sua casa. O Noronha pegou me uma vez e levou me pela orelha ate’ minha casa. O meu pai ouviu o discurso irritado do dono do pessegueiro mas, quando a porta se fechou, embora um notório conservador, o meu pai não me puniu. Como que um incentivo à minha irreveréncia e rebeldia que continuo a cultivar até hoje. Hà 30 anos comprámos a casa da família Ribeiro dos Santos (esquina Péro de Alenquer e 31 de Janeiro), mais a casa da família Portugal e desenvolvemos a partir daí um dos mais sólidos grupos de media independente do país. O mediafax, a radio e o jornal Savana. Continuo a viver em Maputo.

    Responder
    1. 64.1

      Samuel Carvalho

      Parabéns Fernando Lima pela tua notável descrição da zona onde vivias (onde eu me incluo). Fico fascinado com a tua excelente memória de elefante… Grato por partilhares estas lembranças dos tempos da nossa infância/adolescência.
      Vai aparecendo por aqui pelo nosso “Ponto de Encontro!” e deixando os teus encantadores testemunhos. Por alguma razão foste considerado o melhor jornalista africano de língua portuguesa nos Prémios de Jornalismo da CNN-Multichoice de 2008!
      Aquele abraço.

      Responder
  7. 63

    Francisco Loureiro

    Olá Sr Araujo
    Conheceu alguém no colégio com o nome de Herculino Loureiro?

    Responder
  8. 62

    Nuno Vale

    Familia Feio Vale
    Rua General Botha , n. 51, Lourenço Marques

    Responder
  9. 61

    Rui

    Rua Herois de Marracuene 87.
    Vizinhos. Estacio Dias e irmao, Os irmaos Afo, Helder Rebeca, Liakatali, Nelson Carneiro, Makario, Ze Carlos….. e alguns mais que ja no estou bem certo nos nomes… Uma juventude que nas noites de verao se juntava nos passeios em frente das habitacoes e ate altas hoas ( no tempo de ferias escolares) se brincava a luz dos postes de iluminacao…. que saudade daqueles tempos de catraio….

    Responder
    1. 61.1

      Álvaro Damas

      Boa tarde. Conheci bem o Eustácio Dias e o Irmão Erenesto. Moravam numa vivenda da esquina do jardim. Morei 19 Anos por cima do Talho das vitórias, em frente ao jardim, na Rua Heróis de Marraquene. Gostava de ver a casa onde morei. Se alguém me conseguir enviar a foto do prédio atual agradecia. Tenho muitas saudades.

      Responder
  10. 60

    Ana Bela Ferreira

    Gostaria de saber de noticias de pessoal da Beira. Nós moravamos na Ponta Gêa, ao lado do grande Hotel. O meu pai era o Artur Ferreira do Caminhos de ferro, conhecido por Changai.

    Responder
    1. 60.1

      walekaya

      conheceste o Walter, o Sergio e a Vania? Os avos moravam ao lado do Grande Hotel e tenho os seus contactos

      Responder
      1. 60.1.1

        Ana Bela Ferreira

        Olá Walekaya
        Fico feliz e grata pelo retorno do contato. Esses nomes não me lembro deles, talvez não sejam da minha idade, tenho 56 anos. Nós morávamos na rua 27 de Abril, nº 1260, de costas para o mar, estávamos do lado direito do Grande Hotel. Como se chamam os avós?

        Responder
  11. 59

    Francisco

    O meu irmão Herculino Loureiro, estudou também no mesmo colégio do padre Valente.

    Responder
  12. 58

    Bernardo Montalvo

    Olá,
    Pois eu vivi desde 1958 na Avenida Augusto Castilho (hoje Vladimir Lenine), em frente ao café Miraflores.
    Tirei a instrução primária na escola Alexandre Herculano, em frente à Casa das Beiras e Cinema Nacional.
    Segui para a General Machado e posteriormente para a escola industrial Mouzinho de Albuquerque.
    Concluído o curso geral de mecânica prossegui para o instituto industrial na Malhangalene.
    Vim para Portugal em 1977 para terminar o curso, sendo que os meus pais ficaram por lá até meados dos anos oitenta.
    Ah e já me esquecia, por lá ninguém me conhecia por Bernardo, era simplesmente o Tó, porque o Bernardo Montalvo era o meu pai.
    Resido no Seixal, margem sul do Tejo, e faz hoje uma semana, encontrei um grande grupo de moçambicanos a almoçar no restaurante Piri-Piri na Trafaria.
    Não reconheci ninguém, eram todos muito “madalas” 🙂

    Responder
  13. 57

    Jorge Governa

    Vivi no prédio Miguel, do Nosso Café, na Pinheiro Chagas.
    Tinha grandes amigos que gostava de reencontrar: os irmãos Carlos, Zé e o cassila Luís; o Forreta.
    Eram os amigos das coboiadas, carros de rolamentos, das burras…

    Responder
  14. 56

    Manuel António Rato

    Morei no prédio Louro, na esquina da Diogo Cão com a Mouzinho de Albuquerque, no Alto Maé.

