Reencontro na Figueira da Foz de antigos basquetebolistas “moçambicanos” que atuaram no Ginásio C. Figueirense
No passado dia 1 de julho, estiveram na Figueira da Foz dois antigos atletas de basquetebol oriundos de Moçambique e que também defenderam as cores do Ginásio Clube Figueirense na década de 70.
São eles Rui Miranda e Rolando Vanzeller
Este foi o pretexto para um almoço convívio, para comemorar este reencontro. O local escolhido foi o Restaurante Tás CÁ Dentro Gastro Club, situado na Rua dos Pescadores em Buarcos,
O Restaurante Tás Cá Dentro Gastro Club, tem como proprietário José Cardoso “Xepa” à direita na foto e um fã incondicional das célebres equipas do GCF dos anos 1976/77/78, na altura com cerca de 11 anos de idade…
Este restaurante tem várias especialidades da casa, mas a opção de todos os convivas foi: Massada de peixe com gambas e depois um cozido à portuguesa com todos os matadouros… que estavam divinais! As entradas estavam excelentes e para todos os gostos – couverts de queijo cabra e azeitonas, amêijoas à bulhão pato
e camarão ao alho
acompanhado de um Vinho Branco Bacalhôa e depois para remate final um Vinho Tinto Cartucha, vinhos estes gentilmente oferecidos pelo Eurico e Rolando.
Foi bom presenciar que no jogo da “faca e garfo” todos estavam em grande forma!
Foi um almoço onde se reviveram estórias antigas em particular as vividas na antiga sede do GCF, muitas delas de “partir a moca a rir”, dignas de serem perpetuadas num livro.
Aqui fica o registo de todos aqueles que viveram no sótão da sede do GCF, situada na Avenida dos Combatentes – Figueira da Foz.
- Samuel Carvalho
- Luis Dionísio
- António Almeida
- Eustácio Dias
- Eurico Dias
- Carlos Rodrigues “Bélico”
- Luis Magalhães
- Henrique Vieira
- Rui Miranda
- Rolando Vanzeller
- Vitor Ferreira “Vitocas”
Neste momento está em fase de preparação uma curta metragem, tendo como realizador – Rogério Queiroz (filho do selecionador de futebol – Carlos Queiroz),
que irá retratar a época de ouro do basquetebol figueirense, nas mais diversas vertentes, tendo como principais protagonistas os vários atletas, na sua maioria oriundos de Moçambique e que se sagraram Campeões Nacionais e Vencedores da Taça de Portugal na época de 1976/77 pelo Ginásio Clube Figueirense.
Época 1976/77 – Seniores do GCF
• Campeão Regional • Campeão Distrital • Campeão Nacional • Vencedor da Taça de Portugal
Em cima: António Tafula (Seccionista), António Azevedo (Treinador), Eustácio Dias, José Figueiredo “Zé Perigosa”, Carlos Rodrigues “Bélico”, António Sotero, Samuel Carvalho (Capitão), Costa Gomes (Massagista) e Horácio Barral (Dirigente).
Em baixo: António Albano, António Almeida, João Neto, António Pina e Luís Dionísio.
Já passava das 17H00 quando a comitiva levantou arraiais… umas ultimas fotos, para mais tarde recordar!
Foi um excelente convívio, com muita “bula-bula” à mistura repleto de momentos hilariantes e de franca camaradagem. O tempo passa, mas as amizades perduram através do tempo… Apareçam sempre!
- Fiquem atentos pois está em fase de conclusão um filme sobre a história desta época gloriosa do basquetebol figueirense, tendo como principais protagonistas um grupo de “retornados”…
Até lá vamo-nos vendo aqui pelo nosso “Ponto de Encontro!” – www.bigslam.pt
21 Comentários
crespo de carvalho
Todos estes Amigos que das Terras de Moçambique aportaram neste pequeno espaço Português mais conhecido pela Metrópole e vieram dar cor e vida à modalidade da Bola Ao Cesto. Todos conheço como bons praticantes e Amantes desta modalidade desportiva. Um grande abraço e que por muitos anos possam a continuar a encestar para o bandulho
Camilo Costa
Um Abraço a Todos os Figueirenses..
Boas Férias 2023.
josé carlos alves da silva
Fico feliz saber que o vosso encontro correu muito bem. Abraços para todos
DELFIM loureiro
Bela iniciativa e convívio.
