ALMOÇO dos Antigos Hoquistas de Moçambique
Um almoço de Reis, Príncipes e um Escudeiro. Todos Magos do stique e da bola.
Foi no dia seis de Janeiro, que segundo a tradição Cristã os três Reis Magos motivados e guiados pelo Espírito Santo foram ao encontro do Menino para o presentearem com “ouro, incenso e mirra”.
No dia sequente, sétimo dia do mesmo mês, deste “ano da graça de 2017 abençoado pelo Senhor”, outros “Reis, Príncipes e até um Escudeiro” todos Magos do stique e da bola no REINO dos antigos hoquistas moçambicanos; foram motivados pelo Regente – mor, Carlos Mota para que neste dia se realizasse um encontro presenteado com pratos, talheres e copos. Onde pudessem recordar as estratégias utilizadas nas “contendas dentro das quatro linhas”, que lhes permitiram conquistar victórias e atenuar derrotas.
Realizou-se este encontro no conhecido “Palácio” do Sabor Mineiro da mui nobre cidade de Lisboa. Tendo o salão de eventos reais de ser devidamente galardoado e preparado para receber as altas figuras deste tão digno desporto moçambicano.
Compareceram os Reis Campeões
do Mundo: Francisco Velasco (SNECI, Lusalite da Beira, Ferroviário LMarques e Sporting de LMarques)
e da Europa: Manuel Carrelo (Ferroviário de LMarques).
Os Nobres presentes a tão solene acto são os que constam da carta Régia.
Na impossibilidade de acrescentar à carta régia os inscritos de última hora, e de apresentar individualmente todos os nobres para não cair no erro de esquecer algum; vou se possível, embora sem referir as suas graças, retratá-los em fotos de conjunto. Peço-lhes por isto, que me perdoem e não me condenem à guilhotina!
Creio que todos concordam que, pela sua longa carreira de jogador, treinador e pelos difíceis “duelos travados”, seria uma injustiça não referir individualmente o Zé Pedro Flores Cardoso. – Um Príncipe Real no Desportivo de LMarques.
O Escudeiro, título mais baixo da nobreza.
Foi um dos guarda-redes substituto do Príncipe Braga Borges no Sporting Clube de LMarques. Nunca passou de um júnior “falhado”! O seu curriculum tem victórias e derrotas. Segundo ele “estas últimas todas por culpa dos árbitros”!! Sendo a maior contra o SNECI, no campo deste, por 14 a 3. – Culpa do árbitro!!
Por tudo isto coube-lhe o título mais baixo da nobreza, o de Escudeiro. E condenado à “penosa tarefa” de Escrivão-mor deste encontro.
Depois das reais saudações e das perguntas com apelo à memória:
“Quem és tu?… Já me lembro!…. Qual era o teu reino?….Estás mais gordo!….. Lembras-te daquela contenda dentro das 4 linhas?”…. E a “cabazada” que apanhaste contra o……Ah, mas a culpa foi do árbitro!…..- Tudo isto, além de outras mais recordações! – Com um ligeiro atraso, e depois de todos devidamente sentados nos seus tronos reais, iniciou-se o motivo do encontro.
Aí, sim !! – Os pratos, talheres e copos não tiveram descanso!
Porque uma foto diz mais do que mil palavras! Aqui vos deixo com as que consegui tirar.
Tenho de referir as presenças das Princesas: – Marina Esteves e das esposas dos Príncipes António Ughetto, Victor Rosa e António Guedes.
Esperamos todos que nos próximos encontros mais princesas nos queiram brindar com as suas reais presenças.
Cerca das 15H00 deu-se por terminado o encontro. Abdicando a partir daí os “reis, príncipes, princesas e escudeiro” dos direitos de usarem este tão nobre título.
A todos um 2017 com muita saúde.
Para nós com o BigSlam o mundo já é pequeno!
João Santos Costa – 07.01.2017
Foto montagens de Mário Silva
2 Comentários
Osvaldo Reis de Almeida
A mulher dele ainda é a Odete Cardoso?
A. Braga Borges
Estás a ser muito modesto, brilhante Escudeiro. Parabéns pela Carta Régia.
Voninha, um beijinho.