    Responder
  15. 55

    Ralha

    kanimambo

    Morei, até Março de 1974, na Avenida Latino Coelho.

    Responder
  16. 54

    eduardo silva

    Eu vivi entre 1970-1975 na avenida Pinheiro Chagas, mesmo em frente ao Dispensário de Santa Filomena, próximo do cinema Infante.

    Responder
  17. 53

    Maria Cristina Bettencourt Andersson

    Olá, vivemos na Polana de 71 a 72, eu teria uns 10 anos. Lembro-me de ir a Závora com uma familia Pata? Dois rapazes da nossa idade? Gostava de partilhar memórias dessa praia com eles, mas nunca mais ouvi falar. Na nossa rua talvez António Enes moravamos num prédio e havia acho que uma pastelaria em baixo. Fiz a primeira comunhão talvez naquela igreja que parecia um cone invertido? Aprendi a nadar em Lourenço Marques na praia. Acho que mais não me lembro.

    Responder
    1. 53.1

      fradias1@gmail.com

      Boa tarde Maria Cristina:
      Também estive nessa altura lá, ou melhor, regressei á metrópole em Jan de 1974, antes do 25 abril .Era da Marinha e estava no Comando Naval de Moçambique, um edifício grande na marginal, junto a (antiga) FIL. A igreja que refere é uma obra emblemática do arquiteto Nuno Craveiro Lopes. Também o meu filho fez lá o batismo em 1973. Está linda ainda, hoje mesmo recebi umas fotos e um vídeo de um filho de um amigo (já falecido) , que está lá em trabalho agora, e pedi-lhe para me enviar umas fotos. Por fora um bocadinho deteriorada, mas por dentro linda, acho que o mobiliário, ainda é do nosso tempo, digo isto porque tenho fotos do batizado do meu filho e comparei. Enviou-me um vídeo da igreja, mesmo linda O hotel Polana pelo menos a entrada está igual .Eu morava na Andrade Corvo , paralela à 24 de Julho e Pinheiro Chagas, junto à Escola, que não me lembro do nome. O meu filho nunca lá foi, mas acho que quer ir e então estou a recolher através deste meu amigo, alguns pontos que fizeram parte da nossa vida enquanto adolescentes/jovens, para visitarem. Tenho saudades desses tempos. A minha filha, que tem mais 2 anos que ele, , também nasceu lá, na maternidade do hospital da Universidade. Não se deve lembrar era muito nova. Felicidades.

      Responder
  18. 52

    Margarida

    Margarida Moita
    Eu morava na Rua Dionisio Ribeiro,é uma rua entre a 31 de Janeiro e Gomes freire.
    Estudei na Escola comercial Azevedo e Silva.
    Em 74 fomos para África do Sul e em 96 viemos para Portugal e estou a viver no Porto

    Responder
  19. 51

    Raquel Oliveira

    A minha mãe morava ao lado do antigo Externato Marques Agostinho, em Lourenço Marques. Alguém sabe a atual morada? Obrigada.

    Responder
  20. 50

    Assis Vaz

    Nasci na Beira em 1963 e morei no Maquinino. Frequentei a Escola Primária António Enes , Escola Preparatória B.Rebelo de Sousa e Escola Industrial até 1977.

    Responder
  21. 49

    mesquita@jmarianoengenharia.com.br

    Morei na Av. pinheiro Chagas em frente à Casa de Goa ate1972 e depois em 1973 no Prédio ao lado da Casa de Goa na mesma Av pinheiro Chagas e finalmente até 1975 na Rua Faro na Malhangalene ; Vim para o Brasil em 1975 onde moro em São Paulo
    frequentei o restaurante Saffari na 24 de Julho ,a pastelaria Princesa

    Responder
    1. 49.1

      Carlos dos santos

      Eu conheco o senhor eu sou filo do zeca ( Jose brites ) despachante na safmarine atleta famoso do Sporting

      Responder
  22. 48

    Antonio Pires

    Alguem do bairro da Coop Lourenco Marques? Eu era conhecido por Tomane. Rua Fialho de Almeida 19. Vivo em Bristol UK agora mas viajo muito.

    Responder
    1. 48.1

      Isabel Nicolau

      Olá! Eu vivi no Bairro da Coop PH4 6.º andar em 1969.
      Saudades

      Responder
    2. 48.2

      Carlos Pinho Cruz

      Tomané, também vivi na Coop, na rua Almeida Garret n° 30. Tu mora as por trás da casa do Ô-Ô, e a casa da frente da tua era a da Janete. Procura no FB por Carlospinhocruz, sou o Guta.

