“UMA DATA NA HISTÓRIA” uma nova rubrica em homenagem ao bloguista do BigSlam – João de Sousa
João de Sousa (1947 – 2020)
- Era cronista autor de “XIPALAPALA” da secção BLOGS do BigSlam, tendo aqui iniciado a sua atividade no dia 29.07.2012.
Nasceu a 16 de Junho de 1947 em Lourenço Marques (Maputo) e faleceu a 26.10.2020.
Era um dos grandes jornalistas radiofónicos de sempre de Moçambique. João de Sousa era considerado o “The Voice” da Rádio Moçambicana. Figura ímpar no meio jornalístico desportivo radiofónico e de quem muitos de nós guarda gratas recordações…
Veja aqui o seu currículo da sua longa e brilhante carreira!
- Iniciou a sua actividade radiofónica nas Produções GOLO, uma Agência de Publicidade que produzia vários programas que eram transmitidos através do então Rádio Clube de Moçambique, em 1964.
- Começa a fazer relatos desportivos de várias modalidades (basquetebol, futebol e hóquei em patins) em 1966. Para além da cobertura dos acontecimentos nacionais, com destaque para os Campeonatos da Cidade e os Provinciais, fez transmissões directas de jogos que se realizaram no exterior de Moçambique, nomeadamente em Angola e em Portugal.
- Em 1968, a par com os relatos desportivos, é incluído em outras equipas de produção de programas das Produções GOLO, tendo realizado até 1975 o “Bondiazinho” (de parceria com o Eugénio Corte Real) ou o “Guiando e Ouvindo Música”. Esporadicamente fazia a locução de outros programas tais como o “Domingo Alegre” ou o “Extensão 10”.
- Produziu rubricas diárias sobre a atualidade desportiva moçambicana que eram transmitidos diariamente no programa CIDADE 68, no então Canal D do RCM.
- Em 1974 ingressa no Rádio Clube de Moçambique como locutor. Após a nacionalização, ocorrida em 1975, passa para os Serviços Redactoriais, (hoje Direcção de Informação) como repórter e noticiarista. Nessa qualidade realiza um conjunto de transmissões “em directo” relacionadas com vários acontecimentos nacionais. É nesse período que é integrado no grupo de profissionais designados para acompanhar o Presidente Samora Machel nas suas viagens de Estado.
- Em 1977 chefia a Redacção Desportiva da Rádio Moçambique. Faz a cobertura dos principais eventos nacionais, regionais e internacionais, sendo de destacar as transmissões directas feitas da participação moçambicana na Liga dos Campeões Africanos ou na Taça das Taças (em futebol), nos Campeonatos Africanos de Basquetebol em masculinos e femininos, nos Jogos Africanos de Argel, no Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins da Argentina de 1978 ou dos Jogos Olímpicos de Moscovo de 1980.
- Na sua trajectória profissional dirige o Canal Nacional da RM, e posteriormente o Departamento de Programas. Anos depois foi nomeado Administrador da Rádio Moçambique, sendo responsável durante 6 anos pelos pelouros Comercial e de Produção.
- Em 2003 é nomeado Assessor do Conselho de Administração para as Relações Internacionais e posteriormente para a Área de Comunicação e Imagem da Empresa.
- Integra o grupo dos primeiros jornalistas que cria o Canal Desportivo da Rádio Moçambique, (RM DESPORTO) que durante 19 horas de emissão se dedica exclusivamente a noticias e reportagens sobre desporto nacional e internacional.
- Em Fevereiro de 2006 é nomeado Correspondente da Rádio Moçambique na África do Sul, tendo terminado o seu mandato no dia 31 de Janeiro de 2012.
- A par com a actividade radiofónica colaborou com a Televisão de Moçambique como “pivot” e comentarista dos jogos dos Campeonatos do Mundo de Futebol e como apresentador (de parceria com Leite de Vasconcelos) do programa “Volta a Moçambique”.
- Embora reformado, continua a colaborar com a Rádio Moçambique na produção de 3 programas semanais de 60 minutos cada, nomeadamente “O Fio da Memória”, “História das Músicas” e “Coisas da Bola”.
- Em Julho de 2012 inicia a sua atividade de bloguista do BigSlam, como cronista e autor de “XIPALAPALA”, sendo os seus artigos muito apreciados em particular “UMA DATA NA HISTÓRIA” que o BigSlam quer perpetuar dando este nome a uma nova rubrica do site que terá o seu início no dia 31.12.2020.
NOTA: Caso ainda não o tenhas feito, aqui vai a forma mais simples de passares a receber as novidades do BigSlam no teu e-mail: “Subscrever a Newsletter”, assim serás avisado na hora das novidades do site – Clica AQUI!
Aparece sempre neste nosso “Ponto de Encontro”!
5 Comentários
Manuel Martins Terra
João de Sousa é uma voz imortal, que desde muito jovem ganhou notaridade na rádio através dos programas desportivos e de entretenimento, fazendo de todos os acontecimentos, uma agradável poesia que todos nós gostavamos de escutar.Foi um grande senhor, que levou o nome de Moçambique aos quatro cantos do Mundo. No plano social, era um verdadeiro cultivador de amizades,amigo do seu amigo, como ninguém. O Bigslam, esta de parabéns ao mostrar o seu reconhecimento e gratidão ao saudoso João de Sousa, por se estar a preparar o reeditar do post “Uma Data na História”,que deixou história neste nosso Ponto de Encontro.
Pedro Fumo
Falar de João de Sousa é mesmo como falar das grandes figuras que o país jamais produzira, o homem que serviu a sua pátria com a sua intergridade não é brincadeira, não sei dizer como exactidão qual fora o papel do nosso governo em termos de reconhecimento, desenpenhado pela esta granda figura ai deitada. Lutaste as suas Guerras não como as que estamos habituados mas sim guerras de communicação,dereitos de jornalista(jornalismo), como fazer chegar a rádio difusão la nas aldeias, desenvolveste o mundo desportivo pelas suas palavras. Por isso peço quem da competência afim de considerar erguer um monomento em homenagem da que fora um dos grande filhos em todas frente; political, desportiva,cultural ease homem estava lá nas alturas. Que a sua alma encontre sossego.
CARLOS CARDOSO
FALAR DE JOÃO DE SOUSA, É FALAR AQUILO QUE ELE SEMPRE QUIS QUE FOSSE A IMPRENSA MOÇAMBIQUE E, MESMO COM ALGUMAS BARREIRAS DOS INVEJOSOS, O CAMINHO QUE ELE ESCOLHEU, JAMAIS FOI PARADO E, SÓ À DOENÇA NOS TIROU O NOSSO “GRANDE JOÃO DE SOUSA”. ESTOU CERTO QUE DESCANSA EM PAZ NA CASA DO TODO PODEROSO “DEUS”. AMÉM.
Teresa Rafael
Sem dúvida, um grande comunicador.
José Rodrigues
Samuel,
Aplaudo esta brilhante decisão e iniciativa em homenagem a um grande “tubarão ” da comunicação social.
Aquele abraço
José Miguel Rodrigues