Matar SAUDADES de uma época excelente onde foram os maiores.grande abraço a todos os CRAQUES.
jose alexandre russell
Belo encontro. Cumprimentos e abraços a todos, e em especial para o Rui Miranda o miúdo na altura na J.Serrão ( ao lado da prcta. Dadores de sangue) que nos via jogar à bola no passeio, e que eu já não o vejo há mais de cinquenta anos.
nino ughetto
Obrigado por todas essas fotos e alegria …Um abraço
Edite Lemos
Maravilha…saúde e felicidades para todos!
Abraços do Lemos e Edite.
João Garzón Albuquerque
Lembro-me deste “desvio” q o campeonato fez pelas terras da Figueira. O SCP / SCLM do meu pai sempre gostou mto destes amigos da “terra” e renitentemente lá concedeu a efeméride 😜
Abraços aos campeões, foram eles q colocaram a Figueira no meu mapa.
Alice Mano-Carbonnier
Excelente reportagem. E que bom que é rever estes “jovens” com quem convivi praticamente no dia a dia durante anos.
Eles foram, sem dúvida, os precursores do basquetebol de grande qualidade no Ginásio, catapultado para o palco dos grandes clubes, e continuam a ser uma grande referência na Figueira.
Abraço grande para todos.
Mario Grilo
Magnífica reportagem, mostrando os cracks da minha juventude em LM, Ferroviário , Sporting, Malhangalene, Real Sociedade e mais tarde grandes campeões em Portugal, surpreendendo tudo e todos.
Além disso, elevaram o bom nome e a formidável qualidade do Basquetebol em Moçambique, o melhor e mais competitivo Campeonato da Modalidade do Portugal daqueles tempos. Muito obrigado Samuel.Desconhecia que o Rui e Rolando estavam em Moz. Bom recordar, alimenta-nos diariamente. Grande abraço. E cá fico à espera do Oscarizado Filme !
Ricardo
Desculpem tanto erro ortográfico. Madalas vêm melhor o cesto que as letras…
Ricardo
Tudo craques e amigos da mesma modalidade.
Sinto saudades de todos…desde os do sporting, desportibo, malhanda ou académica…com o real e ferroviário. Massada de marisco e cozido é um bom treino para o Rehiões!
Carlos Mandrake
Abraço a todos esses craques. Ao Rui, Rolando e Eurico, estive com eles há pouco. O resto, bem…todos com óptimo aspecto e bem dispostos, próprio de craques de bem com a vida. Grande abraço a todos 💪👍
Mário Bertô
È com enorme alegria, que vejo esta magnifica reportagem. Primeiro por encontrar esses jovens rapazes que nos anos 75/76, como dirigente do Ginásio Figueirense, recebi e acompanhei na velha sede do Clube. Segundo alegria por ver alguns possuidore de alguma barriguinha e sem cabelo, mas felismente vivendo e como sempre confratenizando e comendo bem. Para todos eles, alguns um pouco alterados fisicamente, tal como eu, que possivelmente não nos reconheciriamos após tantos anos. Para todos vós e á distancia de muitos anos, os meus agradecimentos pelas alegrias que deram a todos os associados do clube, tal como a todos os Figueirenses, pela qualidade do Basquete, que vocês tambem apresentaram. Que venham muitos mais encontros anuais, com as boas recordações.
Ângelo teixeira
Uma pergunta o George sing não jogou no ginásio Figueirense? Ou estarei a fazer confusão. Um abraço para esses talentos todos. O basquete e o mini basquete eram a nossa “droga”.
BigSlam
Caro Ângelo Teixeira, o George Sing nunca jogou pelo GCF. Era atleta do FCPorto e portanto nosso adversário, independente deste facto é um amigo de longa data.
José Parente
Bem hajam amigos, grandes recordações com todos vocês, um abraço….
José R. Reis Costa
É bom rever velhos ídolos e acima de tudo, por estarem ainda entre nós e com saúde….
LUIS BATALAU
ABRAÇÃO A TODOS. É BOM REVELOS
Manuel Martins Terra
Um naipe de grandes basquetebolistas, que vindos do território onde se praticava o melhor basquetebol do espaço português, colocou a cidade da Figueira da Foz,no mapa desportivo,quebrando a supremacia dos chamados grandes, da nossa praça. Um facto inédito, só possivel graças ao talento, daqueles que vimos agora, já “madalas” sentadinhos a “lançar ” ao prato. E já lá vão 47 anos; como o tempo passa. Parabéns, grandes campeões.
Tó Barata
Espetáculo ver tantos bons artistas dentro do campo e fora dele . Muita saúde para todos. Abraço