      Responder
  23. 47

    José Antônio mártires fonseca

    Zé Carlos, eu morava na Anchieta cruzamento com a j Serrão na casa de madeira e zinco em frente havia um sapateiro preto e no cruzamento estava um prédio alto por acabar , eu tinha um trnjoy um irmão o Eduardo Luís e vizinhos o Luís Antônio a Dalila a Clarinha e a zira que pertencia ao conjunto feminino lembras-,te?conheci também o Jorge que vivia aí na j Serrão que jogou futebol no ferroviario saudades.

    Responder
  24. 46

    Carlos

    Eu Carlos Silva, também trabalhei no Jaime Martins Nunes como torneiro e morei no Alto-Maé na Avª do Trabalho por cima de um café.

    Responder
  25. 45

    Rosa Rocha

    Eu vivi desde 1965 até 1978 na Rua de Aveiro, no prédio que pertencia ao meu tio José Mendes que vivia na Matola. Os filhos dele viviam na Polana o Nuno Mendes e Mário Mendes, o Nuno trabalhou na Spanos. O meu pai trabalhava na farmácia do hospital Miguel Bombarda. Muitas saudades da minha terra, mas não consigo encontrar ninguém da mesma rua onde eu morava…

    Responder
  26. 44

    Mário Rui

    Nasci em Lço Marques em 18/11/1945 e o meu pai em 5 Março 1921 meu avô foi para LM em 1899 com Mouzinho de Albuquerque para prender o Gungunhana. Como era voluntário quando as tropas vieram de regresso ele ficou em Moçambique.
    Vivi com o meu avô na Caldas Xavier junto ao pavilhão do Malhangalene depois na J.Serrão e por fim na Afonso de Albuquerque entre os Maristas e os Velhos Colonos..

    Responder
  27. 43

    Agostinho Natário

    Morei em 3 locais 1º Rua Latino coelho ( quase em frente ao jardim Dnª Berta Craveiro Lopes, depois na J. Serrão a 20 m da casa do Paulo Carvalho, e do Samuel,depois na Gomes freire em frente á casa Buchelato, depois na Av. do brasil, casa dos SMAE,depois no Prédio dos SMAE Av. Pinheiro chagas. Depois aconteceu o que não se esperava, e cá estamos de volta ao rectãngulo.

    Responder
  28. 42

    Sandra Guerra

    Olá chame me sandra guerra nasci em Moçambique vim de la com 13 anos em 1977. Meu pai chamava se luis guerra alguem conheceu ou lembra? Precisava saber o nome rua da nossa ultima residência e quem sabe falare me do meu pai. Obrigada

    Responder
    1. 42.1

      Assis Vaz

      Qual a cidade ?

      Responder
  29. 41

    Chande Puna

    Esse predio salvo o erro foi construido em 1972. Eu moro na Princesa Patricia proximo do Hotel Aviz e tambem estudei nos Maristas

    Responder
  30. 40

    João Manuel Couto

    Nasci na Missão de S. José de Lhanguene em 1949 e vivi em Lourenço Marques até 1969. Morei no cruzamento da Av. Andrade Corvo com a R. Fernandes da Piedade. Frequentei a Escola Correia da Silva e o Liceu Salazar. Refiro apenas os Amigos que eram vizinhos porque não quero esquecer ninguém dos (muitos) outros – da Escola, do Liceu, da Câmara Municipal, do Clube de Ténis, do Sporting Clube de Lourenço Marques. Foram meus vizinhos e sempre Amigos os irmãos Luís e Vítor Pegado, o Beto Santos Costa, os irmãos Ana, José e Noel Mendonça, o Barros, o Emanuel Gomes (RIP), Joaquim Bragança, os irmãos António e Constâncio Vaz, os irmãos Amado da Silva e Sérgio, os irmãos Ricardo, Guga e Sónia Cardiga. Muitas Saudades.

    Responder
  31. 39

    Júlio Sérgio

    Sou do Bairro Popular da Malhangalene estudante da Escola Padre Alves Martins.

    Responder
  32. 38

    Marília Manuela Ventura Nunes Marques

    Em Lourenço Marques, vivi até 1964 na Rua Alfredo Keil. Entre 1964 e 1967, vivi na Av. 24 de Julho em frente à JOC, perto da Casa de Trás-os-Montes e da Escola Industrial.

    Responder
  33. 37

    Baltazar

    E eu morei no prédio que tinha as traseiras para a Saipal até 71 depois mudei para a 24 de julho por cima da Robbialac

    Responder
  34. 36

    Maria Rosario Pires

    Olá Inácio tenho vários amigos em Braga e tenho lá ido várias vezes, sei de algumas pessoas do prédio ,dos teus vizinhos de baixo, da Detinha com quem continuo comunicar. Tens Facebook ? Eu estou como Rosário Pires.

    Responder
    1. 36.1

      Inácio PereiraAnjos

      Olá Rosário:
      Fico muito feliz pelas informações que forneceste.Estive em Moçambique há 2 anos onde pude finalmente reviver “velhos tempos” e inclusivamente revisitar o local onde morámos.Terei todo o prazer em contatar contigo embora não use as redes sociais.
      Sugiro outra forma (e-mail ou Whatsapp).
      Que achas?

      Responder
      1. 36.1.1

        Maria Rosario Pires

        Ok. Inácio , o meu e-mail é mrosarioapires@gmail.com.
        Beijinhos,ú

        Responder
        1. 36.1.1.1

          Inácio Pereira Anjos

          Ok.Kanimanbo Rosário.
          Vamos poder ,tranquila e pormenorizadamente,relembrar as peripécias da nossa juventude “laurentina”.
          Podes contatar pelo seguinte endereço:
          inacioanjos@sapo.pt.
          BJS.

          Responder
  35. 35

    Vasco Sousa

    Eu morava na Av. Brito Camacho em frente ao restaurante Bico Dourado e passava 80% do meu tempo livre no Desportivo de LM a jogar basquete.
    E estudei no Liceu Salazar.aActualmente vivo em Coimbra

    Responder
  36. 34

    Dimas J.P. Rodrigues

    Olá Boas … onde param os Muleques que paravam na pastelaria CHILENA , o primeiro propriétario foi o Sr Batista e depois o sr Virgilio, situado em frente da ASSOCIAÇÃO AFRICANA e do Cinema SÂO MIGUEL no ALTO MAÉ.

    Responder
  37. 33

    Ana Maria Rebelo .

    Na Rua Guerra Junqueiro a rua do Museu Álvaro de Castro . Não havia nenhum nome de dinho sonante que me lembre…

    Responder
  38. 32

    Antonio Jose Correia de Almeida

    Eu morava na Avenida Paiva Manso no prédio Fonseca no 6º Andar,no rch existia um stande de automóveis da marca Mazda.Existia também no exterior do prédio um reclamo da Suzuky.As Varandas do apartamento davam para a Av .Pinheiro Chagas.

    Responder
  39. 31

    Tony

    O meu pai era Gerente da Lourenço Marques Forwarding por muitos anos até 1965 se me lembro bem. Sou Toy dos Santos e tínhamos conhecimentos no Lingamo

    Responder
  40. 30

    João Araújo

    Vivi em Porto Amélia e raras vezes fui a Montepuez. Ficava na casa do Sr Cunha Alegre, e visitava um amigo do meu Pai, o Sr Granjeia. Estudei em Porto Amélia até 1971, no Colégio.
    João Araújo

    Responder
  41. 29

    Armindo Almeida

    Eu vivi no alto Mae rua estacio dias trabalhei no Jaime Martins Nunes convivia pro cafe no Restaurant Vila Franca sai de Lourenco Marques em 76 no Ultimo comboio com o Cequeira e Serafim. Pra Rhodesia Salisbury onde encontrei me com Manuel Goncalves tambem do mesmo sitio alto Mae agora vivo Na Botswana Gaborone.

    Responder
  42. 28

    ue

    Vivi em Lço Marques, Av. João de Deus, 1277-2ºD. Trabalhei na Price Water House e tive vários companheiros/as de trabalho. Busco a Fernando Jesus e à sua irmã Veleda, filhos do Sr Jesus que trabalhava na Shell. Se alguém sabe algo, agradeceria a informação. Um saúdo e um abraço a Bigslam

    Responder
  43. 27

    Gilberto Borges

    Eu morei ma Chicoa, no Fingue e no Songo entre 1958 e 1964, no Distrito de Tete

    Responder
  44. 26

    Francisco Barbosa

    Verifico pouca informação de pessoas que viveram na cidade da Beira

    Responder
  45. 25

    Luís Mata

    Morava no prédio do BNU no Alto Maé e com um grupo de amigos na esquina em frente, conhecidos como os amigos da Esquina da Mobilarte. Aí nos reuníamos todos os dias – Tareco, Chico Bife, Poitvan, Henrique Nunes, irmãos Galvão, os Pissarros e tantos outros, ligados ao desporto, basquetebol, atletismo e futebol de salão com a equipa da Mobilarte. Podem ver caras e imagens no Facebook- Esquina da Mobilarte.

    Responder
  46. 24

    José Manuel

    Nem me lembrava mais que tua mãe trabalhou no Fabiao do Alto Mae.
    Bjs e saudades para todos

    Responder
  47. 23

    Acis Fins

    Rua do Telégrafo nº 31 1º andar, morava no R/C o jogador de Basquetebol Carlos Alemão, eu era miúdo (10 anos) mas recordo-me.

    Responder
  48. 22

    Helena Barreira

    Morava perto, na Afonso da Albuquerque, em frente à Escola Industrial.

    Responder
  49. 21

    Zé Carlos

    Vivi os primeiros 13 anos da minha vida na Av. J. Serrão a meio do quarteirão situado entre a A. Castillo e Anchieta. A casa é em frente da rua sem saída. Por cima morou a Zéza Ribeiro muitos anos. Na casa ao lado cima as irmãs Gabi e Eduarda Correia Mendes a seguir eram dois irmãos, Pedro e Luis se não me engano, lembro que o pai estava na SONAREP.
    Na casa do lado de baixo o Zé João filho do maquinista dos CFM. Mais tarde em finais de 76, a minha mana Nela e eu cruzámo-nos com ele em Seia, Serra da Estrela e depois numca mais o vi.
    Do outro lado da rua a Graciete a Teresa os irmãos Carvalho, os irmãos Miranda, dos quais se destacam como grandes amigos e companheiros de crime, o Bébé e o Zé Mário, que tinha a mania que era o lidér do gangue… e a Maria do Céu da loja do sapateiro. Na rua sem saída a Alexandra Sampaio, o Pitocas, o Bino madeirense.
    Uma casa abaixo do outro lado da rua, tinha o Luis e irmão Fernando que me pregou uma rasteira traiçoeira a ir para casa quando vinhamos da Escola João Belo que me levou ao Miguel Bombarda para levar 8 pontos no interior da bochecha… Até a demolição das últimas casa de madeira e zinco do meu lado, os passeios á frente ainda tinham terra nos passeios… Jogar a bola, berlinde, paulito, ao ringue, cowboys e Indios, etc nos passeios era o dia a dia. Depois foram-se as casas velhas e fizeram-se os predios novos entre 69 e 70 e com isso passeios acimentados qué davam grandes pistas de carros de rolamentos.
    Depois veio gente nova para o bairro, conheci a familía dos construtores, os filhos e as filhas, durante os acontecimentos de Setembro de 74, os filhos do construtores estavam na tropa e vieram proteger o quarteirão com um destamento de camaradas. Na Joaquin Araújo fiz um grande amigo chamado Jorge, o pai era despachante oficial e viviam num prédio na 31 de Janeiro antes de chegar a Casa das Beiras, Cinema Nacional. Em finais de 74 fui para a rua da Igreja e passados uns seis meses para a Andrade Corvo, com vista para o Prédio Funchal e a Catedral.
    Do meu prédio fiquei a conhecer o jovem Sr. Alves, préviamente da Guérin, vi que arranjava carros no quintal da casa dos pais e depois lá o fui chatear para me deixar ajudar nas mecânicas, e assim foi, depois das aulas na Escola Industrial Mouzinho de Albuquerque, lá ia eu ajudar a desmontar motores, lavar peças e aprender alguma mecânica. Era tão bom naquilo que ele até me pagava por semana.
    Durante os regulares tiroteios depois da independência, o terraço do meu prédio era uma plataforma preferida do pessoal da Frelimo para disparar metralhadoras contra os aviões e helicópetros do Ian Smith e P W Botha.
    Emfim… Já lá vão 44/45anos e a memória começa a faltejar.
    Sei que conheci maningue malta porreira e também um ou dois grandes sacanas. Faz parte da .

    Responder
    1. 21.1

      Maria de Lurdes

      Bom dia, eu tambem vivi na J. Serrão entre 1951 e 1965. Nasci na Maternidade do Hospital Miguel Bombarda em 1951. Linda cidade, belas praias. Estudei em Johannesburg e Rodésia. Linda cidade. Nunca mais lá voltei. Enfim, tudo acaba. Fique bem.

      Responder
  50. 20

    jose manuel abrantes vieira

    eu vivi em Nampula ao lado da escola roberto ivens estudei na escola comercial e industrial neutel de abreu trabalhei nas oficinas da aeronautica civil depois vim para portugal com 18 anos

    Responder
  51. 19

    António Manuel

    Vivi no bairro do Jardim, rua das Acácias, junto ao jardim zoológico Lourenço Marques. Frequentei a escola primária do bairro até ao ano lectivo 72/73, depois a preparatória 73/74 na General Machado de LM.
    Já é vasto o nome dos meus amigos do bairro derivado de ser muito novo, mas lembro do João do prédio ao lado, do Manel que o pai era camionista e foi abatido pelos guerrilheiros moçambicanos, eu era conhecido por Tómané

    Responder
  52. 18

    Adelia Pinto

    Cruzamento da Augusto Castilho com a Pinheiro Chagas. Por cima do Arco Iris e Pandora

    Responder
  53. 17

    Dinis Marques

    Morei na Pensão Valente, ao lado do cinema Infante e depois fui morar para o prédio Valente, na Av. Pinheiro Chagas… Era frequentador da Pastelaria Suíça, café do Infante, Ponto Final, Águia de Ouro, etc…Em fins de 70 fui para a tropa e voltei a LM em 1974, em 1975 foi a independência e deixei de ver os habituais amigos.

    Responder
    1. 17.1

      Maria Rosario Pires

      Fui amiga dos donos da Águia d’ Ouro e frequentava a casa deles e a cervejaria, perdi-lhes o rasto e não soube mais nada deles. Gostava de reencontrá-los se ainda forem vivos e principalmente a filha, a Lena de quem fui grande amiga.

      Responder
  54. 16

    OscarAfonso

    Eu morei na malhaganene perto da igreja das vitórias por cima de uma casa de fotos, os meus amigos eram César, Jorge Afonso, José Afonso, Cristina Bettencourt, se alguém sober da Cristina digam-me alguma coisa os outros já tenho contacto deles, oscarafonso@live.com.pt

    Responder
    1. 16.1

      Anabela

      eu tb morei nessa rua e conheço as pessoas k menciona e acho k o sr

      Responder
    2. 16.2

      Cristina Bettencourt

      Olá Oscar, chamo-me Cristina Bettencourt e morei na Polana de 72 a 73, acho, mas tinha uns 9-10 anos e lembro-me de muito pouco, só de uns primos Forjáz. Seria eu que conhecia? Estou no Linkedin se fosse eu, sou Bettencourt Andersson agora

      Responder
  55. 15

    Luiz Simões

    Av 24 de Julho, entre o restaurante Safári e a pastelaria Princesa Patrícia, num prédio de 20 andares. E estudava nos MARISTAS.

    Responder
  56. 14

    Maria Luisa Ramalho

    Em 1959 rumei a Moçambique com meus irmãos para viver em Montepuez com o nosso pai,..Ali vivi até 1975 onde fui muito feliz, tinha as minhas amizades que com o 25 de Abril cada qual foi para seu lado. Casei tive duas filhas que nasceram em Porto Amélia, depois fui para Tete onde trabalhei na Ceta,. Companhia de Engenharia, ai tive um filho e passados 4 anos fui para o Maputo, também aí me nasceu o quarto filho, vivi na av. Josina Machel, Em 1983 regressei definitivamente a Portugal…. Em Montepuez vivi no Bairro Sanina, nas casas da Sagal….. Meu Deus como tenho saudades desse País…….

    Responder
    1. 14.1

      Francisco Loureiro

      Eu nasci em Montepuez e vivi lá entre 1956 a 1968, morei no bairro Nepara, suburbio. Meu pai, Eduardo Loureiro era camionista.

      Responder
  57. 13

    Jorge Araújo

    Av : Afonso de Albuquerque no Alto Maé e mais tarde por cima da Pastelaria Suiça na João de Deus com a Pinheiro Chagas amigos o pessoal do Basquetebol do Benfica de LM , do Futebol do 1º de Maio e da equip+a de futebol de praia designada por Trutas

    Responder
  58. 12

    Fernando Costa

    Morei na Estrada do Zixaxa no Alto Maé, a rua de cima é a Irmãos Roby (perto da Padaria Serrano) até aos 11 anos, -amigos o Abraão, o Toneca, o Antonino Batalha, o Rui Calrão, o Bebé, (eram mais velhos) o Victor, a Raquel, a São,a Isaura, o João; depois fui viver perto do Bairro Fajardo pouco tempo, rumando com cerca de 12 anos para a Rua de Lindemburgo n° 26A ( antiga saída para o Transval) os amigos eram muiiiiitos o Eduardo Alexandre, a Isabel, o António, o Valentim, a Margarida, a Fátima, a Deolinda, o Joca, o Manuel, a Ilda Palminhas e irmão….
    Aos 20 anos fui para o Rua Neutel de Abreu, perto do Hotel Santa Cruz. No lado oposto atravessando a 24 de Julho era a Alfredo Keil onde viviam o Jorge Larsen ,a São Larsen, o Fernando Larsen e creio que o Jorge Faria, mais acima ao pé da Pastelaria Princesa morava o Carlos Alberto, a Paulinha, perto também o Domingos, o Rui Tavares que moravam relativamente perto da Pastelaria Cristal ( um dos sócios gerente (o outro era Sr Balas) era o meu padrinho Bernardino Ferreira, e as filhas são a Amandine e a Anabela.
    Por último morei na Av J Serrão perto do consultório do Médico Dr Farrajota Ramos, aí morava com os pais o Zé Vilhena (Cte da TAP já reformado…..
    Depois com 23 anos deixei a minha Terra e vim para Algés….

    Responder
  59. 11

    Alexandre Galvão

    Eu morava por cima da Soluz.
    Esquina da Paiva Manso e Afonso de Albuquerque em Lourenço Marques.

    Responder
  60. 10

    Alfredo Oliveira

    Malhangalene Largo do Alentejo de 1955 até 1965…

    Responder
  61. 9

    Manuel da Silva

    Começo por declarar aos meus estimados amigos que nunca fui desportista, com muita pena!
    Certo dia julgando que poderia ser alpinista subi à Cabeça do Velho em Vila Pery (actual cidade de Chimoio, na província de Manica) e o resultado foi que achei que era desporto para maduros. Como estava saturado de Vila Pery (digo minto eu!), pois que vivia lá desde o início dos anos 60 resolvi rumar à Beira, deixando no Chimoio amigos tais como Manuel Pedro de Magalhães (Hosp Cruz Verm Port), Manuel Gustavo Santos Costa, imãos Henriques, Felício Zacarias, Alves Gomes, Aniceto dos Muchangos, etc.
    Na Beira (de 1968 até 1971), gostava de passar os dias no IICB (a estudar, que remédio!), onde conheci o Teixeira (já o vi por aqui no BigSlam), o Mota Duarte, o Grilo Claudino, o Jakan, o Humberto, o Tamagnini (Néné), o Ribeiro, o Antonino Melo e o Shéu (este morava na minha rua), Hernâni Domingues, etc.
    Vivi primeiro na Rua de Cabo Verde, depois passei para a Comandante Gomes de Sá, e finalmente para uma vivenda sita na rua principal a caminho de Matacuane próxima do IICB, Escola Com e Ind Freire de Andrade e do Liceu Pero de Anaia.
    Em finais de 1971 viajei através da DETA até LM e gostei tanto dos(as) laurentinos(as) que me empreguei na DETA e passei a residir, primeiro, na R. dos Aviadores, depois na 24 de Julho (zona da Polana, Galito, Piripiri, Cristal, Escola Comercial, Museu e Liceu.
    Em meados de 1972, quando fui obrigado a ir para a recruta, escolhi viver num prédio (Funchal) algures junto à Catedral, Manuel Rodrigues, Praça Mouzinho, RCM e Bico Dourado, e a minha praia era algures junto ao Miramar e gostava de ir ao Monumental e ao Scala.
    Retirei-me de Moçambique em 1980 (20 anos depois da minha chegada) e vim trabalhar e acabar o meu curso em Coimbra, onde resido.
    Normalmente os meus amigos em LM foram os mesmos que eu tinha conhecido em Chimoio e na cidade do Chiveve a juntar àqueles que também conheci em LM.
    Obrigado ao BigSlam por esta oportunidade!

    Responder
    1. 9.1

      Manuel da Silva

      […] onde conheci o Teixeira (já o vi por aqui no BigSlam), o Mota Duarte, o Grilo Claudino, o Jakan, o Humberto, o Tamagnini (Néné), o Ribeiro, o Antonino Melo e o Shéu (este morava na minha rua), Hernâni Domingues, Ratinho, Luis e Tonito Almeida etc.
      Vivi primeiro na Rua de Cabo Verde (Esturro), depois passei para a Comandante Gomes de Sá, e finalmente para uma vivenda sita na rua principal (R. Alfredo Lawley) a caminho de Matacuane (zona do Esturro) próxima do IICB, Escola Com e Ind Freire de Andrade e do Liceu Pero de Anaia […]

      Responder
    2. 9.2

      Maria Leonor Correia de Matos

      Eu vivi na R. did Abusadores, 197 em LM, em frente ao Núcleo de Arte.
      Nasci na Matola, nas casas da Shell. O meu pai era Director da Shell. Deixei Moçambique em 1967.
      A minha Tia foi Conservadora do Museu de História ao pé do Liceu Salazar.
      Estudei na Escolar Rainha Santa Isabel.
      Voltei lá recentemente para matar saudades. Saí de lá com ainda mais saudade. Leonor Correia de Matos

      Responder
  62. 8

    Carlos Costa

    Rua das Trepadeiras, Bairro do Jardim.

    Responder
  63. 7

    Tomané Alves

    Nasci na Casa de Saúde da Maxaquene e daí segui para a R. do Mondego, algures na Malhangalene. Seguiu-se a J. Serrão 26, 1º Esq … mesmo em frente a Rua do Sol onde, além das intensas futeboladas, do Basket e do “Hóquei” (só de stick) no passeio em frente (o da D. Ilda), uma das brincadeiras preponderantes eram os jogos do “Paulito” e do berlinde às 3 covinhas ou à parede, está visto que o meu passeio era de areia). Por fim, aos 14 anos, fixei-me na Pêro de Alenquer 706, 2º … junto aos SMAE, com vista para o terreno dos depósitos (?). A morada das brincadeiras virou-se para a Dadores de Sangue e J. Serrão – em frente à casa do Teixeira (Fernando Lima) onde o muro da casa do “puto” Jorge (que morava no 3º andar) era o ponto de conversa – e muito também para os seus arrebaldes que íam desde a Cada das Beiras na 31 de Janeiro ao recinto de cimento do SCLM, passando pelos campos de mini-basket da Escola Primária Rebelo da Silva (o bom do Armando sensível aos n/pedidos de ocupação) e Basket do colégio “Os Maristas”, pelo clube “Os Naturais” na 24 de Julho (Smarta e ???), pelo terreno de areia do SNECI (campo de Ténis) e pela Praceta de Dio na Latino Coelho.

    Os amigos “residentes” foram e são tantos que corro o risco de me esquecer de alguém. A “concentração” foi variando com os tempos, mas todos inesquecíveis: Zé Alexandre Russel, os malogrados Mário António Piliquito e seu mano Tonito, Wilson F. Reis (Pensão Pombalense na P. Alenquer … pertinho da esquina com a J. Serrão), Fernando T. Lima, Daniel (careca), Ilídio, Zé Carlos Miranda e seu mano Rui (o “minúsculo” … o único Belenense que conheci), Fernando (um dos dois que conheci como únicos adeptos do 1º de Maio), João Domingos, Vitor Valério, Jójó, Jorge e o seu pequenito irmão, Carlitos (Carlos Lisboa), Mário (que no Carnaval perguntou na mercearia do Patel – esquina da R. do Sol com a J. Serrão – quanto custava uma “bomba de escudo”, Vitó, Rui Jorge e o mano Fandoca (puto que sem saber nada do tema nos ganhava no n/Totobola interno), Alfacinha (sardento até dizer chega), Fernando Cantinho e o irmão … e tantas manas, ou sem ser manas, menos ou nada participativas, mas muito apreciadas :). A todo este núcleo (desculpem os que ficaram esquecidos e que não deviam ter ficado) somam-se as junções adjacentes e que, em sentido descendente da J. Serrão, capturam o escrito do Samuel Carvalho. E já lá vão 46 anos de SAUDADES!!!

    Responder
  64. 6

    Hélder

    Externato Sá da Bandeira, Paiva Manso, Lourenço Marques, Paiva Couceiro

    Responder
  65. 5

    Adelia Maria Veiga de Albuquerque Pinho Martins

    Adélia Maria Veiga de Albuquerque de Pinho Martins

    Responder
  66. 4

    Ana Fialho

    Até aos 10 anos morei no Lingamo e frequentei a escola primária da Matola. Em LM morei 1° na Av. Diogo Cão e depois na Av. Paiv de Andrade e frequentei o Liceu António Enes onde fiz grandes amigos e onde conheci o meu marido.

    Responder
    1. 4.1

      mariamachinesilva@outlook.pt

      Lembra-se de alguem do Lingamo???

      Responder
  67. 3

    Inácio Pereira Anjos

    Morei na antiga Av. Augusto Castilho,no prédio n.275 (fazia esquina c/ a rua de acesso à antiga Igreja das Vitórias ) em frente aos Novos PHs da COOP.

    Responder
    1. 3.1

      António Barbosa

      Morei na rua Coimbra num largo que tinha umas mangueiras

      Responder
    2. 3.2

      Maria Rosario Pires

      Olá Inácio, não sei se te lembras de mim , sou a Rosário irmã da Fernanda, fui tua vizinha no mesmo andar. Lembro- me bem de ti ,um grande aficionado do basket, ameaças sempre com o Vitinho. Onde te encontras agora ? Eu vivo na Parede.

      Responder
      1. 3.2.1

        Inácio Pereira Anjos

        Olá Rosário.
        Claro que me lembro bem de ti…
        Presentemente resido em Braga.
        Está tudo bem contigo?
        Sabes algo da “malta” que vivia no prédio?

        Responder
  68. 2

    José Luciano André

    Estive em Namialo, Alto Molócue`, Namapa, Nampula eu iltimamente na Rua João Massablane, na Malhagalhene – Lourenço Marques

    Responder
  69. 1

    Vitor Manuel de Sousa Teixeira

    Eu morava em Lourenço Marques no Largo José Albasini, no Alto Maé. Tinha como amigos o Manel, mais tarde encontrei-o na Suazilândia o outros 2 irmãos, o Varito e o Luís? O meu pai trabalhou na Auto Reparadora e mais tarde no Entreposto. A minha mãe na Casa Fabião da baixa e mais tarde na do Alto Maé. Fiz natação no Desportivo e mais tarde vela no Clube Marítimo.Fiz a primária no Externato Sá da Bandeira, a preparatória na General Machado e o 3º ano no Liceu António Enes. Em 1974 saí para a Suazilândia e em 76 vim para Portugal, para o Porto onde agora resido na Sra da Hora.

    Responder

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© BigSlam 2024 - Todos os direitos reservados.

error: O conteúdo está protegido.